Boa tarde. Percebo muito pouco de eletricidade e montei recentemente dois candeeiros no Hall de entrada da minha casa. Acontece que apenas consigo que o primeiro ligue. O esquema de ligações é:
No lugar do 1ª candeeiro tenho 2 ligações de 3 fios (azul+castanho+verde/amarelo), sendo que só usei uma das ligações. No lugar do 2ª candeeiro tenho apenas 1 ligação de 3 fios (azul+castanho+verde/amarelo). Penso que fiz todas as ligações correctamente, ligando os fios azuis aos azuis, os castanhos aos pretos e os verde/amarelo aos verde/amarelo.
Nas paredes, tenho dois interruptores. O primeiro, que é duplo, tem 4 fios (3 castanhos e um preto), sendo que apenas o preto e 2 castanhos estão ligados (não existe espaço para ligar o 3º castanho). Este interruptor liga o 1º candeeiro e a luz exterior da porta da rua, e está a funcionar normalmente. O segundo interruptor, que é simples, apenas consegue desligar o primeiro candeeiro, e tem 3 fios (2 castanho e um preto) que estão todos ligados.
O que fiz mal? Porque não consigo ligar o 2º candeeiro? O meu obrigado desde já. Cumprimentos.
Candeeiros Hall
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Re: Candeeiros Hall
Em primeiro lugar, no primeiro candeeiro a segunda ligação será muito provavelmente a alimentação do segundo candeeiro.
Em segundo lugar, pelo que descreve, a instalação deverá estar feita para uma comutação de escada. com uma derivação simples para o exterior.
Em terceiro lugar, parece-me que tem instalado um comutador de lustre no local onde acende a luz exterior e, a acreditar que seja uma comutação de escada, deveria ser um comutador de escada duplo.
No outro ponto, possivelmente estará instalado um comutador de escada, o que seria correcto, se estiver bem ligado. Mas também pode ser um interruptor pois não indica quantos bornes independentes tem e como os três condutores estão ligados.
Em segundo lugar, pelo que descreve, a instalação deverá estar feita para uma comutação de escada. com uma derivação simples para o exterior.
Em terceiro lugar, parece-me que tem instalado um comutador de lustre no local onde acende a luz exterior e, a acreditar que seja uma comutação de escada, deveria ser um comutador de escada duplo.
No outro ponto, possivelmente estará instalado um comutador de escada, o que seria correcto, se estiver bem ligado. Mas também pode ser um interruptor pois não indica quantos bornes independentes tem e como os três condutores estão ligados.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Olá Sonny1109.
Concordo com a explicação do Lotan. Parece bastante lógica.
No entanto não posso deixar de fazer a mesma recomendação que outros colegas aqui do forum já fizeram também.
Dado não ter experiência quer a executar instalações eléctricas quer a identificar os elementos da mesma, aconselho, pela sua segurança e da própria instalação, a chamar um profissional.
Concordo com a explicação do Lotan. Parece bastante lógica.
No entanto não posso deixar de fazer a mesma recomendação que outros colegas aqui do forum já fizeram também.
Dado não ter experiência quer a executar instalações eléctricas quer a identificar os elementos da mesma, aconselho, pela sua segurança e da própria instalação, a chamar um profissional.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Tem toda a razão. Nem me lembrei de escrever algo relativamente a isso.angel_of_diablo Escreveu: Dado não ter experiência quer a executar instalações eléctricas quer a identificar os elementos da mesma, aconselho, pela sua segurança e da própria instalação, a chamar um profissional.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 17 jun 2013, 13:04
LOTAN Escreveu:Em primeiro lugar, no primeiro candeeiro a segunda ligação será muito provavelmente a alimentação do segundo candeeiro.