resistência em led ?!

Responder
coriolis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 jun 2010, 01:14

resistência em led ?!

Mensagem por coriolis »

Boas percisava de um esclarecimento .
Gostava que me dessem um esclarecimento acerca da aplicação das resistencias nos leds para os farolins dos carros.
È que se não levar resistência o computador de bordo dá informação de lampada fundida.

Qual o fundamento de ter a resistência ?
È para baixar a tensão de entrada ?

È que sendo os leds com tensão de 12v não estou mesmo a perceber o que faz lá a resisitência, só se os leds forem 0.5v mais baixo que a tensão da bateria do carro e a resisitencia está para baixar para os 11,5V.

Ou será que a potencia dos leds é inferior á potencia das lampadas logo a corrente vai ser inferior e por isso dar a informação ao computador de bordo de lampada fundida ?

Estou inclinado para o P ser inferior ao da lampada normal
Ex: sendo P=5W U= 12v I=P/U I=5/12 I=0.41A com lampada normal
U=12v I=0.41A R=U/I R=12/0.41 R=29.26 Ohm isto é a resistência do circuito?!

Mas se o P dos leds for maior ou menor vai alterar a corrente final dando informação errada ao computador de bordo.Será que é a diferença do I o causador ?

Ex: se os leds o P=2W U=12v I=P/U I=2/12 I=0,16A Difere da lampada normal como é logico
Mas como calculo o valor da resistência aplicar para igualar I da lampada normal?

Agradeço a vossa ajuda ,e corrijam-me se algo estiver errado.
Obrigado.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: resistência em led ?!

Mensagem por nelmindo »

Uma coisa é a resistencia para pôr o LED a funcionar, outra é a resistência a colocar para simular a corrente que deveria passar no circuito, para não haver o erro de lâmpada fundida.

São valores diferentes e colocam-se de maneira diferente. A primeira é calculada para o LED em causa (côr e tipo) e coloca--se em série com o LED. A outra é calculada para o valor da corrente que deveria passar no circuito quando alimentado por 12V e coloca-se em paralelo com o ciruito formado LED + resistência do LED.
jo1234
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 jan 2008, 14:05

Mensagem por jo1234 »

já existe um kit proprio para isso.
coriolis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 jun 2010, 01:14

Mensagem por coriolis »

Existem kits , com a resistência incorporada mas tem uma durabilidade muito curta para alem do aquecimento da propria resistência ,o que eu não acho normal .
A durabilidade dos leds é muito superior a uma lampada normal e o aquecimento da resistência leva-me a que a o dimencionamento da resistência não deve ser a mais correcta obrigando os leds a fundir.

Como posso chegar ao valor ideal da resistêcia a aplicar tendo como base os valores referidos no post acima?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ler o anexo
Anexos
led.pdf
(47.91 KiB) Transferido 235 vezes
fiasgardone
Curioso
Curioso
Registado: 26 jan 2008, 10:47
Been thanked: 1 time

Mensagem por fiasgardone »

coriolis Escreveu: Como posso chegar ao valor ideal da resistêcia a aplicar tendo como base os valores referidos no post acima?
Eu quando preciso de obter uma resistencia para um LED ou lampada uso este programa e atè agora não tenho nada a dizer quanto ao resultado!

Faz testes e vê se isto serve para alguma coisa!

http://led.linear1.org/1led.wiz?
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Contacto:

Mensagem por asena »

coriolis Escreveu:Boas percisava de um esclarecimento .
Gostava que me dessem um esclarecimento acerca da aplicação das resistencias nos leds para os farolins dos carros.
È que se não levar resistência o computador de bordo dá informação de lampada fundida.
Isso mesmo, a resistência serve para simular que existe uma lâmpada incandescente no circuito.
Como os LEDs consomem muito menos corrente, há que "puxar" a corrente de uma lâmpada normal, para que o computador não entre em erro.

coriolis Escreveu: Estou inclinado para o P ser inferior ao da lampada normal
Ex: sendo P=5W U= 12v I=P/U I=5/12 I=0.41A com lampada normal
U=12v I=0.41A R=U/I R=12/0.41 R=29.26 Ohm isto é a resistência do circuito?!
Não é a resistência do circuito, mas sim a resistência necessária para que a corrente a 12V seja 410mA, ou uma lâmpada de 5W.

É importante saber a corrente dos LEDs. NOrmalmente a corrente é a mesma para todos os LEDs, a não ser que variem entre intensidade de presença e travão, ou varia a queda de tensão conforme a côr.

Em suma, é saber quanto consome o conjunto dos LEDs, subtrair ao consumo de uma lâmpada normal, e calcular a resistência para a corrente excedente.
Ex.: se o conjunto LED consome 250mA, então a intensidade de corrente excedente é :: 410-250 = 160mA

A resistência para esta corrente é dada pela lei de Ohm R=V/i, R = 12 / 0.16 = 75 ohm
A potência envolvida nesta corrente, é dada por P = U*i = U^2/R = i^2*R = 12 * 0.16 = ~1.92 W

Então, a resistência deverá ser de 2W no mínimo, e deve estar ligada ao chassi metálico do carro, para poder dissipar ainda melhor o calor.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”