Quadros eléctricos e canalizações num posto de combustivel

Responder
Jorge Martins
Curioso
Curioso
Registado: 12 mai 2008, 11:55

Quadros eléctricos e canalizações num posto de combustivel

Mensagem por Jorge Martins »

Viva!

Alguém me consegue explicar em termos de normas, qual deve ser o Ik e o IP para os quadros eléctricos e restantes equipamentos num posto de combustível.
Cumps
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Quadros eléctricos e canalizações num posto de combustivel

Mensagem por mitos »

Jorge Martins Escreveu:Viva!

Alguém me consegue explicar em termos de normas, qual deve ser o Ik e o IP para os quadros eléctricos e restantes equipamentos num posto de combustível.
Cumps
atenção ás normas ATEX para zonas de risco de explosão
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
pedro_barros
Curioso
Curioso
Registado: 17 fev 2009, 15:22

Mensagem por pedro_barros »

Jorge Martins Escreveu:Viva!

Cumps

Caro colega,

Para que te possamos ajudar, deverias dar mais informações sobre o ambiente em que pretendes instalar esse quadro, pois o IP e IK variam consoante essas situações (interior ou exterior e possibilidade de trabalhos ou acessos perto deste quadro e até mesmo a função deste quadro). E caso pretendas instalar o quadro em zona classificada como zona explosiva, esse quadro tem que ter certificado ATEX, consoante o tipo de zona explosiva atribuida (como foi dito, e bem, pelo colega "mitos").

Cumprimentos, Pedro.
Cumprimentos, Pedro Barros.
Jorge Martins
Curioso
Curioso
Registado: 12 mai 2008, 11:55

Mensagem por Jorge Martins »

Estimado Pedro,

Obrigado pela atenção. O quadro em causa localiza-se no exterior, bastante perto da bomba conforme se observa na foto em anexo. O quadro terá de ser substituido devido ao facto de se encontrar deteriorado.
O quadro alimenta a bomba, bem como uns vestiários e algumas tomadas exteriores.

Cumps.
Anexos
IMG_1214.JPG
(968.25 KiB) Transferido 88 vezes
pedro_barros
Curioso
Curioso

Caro colega,

Pelo que vejo na foto que envias-te, realmente o sistema instalado está uma desgraça...lol. O equipamento está "horrível", mas o pior é que, parece-me que todo o sistema eléctrico (Q.E., tomada e bomba) estão junto ao sistema abastecedor de combustível, e segundo o ponto 801.3.4.2 das RTIEBT, existe classificações para as zonas envolventes dos postos combustíveis. Assim, se os equipamentos estiverem "dentro" da zona explosiva e não tiverem classificação ATEX, então está muito perigoso. E refiro-me a "todos" os equipamentos (Q.E., tomada, bomba, etc...). Assim, aconcelho-te a ver o ponto das regras técnicas acima referenciado, em seguida a fazer um levantamento dos equipamentos que se encontram "dentro" de zona explosiva (zona 1 ou zona 2). Depois disto, consultas empresas como AVV ou DELTA SENSOR que são peritos em equipamento para zonas classificadas ATEX.

Também chamo atenção para a instalação dos cabos eléctricos. No meu caso colocaria tubagem para proteger mecanicamente o cabo e até,se este cabo estiver danificado, substitui-lo. Atenção também aos bucisndos cabos que também terão que ter certificação ATEX para que o equipamento garanta a certificação ATEX no seu todo.

Envio-te um documento que poderá ser útil.

Qualquer dúvida, estou ao dispor.

Anexos
Apresentacao%20-%20Arega%20Lopes.pdf
(694.43 KiB) Transferido 211 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Bucins
pedro_barros
Curioso
Curioso

Duzia12 Escreveu:Bucins

Caros colegas,

As minhas desculpas pelo meu "vício" de teclar rápido.
Responder

Voltar para “Dúvidas”