ajuda motores automatismos mpc titan 2005

Responder
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

ajuda motores automatismos mpc titan 2005

Mensagem por cpalha »

Caros amigos

Tenho 2 motores que iam para o lixo porque o tecnico disse ao meu cunhado estava estragados.
Disse-me ele que por vezes o portao nao abria principalmente no verão.
ainda pensei que fossem motores hidraulicos, mas sao mecanicos. Hoje desmontei parte deles e nao vi nada de especial, rolava tudo bem à mao.
Só se for atrito com a crosta de massa/oleo que tinha. Mas vou limpá-los e lubrifica-los muito bem.
A minha duvida esta em saber a qualidade do motor (indutor?) pois parece um pouco negro nalgumas partes, mas nao me parece, pois parte do negro era massa de lubrificação que depois limpei. Há forma de medir a resistência do indutor?

Sabem dar-me mais dicas?

Grato
CPalha
Anexos
motor.jpg


Neutron
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 02 fev 2016, 20:14
Localização: sintra

Re: ajuda motores automatismos mpc titan 2005

Mensagem por Neutron »

Boas, de que tipo de motor estamos a falar.... DC.... AC.... de escovas,
de campo girante, induzido alimentado, induzido em curto, tem de facultar mais informação para ter alguma ajuda viável, penso eu !
lowfps
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 24 out 2015, 14:27
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: ajuda motores automatismos mpc titan 2005

Mensagem por lowfps »

cpalha Escreveu: A minha duvida esta em saber a qualidade do motor (indutor?) pois parece um pouco negro nalgumas partes, mas nao me parece, pois parte do negro era massa de lubrificação que depois limpei. Há forma de medir a resistência do indutor?

Sabem dar-me mais dicas?

Grato
CPalha
Olha mede a conductividade do estator (deve conduzir (nao sei valores)). E depois mede resistência do estator ao chassis do motor(deve dar valor muito alto(muito alto mesmo)). Se ambas as condições estivem correctas monta tudo e mete tensão (Tensão é que mostra que esta tudo ok).
Ja agora isso aparenta ser um motor monofasico. Se esse é o caso tens de ver os dois enrolamento do estator e verificar se o condensador esta bom(provavelmente é este o teu problema).

Ps- http://www.profelmnet.com/getpdf.asp?id=142&lang=en
cpalha
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Re: ajuda motores automatismos mpc titan 2005

Mensagem por cpalha »

Obrigado amigo

Meço a tensao como, ligando-os aos 220V? Com o condensador?
Ja me falaram foi de os ligar aos 220v com o condensador (penso que serve apenas para dar o arranque) e medir em serie a corrente concumida e daí ja via que em movimento livre se consumir pouco é porque os bobinados não estão maus.
Mas para mim como eles parvam mais no Inverno, (massa consistente mais dura) atingiam o torque máximo regulado e paravam.


Obrigado

cpalha
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”