alimentação de coluna montante
-
- Curioso
- Registado: 13 mar 2008, 22:10
- Has thanked: 1 time
alimentação de coluna montante
Caros amigos, deparei-me com uma situação que não sei se é regulamentar por isso gostava de ouvir a fossa opinião...
Um bloco de apartamentos em que existe duas colunas montantes cada uma faz 16 apartamentos, havendo apenas um quadro geral,a alimentação sai em fio 35mm(nem foi em cabo) do quadro geral e e vai para a segunda coluna montante na esteira em tubo corrogado de 40mm atravessando todo o estacionamento que têm mais ou menos 50 mt é legal?
Obrigado
Um bloco de apartamentos em que existe duas colunas montantes cada uma faz 16 apartamentos, havendo apenas um quadro geral,a alimentação sai em fio 35mm(nem foi em cabo) do quadro geral e e vai para a segunda coluna montante na esteira em tubo corrogado de 40mm atravessando todo o estacionamento que têm mais ou menos 50 mt é legal?
Obrigado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: alimentação de coluna montante
Como existem duas colunas montantes deviam existir dois quadros de colunas!!! Quanto à coluna pode ser realizada em condutores H07V-R, mas também pode ser em cabo.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
e porque razão um quadro colunas so deverá ter uma coluna montante?! por alguma razão exitem as caixas de protecção de saidas podendo estas contemplar ou não mais do que uma saida!!!joaoosvaldo Escreveu:Como existem duas colunas montantes deviam existir dois quadros de colunas!!! Quanto à coluna pode ser realizada em condutores H07V-R, mas também pode ser em cabo.
quanto a questão da legalidade desconheço qualquer lei que proiba a alimentação da coluna a mais de 50 metros, desde que cumpra as quedas de tensão. mas para mais informações a certiel pode ser util.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Realmente se é permitido ou não, penso que tb ñ existe nada que proiba!!! Mas na minha opinião se tem um edifício com 2 blocos de apartamentos independentes (entradas principais separadas), e com o piso da garagem comum por exemplo, claro que têm de existir dois quadros de colunas, foi a este caso que me referi, peço desculpa por não me ter explicado bem!!!eng_jersilva Escreveu:e porque razão um quadro colunas so deverá ter uma coluna montante?! por alguma razão exitem as caixas de protecção de saidas podendo estas contemplar ou não mais do que uma saida!!!joaoosvaldo Escreveu:Como existem duas colunas montantes deviam existir dois quadros de colunas!!! Quanto à coluna pode ser realizada em condutores H07V-R, mas também pode ser em cabo.
quanto a questão da legalidade desconheço qualquer lei que proiba a alimentação da coluna a mais de 50 metros, desde que cumpra as quedas de tensão. mas para mais informações a certiel pode ser util.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Outro inconveniente é a canalização passar na esteira do estacionamento que é um local com risco de incêndio BE2, logo a canalização tem de ser não propagadora da chama e ainda tem de ser isenta de halogéneos visto que é um local acessível às pessoas.beto440 Escreveu:Caros amigos, deparei-me com uma situação que não sei se é regulamentar por isso gostava de ouvir a fossa opinião...
Obrigado
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
joaoosvaldo Escreveu:Realmente se é permitido ou não, penso que tb ñ existe nada que proiba!!! Mas na minha opinião se tem um edifício com 2 blocos de apartamentos independentes (entradas principais separadas), e com o piso da garagem comum por exemplo, claro que têm de existir dois quadros de colunas, foi a este caso que me referi, peço desculpa por não me ter explicado bem!!!eng_jersilva Escreveu:e porque razão um quadro colunas so deverá ter uma coluna montante?! por alguma razão exitem as caixas de protecção de saidas podendo estas contemplar ou não mais do que uma saida!!!joaoosvaldo Escreveu:Como existem duas colunas montantes deviam existir dois quadros de colunas!!! Quanto à coluna pode ser realizada em condutores H07V-R, mas também pode ser em cabo.
aaaaaaaaa ai completamente de acordo com o colega osvaldo, mas o caso apresentado pelo amigo beto440 não diz que é uma caso desses alias diz mto pouco, concordo tambem quanto a utilização da esteira.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Peço ao colega "beto440" que tente descrever melhor o edifício para percebermos o caso!!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Ter ainda em conta que os cabos XV e VV são não propagadores da chama mas não são isentos de halogéneos logo não podem ser instalados no parque de estacionamento a não ser que sejam embebidos em materiais incombustíveis.joaoosvaldo Escreveu:Outro inconveniente é a canalização passar na esteira do estacionamento que é um local com risco de incêndio BE2, logo a canalização tem de ser não propagadora da chama e ainda tem de ser isenta de halogéneos visto que é um local acessível às pessoas.beto440 Escreveu:Caros amigos, deparei-me com uma situação que não sei se é regulamentar por isso gostava de ouvir a fossa opinião...
Obrigado
-
- Curioso
- Registado: 13 mar 2008, 22:10
- Has thanked: 1 time
A desde já quero agradecer pela vossa ajuda, a minha dúvida era se poderia ser usado os condutores H07V-R em cima da esteira embora esteja dentro de tubo. Quanto as colunas ambas estão em caixas de protecção e protegidas por fusíveis NH.
Muito obrigado
Muito obrigado
Bom dia;
Tenho uma pequena duvida;
Antes do quadro de coluna montante assim dizendo do corte geral do predio é sempre necessario ter uma P100 para protecçao ????
Antes de mais agradeço
Obrigad
Tenho uma pequena duvida;
Antes do quadro de coluna montante assim dizendo do corte geral do predio é sempre necessario ter uma P100 para protecçao ????
Antes de mais agradeço
Obrigad
Obrigado,
Pois o caso é: um predio normal de 4 andares oito apartamentos
fiz remodelação e tenho o quadro de colunas todo montado mas nao tinha a certeza se era obrigatorio o uso da p100 antes do corte geral.
de momento tenho o corte geral 100A, e caixa saida para coluna e quadro comuns
Pois o caso é: um predio normal de 4 andares oito apartamentos
fiz remodelação e tenho o quadro de colunas todo montado mas nao tinha a certeza se era obrigatorio o uso da p100 antes do corte geral.
de momento tenho o corte geral 100A, e caixa saida para coluna e quadro comuns
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2010, 17:10
Vamos lá ver
Essa instalação não é superior a 50KVA??
Assim temos, partindo do princípio que se trata deT3, 10,35KVAX16x0.48=79,488KVA
Portanto projecto a ser aprovado pela Certiel
A cumprir integralmente o disposto no projecto
Sem mais duvidas
Nestas contas ainda faltam as partes comuns, como se trata de quatro andares à que contar com os elevadores.
L.L.
Essa instalação não é superior a 50KVA??
Assim temos, partindo do princípio que se trata deT3, 10,35KVAX16x0.48=79,488KVA
Portanto projecto a ser aprovado pela Certiel
A cumprir integralmente o disposto no projecto
Sem mais duvidas
Nestas contas ainda faltam as partes comuns, como se trata de quatro andares à que contar com os elevadores.
L.L.
Digamos esta instalação nao passa os 50KVA nao é necessario projecto nem aprovação da Certiel;
E cada apartamento tem 6,9 KVA
eos comuns sao de 3,45KVA;
A minha princiupal duvida era o pk de ser preciso uma portinhola antes do corte geral!
Obrigad
E cada apartamento tem 6,9 KVA
eos comuns sao de 3,45KVA;
A minha princiupal duvida era o pk de ser preciso uma portinhola antes do corte geral!
Obrigad
Condutor de 35mm2 em tubo de 40mm? Para essa secção o minimo é tubo de 63mm!!!
Ter ainda em atenção á queda de tensão. Com uma coluna de 50m, sendo os apartamentos de 6,9kVA a q.d.t. na coluna já fica mto proxima do limite, logo o comprimento da entrada do apartamento não pode ser grande, caso contrario ultrapassa os 1,5%.
Tambem é preciso ter em atenção aos ductos. Com 16 instalações já é obrigatório o uso de ductos, nos percursos verticais das colunas!
E em relação à portinhola, á partida a EDP da zona é que indica se é preciso portinhola ou não. Mas nesse caso, com um edificio com essa potencia, quase de certeza que vai ser preciso.
Cumps
Ter ainda em atenção á queda de tensão. Com uma coluna de 50m, sendo os apartamentos de 6,9kVA a q.d.t. na coluna já fica mto proxima do limite, logo o comprimento da entrada do apartamento não pode ser grande, caso contrario ultrapassa os 1,5%.
Tambem é preciso ter em atenção aos ductos. Com 16 instalações já é obrigatório o uso de ductos, nos percursos verticais das colunas!
E em relação à portinhola, á partida a EDP da zona é que indica se é preciso portinhola ou não. Mas nesse caso, com um edificio com essa potencia, quase de certeza que vai ser preciso.
Cumps