Secador de Ar Comprimido

Responder
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Agradecimento recebido: 5 vezes

Secador de Ar Comprimido

Mensagem por jodsbrum »

Na empresa onde trabalho, temos sistemas pneumáticos e o sistema de Ar Comprimido tem um secador, só que esse secador queimou o compressor e após reparação se ligamos o secador ao fim de algumas horas ficamos sem ar comprimido devido ao congelamento da humidade dentro dos tubos.
Perante estes sintomas é fácil deduzir que o problema na montagem do novo compressor e na quantidade de gás utilizada e o que eu pretendia era saber se alguém me poderia ajudar fornecendo alguns dados que possam resolver o problema, tais como esquemas de funcionamento destes sistemas, quantidades de gas, etc. etc...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 221 vezes

Re: Secador de Ar Comprimido

Mensagem por Mário »

Boas "jodsbrum"

Eu, posso.
Manda-me marca, modelo, ano, do secador, e tipo de gás, marca e modelo do compressor de "frio"
Se quiseres mais, manda-me a marca e modelo dos compressores de ar e a pressão de trabalho. Também posso ir repará-lo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jodsbrum »

Bom dia Mário
Quanto a vires reparar o secador, teria muito gosto, mas acho que o custo da tua deslocação aos Açores e a reparação, talvez seja melhor comprar um secador novo.
A marca do secador é da Atlas Copco Modelo- FD40 do Ano-2002 Pressão do Ar Comprimido - 13bar
O compressor não lhe consegui ver a marca, apenas tem uma etiqueta com um desenho de um índio e os seguintes números 6B86630200 CAE4448Y o tipo de gás R134A. De momento são os dados que te posso dar e espero que sejam suficientes.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

jodsbrum Escreveu:Bom dia Mário
Quanto a vires reparar o secador, teria muito gosto, mas acho que o custo da tua deslocação aos Açores e a reparação, talvez seja melhor comprar um secador novo.
A marca do secador é da Atlas Copco Modelo- FD40 do Ano-2002 Pressão do Ar Comprimido - 13bar
O compressor não lhe consegui ver a marca, apenas tem uma etiqueta com um desenho de um índio e os seguintes números 6B86630200 CAE4448Y o tipo de gás R134A. De momento são os dados que te posso dar e espero que sejam suficientes.

a do indio, são compressores Tecumseh, material norte-americano

na fabrica da cerveja em Via-Longa existe sistemas desses, a carga de gás ronda as 200g

penso que não deve ser muito diferente
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "jodsbrum"

Tens manómetros para saberes a pressão que tens na aspiração e na alta?
Sabes se mexeram na valvula reguladora de carga?
O termometro qual o valor que mostra?
Sabes quanto de gás é puseram? (mas não é importante, agora)

Ps: Eu não gosto de andar de avião.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jodsbrum »

Bom dia Mário

Quanto aos manómetros não tem, por isso não sei qual a pressão na baixa e na alta.
Se mexeram na válvula reguladora de carga - por aquilo que eu vi, (embora não perceba muito disto) julgo que não tem válvula reguladora de carga apenas vejo o compressor, o condensador, o evaporador não se vê, pois está isolado com os tubos de ar comprimido, um pressostato que apenas desliga o ventilador do condensador e um capilar.
A temperatura indicada é de -10ºC
Quanto à quantidade de gás metida não sei e o que eu pretendia era saber mais ou menos o funcionamento do equipamento e possíveis causas, para eu poder discutir com o técnico que substituiu o compressor.

Cumprimentos

João Brum
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
jodsbrum Escreveu:Bom dia Mário
Quanto aos manómetros não tem, por isso não sei qual a pressão na baixa e na alta.
Os Atlas não vêm com eles. Podias era ter uns aí.
Se mexeram na válvula reguladora de carga - por aquilo que eu vi, (embora não perceba muito disto) julgo que não tem válvula reguladora de carga apenas vejo o compressor, o condensador, o evaporador não se vê, pois está isolado com os tubos de ar comprimido, um pressostato que apenas desliga o ventilador do condensador e um capilar.
Tem valvula e por norma uma tampa amarela, por cima do reservatório de liquido, do lado direito da máquina.
A temperatura indicada é de -10ºC
Falta gás e podem ter mexido na valvula de carga
Quanto à quantidade de gás metida não sei e o que eu pretendia era saber mais ou menos o funcionamento do equipamento e possíveis causas, para eu poder discutir com o técnico que substituiu o compressor.
Vou-te mandar o meu numero de télélé em Mp.
Cumprimentos
João Brum
Tens válvulas de by-pass instaladas no secador? é que se não tens, não é possível afinar com o ar comprimido a passar.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”