Ligação elétrica de Ar Condicionado

Responder
SlowOldAndRusty
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 jan 2024, 16:13
Profissão: Eng IT

Ligação elétrica de Ar Condicionado

Mensagem por SlowOldAndRusty »

Com o calor que tem estado, e devido à exposição solar da minha habitação, já vi que tenho mesmo de instalar um ar condicionado.

Ora a minha habitação não tem qualquer tipo de pré-instalação para o Ar Condicionado, ou seja no quadro elétrico não há qualquer circuito dedicado para o mesmo (e não há tubagens ou qualquer tipo de pré-instalação).

Onde irei instalar a unidade exterior tenho duas tomadas SHUCKO potenciais de circuitos independentes protegidos por disjuntor de 16A: A máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça.

Pela ficha técnica do aparelho que estou a pensar comprar, a corrente máxima da unidade externa será no pior dos casos 7.3A e a unidade interna 0.3A, portanto 7.6A no total.

Isto significa que até em principio um circuito de 10A serviria.

A minha questão é (já que ainda não fiz qualquer contacto com um instalador, é só para ir preparado :D ) :

- O Ar Condicionado pode ser ligado a uma tomada SHUCKO como se fosse um eletrodoméstico normal?

- Se sim, como é que se poderia retirar da tomada FNT sem usar uma ficha tripla? Ou pode-se usar uma ficha tripla (não é uma extensão) sem qualquer problema?

Obrigado pela a ajuda.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 52 vezes

Re: Ligação elétrica de Ar Condicionado

Mensagem por Josecalado »

Verifique se os circuitos das máquinas têm condutores adequados à proteção existente, e se têm terra de proteção, como diz que não tem circuito dedicado para o ar condicionado, a forma nas condições que enuncia o melhor é substituir a tomada 2P+T (Schuko) por tomada dupla de qualidade, e deve ficar com o problema resolvido.
SlowOldAndRusty
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 jan 2024, 16:13
Profissão: Eng IT

Re: Ligação elétrica de Ar Condicionado

Mensagem por SlowOldAndRusty »

Viva:

Sim, têm proteção (16A) e circuito independente até ao QE.

E estive a ver com mais detalhe, posso ir buscar à tomada da MLR ou ao Forno, que não tem tomada, mas tem bloco de terminais. O Forno também é um circuito independente até ao QE protegido a 16A.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”