Termoacumulador 3.000 W - Desligar ou não desligar?

papacurvas
Curioso
Curioso
Registado: 25 abr 2020, 16:21
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Termoacumulador 3.000 W - Desligar ou não desligar?

Mensagem por papacurvas »

justme Escreveu: 02 mai 2020, 12:56 Outra coisa que tambem poupa é baixar-lhes o set-point ou aumentar-lhes o diferencial do termostato (quando possivel) e obviamente o melhorar o isolamento, quer da máquina/instalação quer dos espaços envolventes.
Verdade, o meu é de rodinha só com ponteiro de temperatura, com a utilização fui marcando "pontos" neste momento tenho 3, um para verão outro para inverno e outro para meia estação.

Vejo sempre muitas queixas sobre termoacumuladores, quanto aos seus custos, mas a maior parte é por má utilização/dimensionamento
- Pontos de saída com caudal altíssimo;
- Localização a "KM´s" dos pontos de saída;
- Isolamento de tubagens insuficientes;
- …...
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02

Mensagem por asalopes »

Olá,

O colega “justme” tocou numa das questões mais importantes da gestão de energia térmica, a temperatura.

Por razões económicas, nas águas quentes sanitárias (AQS) devemos utilizar sempre a temperatura mais baixa que sirva o processo, quero no entanto recordar que, na produção e no armazenamento, devemos olhar com respeito para o número mágico dos 60°C pois, abaixo vou favorecer o desenvolvimento da “Legionella” e acima dos 60 graus vou aumentar as probabilidades de incrustações (calcário) nos depósitos e tubagens.

Cumprimentos.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17

Mensagem por justme »

Olá,

correto, é uma solução de compromisso.

Penso que há mesmo termo-acumuladores que tentam contornar essa situação permitindo que geralmente a temperatura esteja abaixo dos 60ºC por razões de economia.

Mas rotineiramente essa temperatura é elevada a esse valor, por um determinado periodo de tempo com o intuito de prevenir o desenvolvimento de colónias de legionela.

Este procedimento é rotineiro e automático, isto é, é uma função implementada no próprio aparelho e que pode ser ativada.

A garantia efetividade desta estrategia de desinfeçao não sei se se pode garantir ao longo de toda a instalação...

Um abraço
helioneves
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Desempregado
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por helioneves »

[ Desculpem se vou dizer algo que já foi dito... ]
Já vou no terceiro termoacumulador em casa ( os dois primeiros romperam-se ). Todos eles têm o mesmo problema: mesmo não abrindo qualquer torneira de água quente, o "bicho" liga de tempos a tempos... penso que a explicação reside no facto do "chamado grupo de segurança" permitir uma "fuga" de pressão no sentido oposto ( para montante ) por motivos de segurança, senão a dilatação da água ao aquecer e o consequente aumento de pressão dentro da cuba obrigava a água a sair pela saída de segurança e essa saida destina-se a ser usada em caso de emergencia, nem em regime "normal"... mas enfim, não posso explicar mais agora, era preciso meter fotos, etc... Quero eu com isto dizer que, quando abrem uma torneira mesmo que seja de água fria, a pressão na canalização cai, e nesse momento, a água quente escapa-se para fora do cilindro, fazendo com que a pressão no interior da cuba caia também; quando a pressão da água volta a subir na canalização, a água ( fria ) volta a entrar para a cuba do cilindro... já perceberam a lógica? A única maneira de evitar de isto acontecer é garantir que nenhuma água "regresse" à canalização a montante com uma verdadeira válvula anti-retorno ( sem qualquer fuga )... Depois do que eu escrevi antes, convém colocar um pequeno balão de compensação entre essa válvula e o cilindro para compensar as dilatações da água ao aquecer ( aliás, os fabricantes até já o recomendam para os modelos de cilindros mais pequenos para evitar o chamado "golpe de ariete" ), senão a água ao aquecer vai forçar a cuba e a canalização ( senão se mantiver um sistema de escape de sobrepressão )... só assim se pode evitar que o cilindro esteja mais tempo ligado que o estritamente necessário...
Outra coisa que também é importante não esquecer é a temperatura minima da água por causa de evitar o aparecimneto de Legionella no sistema de água quente; os fabricantes têm o cuidado de referir isto nos manuais que acompanham os aparelhos, e costuma ser de 55 graus celsius, justamente para prevenir isso... mais uma vez, se aplica a velha máxima, "o barato às vezes sai caro" :roll:
helioneves
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª

Só depois de escrever é que reparei que fui tarde na parte da legionella, mas ainda a tempo na parte da canalização...
Não é para fazer publicidade ( até porque a mim não me pagam nada por isso... ), mas deixo-vos o manual do cilindro que tenho, para perceberem do que falava:
https://www.cdn.sanitop.pt/documentos/t ... 32-man.pdf
helioneves
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª

[ uma nota de rodapé ]
Pelo que tenho visto neste fórum, há quem leve ( muito ) a sério aquela frase na assinatura de um membro que diz para participar activamente para que o fórum não "morra"... quero eu com isto dizer, que vou tentar apenas contribuir com factos e informação para que quem procura soluções e/ou aconselhamento tenha assim matéria para tomar as suas próprias decisões, e não seguir apenas os conselhos de outra pessoa, que, como é óbvio, depende do seu ponto de vista... tenho visto principios de "bate-papos" que naturalmente decorrem do choque de opiniões e correntes de pensamento, e não apenas de informação factual que é empirica...
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”