Certificação garagem
Certificação garagem
Bom dia a todos
Necessito de pedir uma certificação para uma garagem exteriror e com 6 m2, a garagem tem aproximadamente 20 anos e esta será a 1ªvez que irá receber energia eléctrica, a minha questão é a seguinte;
O cabo de alimentação que sai da caixa de protecções no exterior da garagem para o quadro é um vv2x4 mm, posso mantê-lo ou terei que o substituir?
A terra está feita a v16mm com varão e a terminar no quadro eléctrico, posso manter ou terei que colocar uma caixa de terra?
Com os melhores cumprimentos
António Cavalheiro
Necessito de pedir uma certificação para uma garagem exteriror e com 6 m2, a garagem tem aproximadamente 20 anos e esta será a 1ªvez que irá receber energia eléctrica, a minha questão é a seguinte;
O cabo de alimentação que sai da caixa de protecções no exterior da garagem para o quadro é um vv2x4 mm, posso mantê-lo ou terei que o substituir?
A terra está feita a v16mm com varão e a terminar no quadro eléctrico, posso manter ou terei que colocar uma caixa de terra?
António Cavalheiro
António Cavalheiro
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Re: Certificação garagem
Se a garagem estiver inserida num edifício colectivo e se a potência total do edifício for superior a 50KVA terá de ter projecto, se for esta a situação, depois é só cumprir o que estiver no projecto aprovado.
Cpm.
Cpm.
O meu cliente possui uma garagem e pretende ter energia na mesma, o cliente foi à EDP informar-se do que era necessário e informaram-no de que como a garagem nunca teve contrato era necessário proceder a um pedido de certificação pela parte da certiel.
Antes de efectuar o pedido à certiel queria ter a certeza de que o que existe está em conformidade
Cpts
Antes de efectuar o pedido à certiel queria ter a certeza de que o que existe está em conformidade
Cpts
António Cavalheiro
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Boas!Idealuz Escreveu:O meu cliente possui uma garagem e pretende ter energia na mesma, o cliente foi à EDP informar-se do que era necessário e informaram-no de que como a garagem nunca teve contrato era necessário proceder a um pedido de certificação pela parte da certiel.
Cpts
Se a garagem como disse no post anterior estiver inserida num edifício colectivo em que a potência total do edifício não ultrapasse os 50 KVA não será necessário projecto, caso contrário este é necessário.
Se a garagem não fizer parte de um edifício colectivo o TR terá de proceder ás alterações que entender necessárias, com vista ao pedido de certificação à Certiel.
Cpm.
Boas
Caro colega, antes de mais e como é para pedir fornecimento de energia a EDP, é preciso começar as alterações pela entrada, portinhola e caixa de contador no muro exterior, com cabo 4x10mm ate ao quadro electrico situado dentro da garagem e o terra tera de levar a caixa de medição antes de entrar no quadro, o "resto" da instalação será executada conforme a legislação em vigor.
Espero ter ajudado
KWh
Caro colega, antes de mais e como é para pedir fornecimento de energia a EDP, é preciso começar as alterações pela entrada, portinhola e caixa de contador no muro exterior, com cabo 4x10mm ate ao quadro electrico situado dentro da garagem e o terra tera de levar a caixa de medição antes de entrar no quadro, o "resto" da instalação será executada conforme a legislação em vigor.
Espero ter ajudado
KWh
Caros colegas
Agradeço a todos a vossa colaboração, acabei agora mesmo de contactar a Certiel que me informou de que para boxes e desde que não tenham havido alterações à garagem não é necessário proceder à certificação conforme pedido pela EDP.
A garagem não sofreu nenhuma alteração, nunca teve energia eléctrica, mas contudo a EDP reforça que é necessário a certificação, mesmo a Certiel referindo que não é necessário.
Será má vontade do fulano da EDP?
Os colegas conhecem alguma loja EDP que seja mais acessível?
Isto é na zona de Lisboa.
Agradeço a todos a vossa colaboração, acabei agora mesmo de contactar a Certiel que me informou de que para boxes e desde que não tenham havido alterações à garagem não é necessário proceder à certificação conforme pedido pela EDP.
A garagem não sofreu nenhuma alteração, nunca teve energia eléctrica, mas contudo a EDP reforça que é necessário a certificação, mesmo a Certiel referindo que não é necessário.
Será má vontade do fulano da EDP?
Os colegas conhecem alguma loja EDP que seja mais acessível?
Isto é na zona de Lisboa.
António Cavalheiro
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
toda e qualquer instalação eléctrica nova, precisam de certificação (automática ou não...)
Se a garagem (global) nunca teve instalação eléctrica, obviamente a sua precisa de ser certificada. Deve ter havido alguma confusão na transmissão das condicionantes à Certiel. Informe-se de novo
Se a garagem (global) nunca teve instalação eléctrica, obviamente a sua precisa de ser certificada. Deve ter havido alguma confusão na transmissão das condicionantes à Certiel. Informe-se de novo
Boa tardenelmindo Escreveu:toda e qualquer instalação eléctrica nova, precisam de certificação (automática ou não...)
A informação veio da própria Certiel, com a qual acabei de falar há pouco menos de 50 minutos e refiro foram comunicadas à Certiel todas as condicionantes e demais situações relativas à box.
Cpts
António Cavalheiro
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 81 vezes
Boas,
é evidente que deve haver aqui qualquer informação que não está completa, pois a referida garagem nunca deve ter constado como artigo autónomo,
no entanto mesmo que tenha constado, trata-se de uma instalação nova e como tal deve ter o tratamento que qualquer outra instalação igualmente
nova.
Se a Certiel acha que a considera aprovada então que o declare por escrito, para que a EDP estableça o fornecimento de energia.
ohmico
é evidente que deve haver aqui qualquer informação que não está completa, pois a referida garagem nunca deve ter constado como artigo autónomo,
no entanto mesmo que tenha constado, trata-se de uma instalação nova e como tal deve ter o tratamento que qualquer outra instalação igualmente
nova.
Se a Certiel acha que a considera aprovada então que o declare por escrito, para que a EDP estableça o fornecimento de energia.
ohmico
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Na Certiel interpretaram mal a sua pergunta, tente pedir essa informação por escrito e vai ver qual a resposta que lhe vão dar, é logico se a garagem nunca teve energia ligada independentemente dos m2 que tiver, vai ter de ser certificada, e tambem vai ter de pedir ramal de alimentação, logo toda a instalaçõ tem de cumprir as RTIEBT.Idealuz Escreveu:Boa tardenelmindo Escreveu:toda e qualquer instalação eléctrica nova, precisam de certificação (automática ou não...)
A informação veio da própria Certiel, com a qual acabei de falar há pouco menos de 50 minutos e refiro foram comunicadas à Certiel todas as condicionantes e demais situações relativas à box.
Cpts
Cpts.
Energy
Energy
Bom dia a todos
E antes de mais um bom ano.
Caros colegas, de facto isto é um país de contrariedades, o que é facto é que eu fui à Certiel a qual me referiu de que a Box não necessitaria de inspecção e que seria apenas necessário, ir à EDP solicitar a instalação do contador e respectivo DCP e foi precisamente isto que o meu cliente fez, ir à EDP celebrar o contrato, 15 dias depois já tinha o problema resolvido.
E antes de mais um bom ano.
Caros colegas, de facto isto é um país de contrariedades, o que é facto é que eu fui à Certiel a qual me referiu de que a Box não necessitaria de inspecção e que seria apenas necessário, ir à EDP solicitar a instalação do contador e respectivo DCP e foi precisamente isto que o meu cliente fez, ir à EDP celebrar o contrato, 15 dias depois já tinha o problema resolvido.
António Cavalheiro