Alteração de quadro na entrada de casa

Responder
dgrova
Curioso
Curioso
Registado: 03 set 2009, 22:37

Alteração de quadro na entrada de casa

Mensagem por dgrova »

Boas, caros colegas, tenho uma duvida em relação a um quadro electrico situado na entrada da porta duma moradia, que vai entrar em remodelações e os donos não querem o mesmo no hall de entrada.
O quadro tem acupolado o limitador de energia, o contador e portinhola estão na rua, a minha duvida é se posso por o quadro no escritorio que fica ao lado do hall, mas na segunda porta, antigamente só se podia por o quadro na primeira porta. Posso por só o limitador no hall e o quadro no escritorio? Se me poderem ajudar agradecia.
Obrigado.
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Re: Alteração de quadro na entrada de casa

Mensagem por mirandes »

Olá,
Claro que pode.... desde que coloque à entrada do acesso principal uma betoneira (botão pressão) que ao ser accionada corte a energia no geral do quadro eléctrico.

Espero ter ajudado!
mirandes
dgrova Escreveu:Boas, caros colegas, tenho uma duvida em relação a um quadro eléctrico situado na entrada da porta duma moradia, que vai entrar em remodelações e os donos não querem o mesmo no hall de entrada.
O quadro tem acupolado o limitador de energia, o contador e portinhola estão na rua, a minha duvida é se posso por o quadro no escritorio que fica ao lado do hall, mas na segunda porta, antigamente só se podia por o quadro na primeira porta. Posso por só o limitador no hall e o quadro no escritorio? Se me poderem ajudar agradecia.
Obrigado.
dgrova
Curioso
Curioso
Registado: 03 set 2009, 22:37

Mensagem por dgrova »

Obrigado Mirandes pela resposta, mas em vêz de por o botão de presão posso por o limitador de potencia, que tambem faz de corte geral.
Obrigado.
mack
Curioso
Curioso
Registado: 03 mai 2009, 19:39

Mensagem por mack »

boas
as betoneiras de emergencia so se utilizão nos locais de acesso ao publico(comerciais)

801.5.11 Conjuntos de aparelhagem (quadros)
Os quadros devem ser instalados em locais adequados e de fácil acesso, por forma a que os
aparelhos neles montados fiquem, em relação ao pavimento, em posição facilmente acessível.
Nota: De acordo com esta regra, os quadros não devem ser instalados em locais cujas condições de influências
externas sejam inadequadas (como, por exemplo, casas de banho, arrumos, alpendres, caves e roupeiros).
Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão Edição de 2000
Nos locais onde forem instalados os quadros deve-se ter particular cuidado em evitar que elementos da
construção ou objectos (decorativos ou outros) possam dificultar o acesso aos dispositivos nele colocados.
Os quadros não devem, ainda, ser colocados por cima ou por baixo de aparelhos de aquecimento, de fogões,
de esquentadores, de lava-loiças, de torneiras de água ou de outros equipamentos que possam prejudicar o
seu normal funcionamento.
Para efeitos de aplicação desta regra, considera-se que os órgãos de manobra dos dispositivos de protecção
instalados nos quadros estão facilmente acessíveis se forem colocados entre 1,0 m e 1,8 m acima do piso.
Responder

Voltar para “Dúvidas”