valor por metro, de cabo subterraeo trifasico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 jun 2010, 14:15
valor por metro, de cabo subterraeo trifasico
Boas. Fiz um pedido de baixada electrica para ligação de uma bomba submersivel de furo para irrigação de olival, e cuja potencia contratada é 13,8kva. Foi contruido um muro na periferia do olival com as respectivas portinholas. Aconteçe que a distancia do muro á casa do furo são 350 metros, onde quero aplicar um cabo subterraneo. O motivo da minha preocupação é que o valor do cabo ultrapassa os 14€/metro, e que me vai custar uma pequena fortuna. Agradeço esclarecimentos sobre alternativas mais economicas.
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2010, 17:10
Re: valor por metro, de cabo subterraeo trifasico
Boas
Escolhe um cabo em alumínio
sai sempre muito mais barato
L.L.
Escolhe um cabo em alumínio
sai sempre muito mais barato
L.L.
-
O valor de 14,20 €/ metro é só do cabo. A abertura da vala fica a 1,30€/metro. Ainda não sei o valor do orçamento da baixada, mas o que mais me preocupa é os mais de 5000€ para enterrar um cabo do muro onde está a portinhola até ao furo
Viva,
Mais vale criar um pequeno compartimento junto da portinhola para instalar o quadro de entrada da instalação. Assim reduzia o comprimento que vai da portinhola ao quadro de entrada (o mais penalizador uma vez que tem que respeitar os tais 1,5% d queda de tensão) e do quadro de entrada sai uma saída para alimentar a casa do furo que terá que ser dimensionada tendo em conta 5% de queda de tensão o que vai permitir reduzir significativamente a secção do cabo a aplicar.
Porque uma canalização de entrada para 13,8kVA com 350m sai sem dúvida muito cara!
Cumprimentos,
Mais vale criar um pequeno compartimento junto da portinhola para instalar o quadro de entrada da instalação. Assim reduzia o comprimento que vai da portinhola ao quadro de entrada (o mais penalizador uma vez que tem que respeitar os tais 1,5% d queda de tensão) e do quadro de entrada sai uma saída para alimentar a casa do furo que terá que ser dimensionada tendo em conta 5% de queda de tensão o que vai permitir reduzir significativamente a secção do cabo a aplicar.
Porque uma canalização de entrada para 13,8kVA com 350m sai sem dúvida muito cara!
Cumprimentos,
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Boas,
Só um á parte, esse pedido de baixada é para resinto de motor, é que se é eu fazia como o colega anterior disse, fazia um pequeno compartimento, onde colocaria o quadro electrico e a respectiva ficha de encrevamento para motor, e o cabo só colocaria a seguir a passagem da vesturia, porque para pedir vesturia não é precisso estar la a bomba nem precisa de passar cabo. Ai nem em metade ficava.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Só um á parte, esse pedido de baixada é para resinto de motor, é que se é eu fazia como o colega anterior disse, fazia um pequeno compartimento, onde colocaria o quadro electrico e a respectiva ficha de encrevamento para motor, e o cabo só colocaria a seguir a passagem da vesturia, porque para pedir vesturia não é precisso estar la a bomba nem precisa de passar cabo. Ai nem em metade ficava.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
-
Boas.Agradeço os esclarecimentos aqui postados. Consegui que fosse aceite a colocação de um cabo de alumínio, este fica a cerca de 3,5€/metro, portanto mais acessível que o cabo de cobre. Como já tenho o muro com a portinhola e a casa do furo construídos, vou seguir em frente com esta opção.