Regras de execução ITED

admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Regras de execução ITED

Mensagem por admin »

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Regras de execução ITED

Mensagem por Varejo »

Boas, sim é mais uma ajuda, só é pena existirem tantas duvidas a nível de ITED, tanto pela parte de instaladores como projectistas, derivado a estarem habituados a fazer o antigo RITA, e não colocar essas duvidas no fórum para podermos ajudar e com isso também aprendermos com outras opiniões!!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Uma duvida

Para um prédio de 5 andares com duas habitações por piso, qual a dimensão do ATE?

Leva ATE no 4ª andar e no R/Chão para 10 Habitações ?

Um abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Nefelim Escreveu:Olá

Uma duvida

Para um prédio de 5 andares com duas habitações por piso, qual a dimensão do ATE?

Um abraço
Boas, no ATE inferior podes colocar uma C4 que dá para o RG-PC e RG-CC ou então 1 C3 para o RG-PC e outra para o RG-CC, no ATE superior podes colocar uma caixa C5 para colocação dos activos não pelo tamanho mas sim tambem pela fundura da caixa, na coluna podes colocar caixas C2 1 para pares de cobre outra para coaxial!!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Mensagem por luisguerreiro »

Varejo Escreveu:

Uma duvida

Um abraço
Boas, no ATE inferior podes colocar uma C4 que dá para o RG-PC e RG-CC ou então 1 C3 para o RG-PC e outra para o RG-CC, no ATE superior podes colocar uma caixa C5 para colocação dos activos não pelo tamanho mas sim tambem pela fundura da caixa, na coluna podes colocar caixas C2 1 para pares de cobre outra para coaxial!!! :wink:
e uma soluçao, mas acho que uma C5 e exajerado no ATE superior nos pisos podes por C1, dependendo o numero de cabos que nela passam...
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

luisguerreiro Escreveu:
Varejo Escreveu:

Uma duvida

Um abraço
e uma soluçao, mas acho que uma C5 e exajerado no ATE superior nos pisos podes por C1, dependendo o numero de cabos que nela passam...

Boas, em termos de espaço uma C3 ou C4 chegam bem o problema é que não tem profundidade suficiente para a colocação de alguns multiswitch e centrais FI etc. !!! em relação ás caixas de coluna poderá se colocar C1, mas aconselho em pisos intercalados caixa C2 para a possibilidade de mais tarde se poder colocar equipamento activo nas C2 em coluna de de sat. com as 4 portadoras independentes para cada fracção, ou outra melhoria que surja !!! :wink:

P.s o manual ITED refere sempre medidas minimas, o resto ja depende da inovação do projectista, como exemplo, o manual refere que a caixa futura é uma I1 "minimo", em ves de uma I1 coloco sempre 1 caixa da ATI vazia por baixo do ATI propriamente dito, para ai sim poder colocar modems, routers qualquer activo que sirva e não andar a colocar tudo por fora, porque os ATI quase nem um modem cabe lá dentro e tem de ser com jeito!! com isto tenho a dizer não se prendam aos limites minimos do ITED, mas sim á vossa capacidade de melhoria das infrastuturas e sem aumentar significamente os custos da obra "custo vs beneficio", isto falando tanto de projectistas como instaladores, pq apesar de haver um projecto, o instalador pode pedir para alterar o projecto se isso for um beneficio para a instalação, conforme o artigo 11º do decreto lei 59/2000. :wink:
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Síntese do manual ITED na óptica do instalador
Anexos
Síntese ITED.rar
(952.04 KiB) Transferido 243 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

moreira Escreveu:Síntese do manual ITED na óptica do instalador
Boas, essa sintese a nivel de tubagem tá "errada" na medida em que como o manual menciona sempre diâmetros internos, na pratica tem de se colocar a medida comercial acima, tipo o manual diz que o minimo será tubo de 20mm na pratica como o tubo de 20mm comercial nao tem 20mm por dentro mas sim por fora terá de se colocar a medida comercial acima 25mm e assim por diante!!!
Prof. Pardal
Curioso
Curioso
Registado: 29 out 2007, 18:03

Mensagem por Prof. Pardal »

Ola colegas!...

Sou Electricista inscrito na DGE a pouco tempo... No entanto em materia de (ITED) ignoro muitos aspectos:? ... Neste momento tenho duas obras a realizar em que me e exigido a certificação... Trata-se de dois apartamentos R/Ch T1 e T 2. A unica planta que tenho dos locais e em manuscrito feita por mim em anexo... O que pretendia saber e se 1º, Visto os acabametos dos apartamentos ja estarem terminados sera autorizado passar canalizações em calha electrica com tomadas (Info,Tel,Tv) em exterior (não Imbutido)???... 2º, terei que ter a instalação de ITED terminada antes de chamar a CERTIEL para a certificação Electrica???... 3º, Para a certificação ITED e imperativo ter projecto ou planta da casa em questão???... Senão, pode-se fazer um projecto a partir de uma instalação ja realizada???... 4º, O ATI pode Ficar ao lado do QE em vez de por baixo do mesmo???... 5º, Na "planta" que envio em anexo alguem poderia traçar um possivel exemplo de instalação?... Uma ajudinha por favor!!!... Obrigados.
Anexos
ITED T1, T2.jpg
ITED T1, T2.jpg (96.57 KiB) Visto 2850 vezes
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Prof. Pardal Escreveu:Ola colegas!...

Sou Electricista inscrito na DGE a pouco tempo... No entanto em materia de (ITED) ignoro muitos aspectos:? ... Neste momento tenho duas obras a realizar em que me e exigido a certificação... Trata-se de dois apartamentos R/Ch T1 e T 2. A unica planta que tenho dos locais e em manuscrito feita por mim em anexo... O que pretendia saber e se 1º, Visto os acabametos dos apartamentos ja estarem terminados sera autorizado passar canalizações em calha electrica com tomadas (Info,Tel,Tv) em exterior (não Imbutido)???... 2º, terei que ter a instalação de ITED terminada antes de chamar a CERTIEL para a certificação Electrica???... 3º, Para a certificação ITED e imperativo ter projecto ou planta da casa em questão???... Senão, pode-se fazer um projecto a partir de uma instalação ja realizada???... 4º, O ATI pode Ficar ao lado do QE em vez de por baixo do mesmo???... 5º, Na "planta" que envio em anexo alguem poderia traçar um possivel exemplo de instalação?... Uma ajudinha por favor!!!... Obrigados.

Boas, 1º mas isso é num edificio com mais fracções ou é uma moradia bifamiliar ??? :roll:
2º a obra é de remodelação ou é construção nova ???
jcostapt
Curioso
Curioso
Registado: 05 out 2007, 17:13

Mensagem por jcostapt »

Prof. Pardal Escreveu:Ola colegas!...

1º Sim é possivel, desde que garanta as dimensoes minimas exigidas
2º nao, a certiel certifica a instalaçao electrica, para certificar o ITED é outra empresa à escolha do cliente, desde que inscrita na anacom.
3ºsim, sem projecto nenhuma entidade certifica uma instalação ITED
4º pode e recomenda-se
5º Posso fazer isso e depois coloco aqui
Prof. Pardal
Curioso
Curioso
Registado: 29 out 2007, 18:03

Mensagem por Prof. Pardal »

Bom Dia!

Antes de mais obrigado por responder tão prontamente... Trata-se então de duas moradias que foram separadas em estudios tipo T1 E T2.
Os dois de cima ficaram como estão, isto é com as baixadas existentes e sem modificação. Quanto aos dois do rés do chão (da planta enviada en anexo) é que vão presisar de certificações. Minhas duvidas são dadas ao facto de estas instalações terem sido ja iniciadas e quase terminadas por gente não profissional da área (trolhas) Só á pouco o proprietario se apercebeu que tal como estava feito o trabalho nunca poderia passar nos exames rigorosos da CERTIEL e muito menos da ANACOM, visto não existir qualquer instalação de ITED. O meu trabalho tem sido o de rectificar tudo já feito, criação de circuitos em falta, Substituição de fios de cor não conforme, etc. Em suma o que me falta, e em que tateio bastante é o ITED. Estou a espera de poder passar uma formação logo que haja. Fico impacientemente a espera que por favor me deia uma mãozinho para o esquema... E partir do mesmo, poderei pedir um projecto a um gabinete de arquitectura???... Muito obrigado.
jcostapt
Curioso
Curioso
Registado: 05 out 2007, 17:13

Mensagem por jcostapt »

Prof. Pardal Escreveu:Bom Dia!

Antes de mais obrigado por responder tão prontamente... Trata-se então de duas moradias que foram separadas em estudios tipo T1 E T2.
Os dois de cima ficaram como estão, isto é com as baixadas existentes e sem modificação. Quanto aos dois do rés do chão (da planta enviada en anexo) é que vão presisar de certificações. Minhas duvidas são dadas ao facto de estas instalações terem sido ja iniciadas e quase terminadas por gente não profissional da área (trolhas) Só á pouco o proprietario se apercebeu que tal como estava feito o trabalho nunca poderia passar nos exames rigorosos da CERTIEL e muito menos da ANACOM, visto não existir qualquer instalação de ITED. O meu trabalho tem sido o de rectificar tudo já feito, criação de circuitos em falta, Substituição de fios de cor não conforme, etc. Em suma o que me falta, e em que tateio bastante é o ITED. Estou a espera de poder passar uma formação logo que haja. Fico impacientemente a espera que por favor me deia uma mãozinho para o esquema... E partir do mesmo, poderei pedir um projecto a um gabinete de arquitectura???... Muito obrigado.
O projecto tem que ser executado por um projectista inscrito na anacom. Pode ser um projectista, ou entao ser projectista/instalador.
Por exemplo no meu caso, sou projectista/instalador e certificador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Prof. Pardal Escreveu:Bom Dia!

Boas, partindo do principio que é uma alteração aprovada pela câmara municipal, tem de ter projecto ITED, portanto tens de contratar 1 projectista/instalador ITED que te faça o projecto e também se responsabilize pela instalação já que tu não estás inscrito como técnico instalador ITED, a partir dai é que fazes a instalação ITED pelo projecto!!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”