Questão sobre relés

Responder
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Desempregado
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 9 vezes

Questão sobre relés

Mensagem por helioneves »

[ Não sei bem se é nesta secção que este post deve ir, mas cá vai... ]
Tenho uma dúvida sobre relés de corrente alternada: tenho uns quantos relés de uma certa marca [ que não sei se deva dizer qual ] cuja bobine é para 230V, 50Hz e que medindo com o multímetro e fazendo as continhas, cheguei aos seguintes valores: 28kOhms de resistência e 105Henrys de indutância ( não sei se os valores estão de acordo com os parâmetros do fabricante, mas para aqui vai ter de chegar ). Ora, tive a ideia de usar um relé mas em vez de o usar em corrente alterna, usar em corrente continua... a questão que se coloca é, que valores devo considerar para o funcionamento em CC? Isto é, os 5,3mA de corrente eficaz que percorrem a bobine em AC devem ser os mesmos que em corrente [ retificada ] média devem igualmente percorrer a bobine para um comportamento eletromagnético semelhante/equivalente ao funcionamento em AC? Por exemplo, quando ligo dois relés em série, ambos atraem as armaduras ( em AC ), mas é no limite da atração, que é como quem diz que 2,65mA é a corrente mínima de "atracamento" em AC...
Há outra "razão" para não ultrapassar esse valor de corrente ( máxima ) na bobine: o calor desenvolvido pela corrente por efeito de Joule na bobine; mais corrente significa mais calor e o relé é projectado para dissipar apenas determinada potencia...
Tendo esse "principio" em mente, "idealizei" este circuito para fazer a "equivalência" para o funcionamento em DC. Só que ainda assim tenho mais uma dúvida: no funcionamento em AC a armadura é sucessivamente sujeita a campos magnéticos alternados, coisa que o funcionamento em corrente continua não faz, antes pelo contrário, o campo tem sempre o mesmo sentido, podendo dar-se o caso da armadura ficar polarizada com o passar do tempo... se bem que também há relés para corrente continua, mas não sei quais as diferenças em termos dos materiais usados e construção...
A vantagem da "conversão" de AC para DC, é que ao usar a resistência para limitar a corrente na bobine do relé, em conjugação com o condensador para "estabilizar" a tensão, consigo criar um "slow_acting_relay" com o circuito...
A minha ideia tem pernas para andar, ou nem por isso?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Mestre Verde
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2026, 20:08
Profissão: Estudante Universitário
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Questão sobre relés

Mensagem por Mestre Verde »

assim que tiver tempo respondo heheh a ver se não me esqueço( honestamente quando lhe respondi em privado, pensava que estava referir-se ao do motor de portão que é outro tópico que tem em aberto) sendo assim talvez no fim de semana, se não me der de andar a dessolar componentes de PCBs ou melhor, fumar estanho cof cof...
Técnico Superior de Mecatrónica ; Aspirante a Engenheiro de Mecatrónica
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

se ainda fosse só estanho que você fumasse... fuma também vapores de chumbo [ que é uma coisa que faz maravilhas pelo sistema nervoso central... ]
é tão "revigorante", que ditou o fim da gasolina "Super"...

{ senhores, caríssimos colegas deste ilustre fórum; espero diligentemente que manifestem as vossas opiniões à imagem do que fazem noutros tópicos... ou é por ser um post da minha autoria?... :mrgreen: }
Mestre Verde
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2026, 20:08
Profissão: Estudante Universitário
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por Mestre Verde »

helioneves Escreveu: 25 mar 2026, 13:52 se ainda fosse só estanho que você fumasse... fuma também vapores de chumbo [ que é uma coisa que faz maravilhas pelo sistema nervoso central... ]
é tão "revigorante", que ditou o fim da gasolina "Super"...
Hahaha, felizmente não fumo nem tenho outros vícios “não saudáveis” :mrgreen: . Mas quando estou a soldar ou dessoldar componentes, aquele cheirinho a estanho… :| ainda por cima não uso ventoinha pois ainda não tive tempo fazer um circuito PWM para controlar as varias que tenho... :oops:
Técnico Superior de Mecatrónica ; Aspirante a Engenheiro de Mecatrónica
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

[ acerca do fumar e dos vícios "não saudáveis"... ]
Conta-se que Fernando Pessoa tinha um amigo ( tal como todos os fumadores têm sempre um amigo que reprova e faz de tudo para que ele deixe de fumar... ) que lhe moia o juízo para que deixasse de fumar... sempre que tomava conhecimento de uma nova noticia que solidificava essa afirmação de que "Fumar faz mal à saúde", ele corria a dar a "má nova" a Fernando Pessoa, na esperança que fosse dessa que ele abandonasse o tabaco...
Um dia, chega junto do amigo e diz-lhe " E fica sabendo, Fernando, que além de tudo o que já te disse que o tabaco faz de mal, descobriu-se agora que causa também impotência!! " Ao que Pessoa lhe responde, " Pois aí tens, mais uma razão para eu fumar mais ainda, para tirar força à verga... "
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

[ deixo aqui um apelo a quem de direito a que aumentem o "timeout" para que ainda se possa fazer "edit" aos posts sem ter de fazer o mesmo que neste momento estou a fazer- que é criar mais um post desnecessariamente... ]
Em relação ao tal "tópico" de que o Mestre Verde fala, é aquele que diz "Limitação corrente arranque motor" na secção "Electricidade"; foi a partir desse "problema" que lá refiro, que me surgiu a ideia de converter o relé que é fabricado para ser accionado por 230V 50Hz, para funcionar entretanto em corrente continua, sendo que o circuito usado para fazer isso tem "propriedades" de "slow acting relay", podendo desse modo atrasar o instante em que o relé efetivamente fecha os contactos... mas, tal como enuncio no post, tenho algumas dúvidas acerca do funcionamento desse relé em CC bem como os "efeitos a longo prazo"...
Back 2 comments:
Não é preciso nenhum controlo PWM para as ventoinhas; se acha que elas puxam demasiado ar, basta apenas posiciona-las mais afastadas do local onde trabalha... pelo menos, é assim que eu faço... se bem que comigo, a minha queixa é de que não puxam fumo suficiente...
Responder

Voltar para “Discussão Eletrónica”