Secção mínima condutor de terra

Responder
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Secção mínima condutor de terra

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Numa instalação de uma Moradia qual é a secção mínima para o condutor de terra (ligação do terminal principal de terra para o eléctrodo de terra) é de 25 mm2?

É que na entrada da moradia a canalização é de 10 mm2 axo que não faz grande sentido colocar condutor de 25 mm2 mas enfim !!! e até porque a ligação do condutor de protecção desde o quadro eléctrico até ao terminal principal a secção deste condutor é igual à da fase certo? neste caso 10 mm2!! e não tendo a instalação mais nenhuma ligação ao terminal principal dai a minha questão??!!

Agradecia que dessem as vossas opiniões, obrigada!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
johnytalker
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2008, 10:22

Re: Secção mínima condutor de terra

Mensagem por johnytalker »

Se bem me lembro a secção tem mesmo de ser de 25mm2, pelo menos com o 740 era assim, e julgo que se mantém com as regras técnicas.

Quanto à justificação julgo que terá a ver com ser uma medida preventiva quanto à degradação da secção por fenómenos de corrosão, mas não tenho a certeza.

cpts,
jm
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

sim é verdade. Os condutores activos geralmente estãomais bem protegidos do que o condutor de terra.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Been thanked: 80 times

Mensagem por asalopes »

Olá,

Se deduzirmos que o condutor de Terra da tua instalação:

a) É isolado
b) é enterrado
c) é de cobre
d) é de secção circular e
e) não é protegido mecanicamente então

podemos afirmar que a Secção mínima é de 16mm².

É também a opinião das RTIEBT, Parte 5, Secção 54 (Ligações à Terra e condutores de protecção).

Cumprimentos.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

asalopes Escreveu:Olá,

Se deduzirmos que o condutor de Terra da tua instalação:

a) É isolado
b) é enterrado
c) é de cobre
d) é de secção circular e
e) não é protegido mecanicamente então

podemos afirmar que a Secção mínima é de 16mm².

É também a opinião das RTIEBT, Parte 5, Secção 54 (Ligações à Terra e condutores de protecção).

Cumprimentos.
entenda-se que estou a falar de comdutor de terra e não de protecção!!!

quando é que um condutor está protegido contra a corrosão? por exemplo um condutor H07VV-U1G25 mm2 entubado em tubo VD está protegido contra a corrosão?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

johnytalker
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2008, 10:22

Mensagem por johnytalker »

O asalopes está correcto e eu também estava. Vê a tabela 54A das Regras Técnicas secção 542.3.1 .

( metia aqui a tabela mas não sei como é que isso se faz....alguém sabe?)

Se considerares a secção de 25mm2 estás sempre garantido, independentemente da protecção contra a corrosão e mecânica.

Julgo que não vale a pena estar a perder tempo para baixar um furo na secção, mas se assim o entenderes talvez os fornecedores de cabo de cobre te possam ilucidar sobre o que é considerado protecção à corrosão.

Cpts,
JM
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Mensagem por sagan »

Já agora, uma questão: o condutor de terra tem que ser um único fio sólido ou pode ser um cabo com múltiplos fios entrançados ?

Estou a fazer a terra da minha vivenda com um cabo de cobre nu de 25 mm2, mas esse cabo é constituído por 10 fios de cobre de 2,5 m entrançados...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

johnytalker Escreveu:O asalopes está correcto e eu também estava. Vê a tabela 54A das Regras Técnicas secção 542.3.1 .

( metia aqui a tabela mas não sei como é que isso se faz....alguém sabe?)

Se considerares a secção de 25mm2 estás sempre garantido, independentemente da protecção contra a corrosão e mecânica.

Julgo que não vale a pena estar a perder tempo para baixar um furo na secção, mas se assim o entenderes talvez os fornecedores de cabo de cobre te possam ilucidar sobre o que é considerado protecção à corrosão.

Cpts,
JM
já tirei a dúvida em relação a quando é que se considera protegido contra a corrosão, e é o seguinte: considera-se o condutor protegido contra a corrosão quando este tem isolamento ou seja qd ñ é condutor nú, tb se considera protegido contra a corrosão no caso do condutor estar entubado sendo o condutor nú neste caso.

com estas considerações desde que se use condutor com isolamento por ex.: H07VV-R (duplo isolamento) pode-se utilizar a secção de 16 mm2!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

sagan Escreveu:Já agora, uma questão: o condutor de terra tem que ser um único fio sólido ou pode ser um cabo com múltiplos fios entrançados ?

Estou a fazer a terra da minha vivenda com um cabo de cobre nu de 25 mm2, mas esse cabo é constituído por 10 fios de cobre de 2,5 m entrançados...
Sim em secções de 6mm2 e superiores o normal é mesmo o condutor ser constituido por X condutores mais finos
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Responder

Voltar para “Dúvidas”