[ Desculpem se vou dizer algo que já foi dito... ]
Já vou no terceiro termoacumulador em casa ( os dois primeiros romperam-se ). Todos eles têm o mesmo problema: mesmo não abrindo qualquer torneira de água quente, o "bicho" liga de tempos a tempos... penso que a explicação reside no facto do "chamado grupo de segurança" permitir uma "fuga" de pressão no sentido oposto ( para montante ) por motivos de segurança, senão a dilatação da água ao aquecer e o consequente aumento de pressão dentro da cuba obrigava a água a sair pela saída de segurança e essa saida destina-se a ser usada em caso de emergencia, nem em regime "normal"... mas enfim, não posso explicar mais agora, era preciso meter fotos, etc... Quero eu com isto dizer que, quando abrem uma torneira mesmo que seja de água fria, a pressão na canalização cai, e nesse momento, a água quente escapa-se para fora do cilindro, fazendo com que a pressão no interior da cuba caia também; quando a pressão da água volta a subir na canalização, a água ( fria ) volta a entrar para a cuba do cilindro... já perceberam a lógica? A única maneira de evitar de isto acontecer é garantir que nenhuma água "regresse" à canalização a montante com uma verdadeira válvula anti-retorno ( sem qualquer fuga )... Depois do que eu escrevi antes, convém colocar um pequeno balão de compensação entre essa válvula e o cilindro para compensar as dilatações da água ao aquecer ( aliás, os fabricantes até já o recomendam para os modelos de cilindros mais pequenos para evitar o chamado "golpe de ariete" ), senão a água ao aquecer vai forçar a cuba e a canalização ( senão se mantiver um sistema de escape de sobrepressão )... só assim se pode evitar que o cilindro esteja mais tempo ligado que o estritamente necessário...
Outra coisa que também é importante não esquecer é a temperatura minima da água por causa de evitar o aparecimneto de Legionella no sistema de água quente; os fabricantes têm o cuidado de referir isto nos manuais que acompanham os aparelhos, e costuma ser de 55 graus celsius, justamente para prevenir isso... mais uma vez, se aplica a velha máxima, "o barato às vezes sai caro"