Secção mínima condutor de terra
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Secção mínima condutor de terra
Boas.
Numa instalação de uma Moradia qual é a secção mínima para o condutor de terra (ligação do terminal principal de terra para o eléctrodo de terra) é de 25 mm2?
É que na entrada da moradia a canalização é de 10 mm2 axo que não faz grande sentido colocar condutor de 25 mm2 mas enfim !!! e até porque a ligação do condutor de protecção desde o quadro eléctrico até ao terminal principal a secção deste condutor é igual à da fase certo? neste caso 10 mm2!! e não tendo a instalação mais nenhuma ligação ao terminal principal dai a minha questão??!!
Agradecia que dessem as vossas opiniões, obrigada!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Numa instalação de uma Moradia qual é a secção mínima para o condutor de terra (ligação do terminal principal de terra para o eléctrodo de terra) é de 25 mm2?
É que na entrada da moradia a canalização é de 10 mm2 axo que não faz grande sentido colocar condutor de 25 mm2 mas enfim !!! e até porque a ligação do condutor de protecção desde o quadro eléctrico até ao terminal principal a secção deste condutor é igual à da fase certo? neste caso 10 mm2!! e não tendo a instalação mais nenhuma ligação ao terminal principal dai a minha questão??!!
Agradecia que dessem as vossas opiniões, obrigada!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Curioso
- Registado: 18 ago 2008, 10:22
Re: Secção mínima condutor de terra
Se bem me lembro a secção tem mesmo de ser de 25mm2, pelo menos com o 740 era assim, e julgo que se mantém com as regras técnicas.
Quanto à justificação julgo que terá a ver com ser uma medida preventiva quanto à degradação da secção por fenómenos de corrosão, mas não tenho a certeza.
cpts,
jm
Quanto à justificação julgo que terá a ver com ser uma medida preventiva quanto à degradação da secção por fenómenos de corrosão, mas não tenho a certeza.
cpts,
jm
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá,
Se deduzirmos que o condutor de Terra da tua instalação:
a) É isolado
b) é enterrado
c) é de cobre
d) é de secção circular e
e) não é protegido mecanicamente então
podemos afirmar que a Secção mínima é de 16mm².
É também a opinião das RTIEBT, Parte 5, Secção 54 (Ligações à Terra e condutores de protecção).
Cumprimentos.
a) É isolado
b) é enterrado
c) é de cobre
É também a opinião das RTIEBT, Parte 5, Secção 54 (Ligações à Terra e condutores de protecção).
Cumprimentos.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
entenda-se que estou a falar de comdutor de terra e não de protecção!!!asalopes Escreveu:Olá,
a) É isolado
b) é enterrado
c) é de cobre
Cumprimentos.
quando é que um condutor está protegido contra a corrosão? por exemplo um condutor H07VV-U1G25 mm2 entubado em tubo VD está protegido contra a corrosão?
-
- Curioso
- Registado: 18 ago 2008, 10:22
O asalopes está correcto e eu também estava. Vê a tabela 54A das Regras Técnicas secção 542.3.1 .
( metia aqui a tabela mas não sei como é que isso se faz....alguém sabe?)
Se considerares a secção de 25mm2 estás sempre garantido, independentemente da protecção contra a corrosão e mecânica.
Julgo que não vale a pena estar a perder tempo para baixar um furo na secção, mas se assim o entenderes talvez os fornecedores de cabo de cobre te possam ilucidar sobre o que é considerado protecção à corrosão.
Cpts,
JM
Se considerares a secção de 25mm2 estás sempre garantido, independentemente da protecção contra a corrosão e mecânica.
Julgo que não vale a pena estar a perder tempo para baixar um furo na secção, mas se assim o entenderes talvez os fornecedores de cabo de cobre te possam ilucidar sobre o que é considerado protecção à corrosão.
Cpts,
JM
Já agora, uma questão: o condutor de terra tem que ser um único fio sólido ou pode ser um cabo com múltiplos fios entrançados ?
Estou a fazer a terra da minha vivenda com um cabo de cobre nu de 25 mm2, mas esse cabo é constituído por 10 fios de cobre de 2,5 m entrançados...
Estou a fazer a terra da minha vivenda com um cabo de cobre nu de 25 mm2, mas esse cabo é constituído por 10 fios de cobre de 2,5 m entrançados...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
já tirei a dúvida em relação a quando é que se considera protegido contra a corrosão, e é o seguinte: considera-se o condutor protegido contra a corrosão quando este tem isolamento ou seja qd ñ é condutor nú, tb se considera protegido contra a corrosão no caso do condutor estar entubado sendo o condutor nú neste caso.johnytalker Escreveu:O asalopes está correcto e eu também estava. Vê a tabela 54A das Regras Técnicas secção 542.3.1 .
Cpts,
JM
com estas considerações desde que se use condutor com isolamento por ex.: H07VV-R (duplo isolamento) pode-se utilizar a secção de 16 mm2!!!
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
Sim em secções de 6mm2 e superiores o normal é mesmo o condutor ser constituido por X condutores mais finossagan Escreveu:Já agora, uma questão: o condutor de terra tem que ser um único fio sólido ou pode ser um cabo com múltiplos fios entrançados ?
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS