Dimensionamento

Responder
rudirotcha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 jan 2026, 01:18
Profissão: Eletricista

Dimensionamento

Mensagem por rudirotcha »

Na minha instalação de electricidade deveria estar protegida por IG de 32A e IDR de 40A (30mA) da gama efapel, mas no mercado nao ha IG de 32, mas sim o mais acima que é de 40A, entao tive que mudar IG 40A e IDR 63A (30mA), sendo que a potencia contrada é de 6,9Kva. Ham mencionando que tb que o fil para o QDE é de 10mm. Ha algum problema de a instalacao ser feito deste jeito?
Os 30mA dos IDR estao corretos? Nesse caso seria 1 IDR para luz e tomadas de uso comum e outro para maquinas e circuitos independentes.

De frisar tb que tenho disjuntor de 32A para Placa de Inducao, com cabo de 6mm.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 213 vezes

Re: Dimensionamento

Mensagem por nelmindo »

O calibre da sensibilidade do diferencial da instalação, deve ser adequado à resistência do elétrodo de terra existente.
Existem já muitos tópicos aqui, a ensinar como se faz.

Por outro lado, recomendaria instalar um diferencial de alta sensibilidade (10ma ou 30mA) nos circuitos que afetam a casa de banho (onde tem banheira ou base de chuveiro), independentemente do valor da resistência do elétrodo de terra existente.
O mesmo se aplica se tiver termoacumulador, um diferencial de alta sensibilidade para ele.

Cuidado a colocar diferenciais em cascata. Devem cumprir seletividade vertical, amperimétrica e cronométrica. Se não fizer isso, terá problemas de exploração, porque vão disparar por simpatia.
rudirotcha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 jan 2026, 01:18
Profissão: Eletricista

Re: Dimensionamento

Mensagem por rudirotcha »

Obg. Consegues me ajudar com os outros pontos do meu texto?
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”