Pergunta sobre, Diâmetro de tubos e repiques de tomadas

J. R.
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 01:11

Pergunta sobre, Diâmetro de tubos e repiques de tomadas

Mensagem por J. R. »

Viva!
Gostaria de apelar se possível, a possibilidade de uma dica para a seguintes questões para uma moradia unifamiliar:

O projecto ITED inicial já não é valido devido ao cliente querer mais tomadas alem do que vinha do projecto.
Irá ser feito novo projecto após a conclusão da Instalação ITED.

1º Questão:
Tenho 8+8=16 tomadas de TV, ou seja são 2 tomas de TV por cada assoalhada que são 16 na totalidade.
A pergunta é:
Posso fazer repique de uma tomada para a outra na respectiva assoalhada, de maneira que só passe 8 circuitos directos e a 2ª tomada de cada assoalhada seja repicada da outra?
Ou tenho mesmo que fazer também circuitos directos para essas tomadas que estão repetidas nas assoalhadas?
2º Questão:
Estou a colocar tubagem independente para TV (RG59) e TL (UTP) não passa os cabos juntos no mesmo tubo.
A pergunta é:
Qual o diâmetro de tubo que é autorizado para as derivações das tomadas de TV e TL, tem mesmo que ser a tubo 25m/m ou posso passar tubo de 20m/m visto ser tubagem separada?

Agradecia se possível uma dica em relação a estas questões.
Cumprimentos
João Ramalho
:D
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Pergunta sobre, Diâmetro de tubos e repiques de tomadas

Mensagem por Varejo »

J. R. Escreveu:Viva!
Gostaria de apelar se possível, a possibilidade de uma dica para a seguintes questões para uma moradia unifamiliar:

O projecto ITED inicial já não é valido devido ao cliente querer mais tomadas alem do que vinha do projecto.
Irá ser feito novo projecto após a conclusão da Instalação ITED.

1º Questão:
Tenho 8+8=16 tomadas de TV, ou seja são 2 tomas de TV por cada assoalhada que são 16 na totalidade.
A pergunta é:
Posso fazer repique de uma tomada para a outra na respectiva assoalhada, de maneira que só passe 8 circuitos directos e a 2ª tomada de cada assoalhada seja repicada da outra?
Ou tenho mesmo que fazer também circuitos directos para essas tomadas que estão repetidas nas assoalhadas?
2º Questão:
Estou a colocar tubagem independente para TV (RG59) e TL (UTP) não passa os cabos juntos no mesmo tubo.
A pergunta é:
Qual o diâmetro de tubo que é autorizado para as derivações das tomadas de TV e TL, tem mesmo que ser a tubo 25m/m ou posso passar tubo de 20m/m visto ser tubagem separada?

Agradecia se possível uma dica em relação a estas questões.
Cumprimentos
João Ramalho
Boas,
1º a tubagem minima no ITED é 25mm.
2º podes passar cabos coaxiais e pares de cobre no mesmo tubo.
3º na coaxial não podes repicar nada as tomadas são todas terminais e directas ao ATI.
4º não podes repicar, mas podes é usar os mesmos tubos para passar os cabos.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
J. R.
Curioso
Curioso

Mensagem por J. R. »

Boas!
Ok!
A parte de passar os cabos coaxiais e pares de cobre no mesmo tubo, eu sabia.
1º - Passar 2 cabos coaxiais e 1 UTP até á 1º tomada e depois dessa mesma tomada, derivar, (sem cortar) 2 pontos, 1 para o ponto de TL e outro para a 2ª TV é autorizado?
2º - E essa tubagem de passagem embora só irá um cabo individual também tem de ser a 25m/m ou posso passar para 20m/m?
3º - Indo pela hipótese de passar o Circuito de tubagem desde a ATI até aos pontos de TL (UTP) independente da TV qual o diâmetro do tubo autorizado?
4º - A tubagem tem que ser obrigatoriamente ISOGRIS ou posso utilizar outro tipo de tubagem ex: Anelado de 25m/m?
Hehe! Estava esperançado que podia reduzir o diâmetro da tubagem, por isso é que queria separar os tubos de cabos coaxiais e pares de cobre, pois utilizar tubo ISOGRIS de 25m/m para as caixas de aparelhagem é chato de trabalhar.
Agradeço desde já a dica que deu e não querendo abusar já agora, responda-me a estas.
Cumprimentos
João Ramalho
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

J. R. Escreveu:Boas!
Ok!
1º - Passar 2 cabos coaxiais e 1 UTP até á 1º tomada e depois dessa mesma tomada, derivar, (sem cortar) 2 pontos, 1 para o ponto de TL e outro para a 2ª TV é autorizado?
2º - E essa tubagem de passagem embora só irá um cabo individual também tem de ser a 25m/m ou posso passar para 20m/m?
3º - Indo pela hipótese de passar o Circuito de tubagem desde a ATI até aos pontos de TL (UTP) independente da TV qual o diâmetro do tubo autorizado?
4º - A tubagem tem que ser obrigatoriamente ISOGRIS ou posso utilizar outro tipo de tubagem ex: Anelado de 25m/m?
Hehe! Estava esperançado que podia reduzir o diâmetro da tubagem, por isso é que queria separar os tubos de cabos coaxiais e pares de cobre, pois utilizar tubo ISOGRIS de 25m/m para as caixas de aparelhagem é chato de trabalhar.
Agradeço desde já a dica que deu e não querendo abusar já agora, responda-me a estas.
Cumprimentos
João Ramalho
Boas, resposta pelos pontos:
1º desde que os cabos sejam sempre directos podem fazer passagem pelas caixas.
2º a tubagem minima em ITED é 25mm, se colocares tubo de 20mm só com 1 cabo, pode ser aprovado mas o certificador escreve no relatório de vistoria que tem tubo de 20mm. portanto evita!!!
3º resposta 2
4º a tubagem só tem de ser Isogris se for pelo chão, pelas paredes pode ser corrugado!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
J. R.
Curioso
Curioso

Mensagem por J. R. »

Boas!
Agradeço todas as dicas que me facultou.
Ok!
Já vi que tem mesmo que ser assim.
Mais uma vês,muito obrigado.
Cumprimentos
João Ramalho
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

J. R. Escreveu:Estou a colocar tubagem independente para TV (RG59) e TL (UTP) não passa os cabos juntos no mesmo tubo.
Não te aconselho a utilização do RG59 para o ITED, o RG59 é muito bom para trabalhar em sinais de Vídeo-Composto, mas já me deu problemas a trabalhar com sinais de RF.

Se possível utiliza na distribuição cabos do tipo RG6

Até porque as fichas F de compressão não trabalham bem nos cabos RG59.

Um abraço
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Mensagem por luisguerreiro »

Fernando Escreveu:
J. R. Escreveu:Estou a colocar tubagem independente para TV (RG59) e TL (UTP) não passa os cabos juntos no mesmo tubo.
Não te aconselho a utilização do RG59 para o ITED, o RG59 é muito bom para trabalhar em sinais de Vídeo-Composto, mas já me deu problemas a trabalhar com sinais de RF.

Um abraço
acho que rj59 nao da para ited, nao suporta as frequencia matv...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

luisguerreiro Escreveu:
Fernando Escreveu:

Um abraço
acho que rj59 nao da para ited, nao suporta as frequencia matv...
Boas, suporta NQ2A ou NQ2B dependendo do tipo, portanto pode ser aplicado no ITED, assim como o RG6.
J. R.
Curioso
Curioso

Mensagem por J. R. »

Boas!
É permitido pelo ITED e segundo as especificações técnicas tem uma perda de 3.1dB em 100Mt.
A nível de Coneticas de ligação, eu utilizo de cravar para o respectivo cabo tem uma perca de 0.6dB como terminal e 1dB como união.
O desempenho a nível de qualidade em RF não tenho razão de queixa, tenho feito sistemas de circuitos fechados de TV misturado com Analógico e Digital e até á data não deu buraco.
Por outro lado a nível de tomadas ai sim já me dei mal com varias marcas, actualmente só utilizo FTE e Televes, de momento estou a testar as tomadas da Fagor vamos ver se correspondem as exigências.
Contera, Legrand, Somil, e tudo mais que aparece barato, é para esquecer
Cumprimentos
João Ramalho
xoomhacker
Curioso
Curioso
Registado: 18 nov 2007, 14:31

Mensagem por xoomhacker »

É permitido pelo ITED e segundo as especificações técnicas tem uma perda de 3.1dB em 100Mt.
:shock:

Era bom... RG59 ter uma atenuação de 3.1dB em 100 mts a 750Mhz...
Nem o C750....
eletroteam
Curioso
Curioso
Registado: 10 nov 2007, 14:14

Mensagem por eletroteam »

Varejo Escreveu:
Ok!
Cumprimentos
João Ramalho
2º a tubagem minima em ITED é 25mm, se colocares tubo de 20mm só com 1 cabo, pode ser aprovado mas o certificador escreve no relatório de vistoria que tem tubo de 20mm. portanto evita!!!
3º resposta 2
4º a tubagem só tem de ser Isogris se for pelo chão, pelas paredes pode ser corrugado!!!

Boas estas enganado, o corrugado não permitido no ITED, apenas o de dupla-parede
smonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por smonteiro »

Já repararam que o projecto exemplo do manual ITED é todo feito com tubo 20?
Sérgio Monteiro
www.spmengenharia.com
adufo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mar 2008, 14:13

Mensagem por adufo »

O corrugado é permito em ited, pode-se usar sem problema
J. R.
Curioso
Curioso

Mensagem por J. R. »

Boas!
Penso que sim, mas só se passar pelas paredes, não pelo chão, é a única maneira de poder usar corrugado.
Em relação aos projectos, realmente eles falam em diâmetro de 20 mas de interior, o grande problema é que o tubo de 20 tem um interior de +/- 17 e ai eles chumbam.
Agora!
Já estava na altura dos fabricantes de tubos lançarem um tubo corrugado com paredes reforçadas com diâmetro interior de 20 (Verde), de certeza que tinha uma boa saída, já existe de 32 podiam reduzir + um bocado.
Facilitava o pessoal.
Eu adoptei em utilizar uma ponta de tubo VD 25 com 1 curva rente ao chão, já dá para os pedreiros taparem os tubos das caixas e a partir dai passo tubo Isogris 25 pelo chão, é + fácil de trabalhar e mais rápido, não é o preço das curvas e tubo que fazem a diferença.
Cumprimentos.
João Ramalho
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

eletroteam Escreveu:
Varejo Escreveu:
Ok!
Cumprimentos
João Ramalho
3º resposta 2

Boas estas enganado, o corrugado não permitido no ITED, apenas o de dupla-parede
Boas, convem leres o manual 1º antes de dizeres que os outros estão enganados!!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”