Selectividade entre Disjuntores

Responder
NosferatuPT
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2012, 19:25
Been thanked: 1 time

Selectividade entre Disjuntores

Mensagem por NosferatuPT »

Gostaria que me ajudassem numas questões:

Quando se fala de selectividade, o mais relevante é o In (calibre do disjuntor), certo? Ou o poder de corte também é relevante?
Estas duas questões estão inseridas noutras pelo que não sei se a selectividade é mesmo o factor a considerar para dar resposta.

- Dois disjuntores têm as seguintes características: D1: In= 16 A, Pdc= 6 000 A; D2: In= 10 A, Pdc= 10.000 A. Logo, D2 não deverá estar num quadro a montante de D1.
Na minha opinião, a resposta a esta pergunta é 'Verdadeira'. Para existir selectividade, o D2 terá de estar obrigatoriamente a jusante de D1.

- Dois disjuntores têm as seguintes características: D1: In= 16 A, Pdc= 6 000 A; D2: In= 20 A, Pdc= 3.000 A. Logo, D2 não deverá estar num quadro a montante de D1.
Quanto a esta, penso que seja 'Falsa' pelas mesmas razões da resposta anterior. PAra garantir selectividade, o de maior In deve ficar sempre a montante, que é para não disparar e cortar a alimentação do resto do circuito.

Acham que as minhas respostas estão correctas?

-------------------------------------
Esta pergunta não tem a ver com o tema mas, já agora, aproveito para não estar a criar outro tópico.

Numa instalação fabril com um único posto de transformação, não haverá rede de Média Tensão privativa.
Penso que seja 'Falso'. Tenho ideia que ter um PT na instalação, já garante que se está a utilizar Média Tensão. Que acham?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Selectividade entre Disjuntores

Mensagem por joaoosvaldo »

O poder de corte dos disjuntores não influencia em nada a seletividade.

Para verificar se dois disjuntores têm seletividade total entre si tem de sobrepor as duas curvas de disparo dos disjuntores e a curva do disjuntor localizado a jusante deve estar à esquerda da do disjuntor a montante.

Uma regra prática é "saltar" um valor estipulado, por exemplo um disjuntor de 25A não é seletivo com um de 32A mas à partida já o é com um de 40A. Mas para ter a certeza só verificando as curvas de disparo dos dois disjuntores em questão. Podem ainda não ter seletividade total mas possuírem seletividade parcial entre eles caso ao sobrepor as curvas exista uma zona em que estas se intersetam.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
NosferatuPT
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2012, 19:25
Been thanked: 1 time

Mensagem por NosferatuPT »

Muito obrigado pela resposta! :)
Neste caso, como não nos dão mais informações (curvas dos disjuntores), penso que a minha resposta está correcta.

Só mais uma dúvida..
Apenas se pode falar em selectividade e filiação quando se compara disjuntores de quadros diferentes (geral e parcial, por exemplo), certo?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

NosferatuPT Escreveu:Muito obrigado pela resposta! :)
Neste caso, como não nos dão mais informações (curvas dos disjuntores), penso que a minha resposta está correcta.

Só mais uma dúvida..
Apenas se pode falar em selectividade e filiação quando se compara disjuntores de quadros diferentes (geral e parcial, por exemplo), certo?
Sim. Só faz sentido falar em seletividade entre dois ou mais disjuntores se estes estão uns a jusante dos outros.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Dúvidas”