Dúvida sobre "repicagem" de tomadas

Responder
torrozelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 18 abr 2008, 20:24

Dúvida sobre "repicagem" de tomadas

Mensagem por torrozelo »

Caros amigos, a minha dúvida é a seguinte:

No outro dia fui a uma loja de material eléctrico e deparo-me com dois cidadãos em acesa discussão sobre o tema que mais tem preenchido a agenda política: "A repicagem de tomadas".

Um cidadão gritava que agora quando se faz repicagem, é obrigatório fazer a ligação no fundo da caixa com "ligadores" enquanto que o outro berrava que bastava fazer nos contactos da própria tomada como sempre se fez.

Aquilo ia dando porrada, mas como não chegou a dar eu fiquei na dúvida sobre quem tinha razão.

O que é que os meus amigos acham??

E já agora, se usarmos ligadores é permitido fazer repicagem para duas tomadas a partir de uma? (por ex: de uma caixa saírem os fios para alimentarem outras 2 tomadas em simultâneo)


Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Dúvida sobre "repicagem" de tomadas

Mensagem por Varejo »

torrozelo Escreveu:Caros amigos, a minha dúvida é a seguinte:

No outro dia fui a uma loja de material eléctrico e deparo-me com dois cidadãos em acesa discussão sobre o tema que mais tem preenchido a agenda política: "A repicagem de tomadas".

Um cidadão gritava que agora quando se faz repicagem, é obrigatório fazer a ligação no fundo da caixa com "ligadores" enquanto que o outro berrava que bastava fazer nos contactos da própria tomada como sempre se fez.

Aquilo ia dando porrada, mas como não chegou a dar eu fiquei na dúvida sobre quem tinha razão.

O que é que os meus amigos acham??

E já agora, se usarmos ligadores é permitido fazer repicagem para duas tomadas a partir de uma? (por ex: de uma caixa saírem os fios para alimentarem outras 2 tomadas em simultâneo)
Boas, desde que as tomadas tenham entrada para 2 fios (entrada e saida) podes repicar, sem colocar ligadores!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1166
Registado: 22 out 2007, 22:10
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Re: Dúvida sobre "repicagem" de tomadas

Mensagem por amoreira »

555 Fichas e tomadas
As fichas e as tomadas devem satisfazer às Normas seguintes:
a) NP 1260 - Fichas e tomadas para usos domésticos e análogos;
b) EN 60309 - Fichas e tomadas de corrente para usos industriais.
As ligações por meio de fichas e de tomadas devem ser feitas por forma a que as tomadas
fiquem do lado da alimentação (evitando-se, assim, que os pernos das fichas fiquem em tensão
quando acessíveis).
Nota: De acordo com as presentes Regras Técnicas, as tomadas devem, em regra, ser dotadas de contactos de
terra. Exceptuam-se os casos em que forem adoptadas medidas de protecção específicas, tais como,
“protecção por TRS” ou “protecção por recurso a locais não condutores”, onde as tomadas não devem ter
contactos de terra.
As fichas e as tomadas devem ser seleccionadas por forma a que seja impossível tocar nas
suas partes activas nuas (quando em tensão), quer a ficha esteja totalmente introduzida na
tomada quer não.
Nota: Atendendo a que, de acordo com as respectivas Normas, os ligadores das tomadas permitem a derivação de
condutores (repicagem), não é necessário, nos circuitos de tomadas, utilizar dispositivos de ligação adicionais
(por exemplo, dispositivos de derivação instalados em caixas fundas, nas instalações embebidas ou caixas de
derivação, nas instalações à vista).
555.1 As tomadas devem ser dotadas de tantos órgãos de contacto, electricamente distintos e
mecanicamente solidários, quantos os condutores que façam parte da canalização que as
alimenta.
Nota: De referir que, quando as canalizações tiverem condutor de protecção, devem ser utilizadas apenas tomadas
que permitam, num só aparelho, fazer a ligação quer dos condutores activos quer do condutor de protecção.
Nas tomadas que possuam contactos de terra, a sua ligação com os respectivos contactos das fichas deve
estabelecer-se antes e interromper-se depois das ligações entre os contactos activos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Dúvida sobre "repicagem" de tomadas

Mensagem por nelmindo »

para completar o colega varejo, sim podes também fazer a derivação dessa tomada, para outras, desde que também uses uma caixa funda, para colocares os referidos ligadores.

Agora essas discussões advêm do facto de que muitas pessoas usarem o sistema de anel aberto, na "repicagem" das tomadas e neste sistema se derivar uma tomada desse anel, deixa de ser um anel "puro" para ser uma mistura de anel com estrela.
torrozelo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 18 abr 2008, 20:24

Re: Dúvida sobre "repicagem" de tomadas

Mensagem por torrozelo »

Então quer dizer que de uma tomada para outra posso fazer a ligação nos contactos. Se fôr de uma para duas ou mais, tenho de usar os ligadores, é isso??

A rapaziada da CERTIEL não vai levantar problemas??
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Dúvida sobre "repicagem" de tomadas

Mensagem por nelmindo »

por vezes dizem uma ou outra coisa, mas alegas que o ponto onde está a tomada, também é uma caixa de derivação, isto apenas se a caixa que usares é uma caixa funda (nas instalações embutidas), senão não consegues contrapôr isso.
Mas convidava colegas a cmentar isto, porque situações vividas é mais util.
Responder

Voltar para “Dúvidas”