Reservatórios enterradas e à superficie para grupos emergênc

Responder
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Reservatórios enterradas e à superficie para grupos emergênc

Mensagem por parreirajoao »

Boas

Alguém me sabe dizer qual a legislação aplicável a reservatórios enterrados ou à superficie, a gasóleo, para alimentação de grupos de emergência?

Por exemplo um empreendimento com um piso -1 para estacionamento (comum aos 3 edificios) e 3 edificios (cada um com o seu próprio grupo), onde poderei colocar um reservatório de 60 m3 (este alimentará cada um dos depósitos no chassi de cada grupo).
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Reservatórios enterradas e à superficie para grupos emer

Mensagem por jaimereis »

este documento foi deixado por um colega aqui no forum( não me lembro de quem, peço desculpa por isso)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Só fala em distâncias minimas (5 metros) para reservatórios à superficie.

E para reservatórios enterrados? Pode ficar encostado ao edificio?

jaimereis Escreveu:este documento foi deixado por um colega aqui no forum( não me lembro de quem, peço desculpa por isso)
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

eu faço a assistencia tecnica a varios edificios, e em muitos deles(alguns bastante recentes) a cisterna encontra-se praticamente encostada aos muros/fundações, quase todos tem mesmo acesso por alçapão á entrada da garagem, penso que em termos de construção civil a cisterna tem que estar dentro de um " bunker" com a ventilação necessaria, existem tambem, num dos edficios uma delas foi substituida recentemente, a cisterna é de um material novo,não sei especificações, onde não se criou o tal "bunker", ficou directamente enterrada á entrada da garagem ao lado da antiga, com um bocal de acesso, e a tubagem necessaria.

de momento estou numa instalção fixa na expo, vou ver se consigo passar por este edificio(fica em oeiras), e tentar arranjar os desenhos da alteração, mas é capaz de demorar
Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Ok. Obrigado.

Eu tenho estado a ler a portaria 1057 e está indicado que reservatórios enterrados não podem ficar sob os edificios.

Os superficiais têm de manter uma distância mínima de 5 metros.

Para já vou considerar os 5 metros para ambos os casos.
jaimereis Escreveu:boas

eu faço a assistencia tecnica a varios edificios, e em muitos deles(alguns bastante recentes) a cisterna encontra-se praticamente encostada aos muros/fundações, quase todos tem mesmo acesso por alçapão á entrada da garagem, penso que em termos de construção civil a cisterna tem que estar dentro de um " bunker" com a ventilação necessaria, existem tambem, num dos edficios uma delas foi substituida recentemente, a cisterna é de um material novo,não sei especificações, onde não se criou o tal "bunker", ficou directamente enterrada á entrada da garagem ao lado da antiga, com um bocal de acesso, e a tubagem necessaria.

de momento estou numa instalção fixa na expo, vou ver se consigo passar por este edificio(fica em oeiras), e tentar arranjar os desenhos da alteração, mas é capaz de demorar
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 221 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
parreirajoao Escreveu:Boas
Alguém me sabe dizer qual a legislação aplicável a reservatórios enterrados ou à superficie, a gasóleo, para alimentação de grupos de emergência?
Por exemplo um empreendimento com um piso -1 para estacionamento (comum aos 3 edificios) e 3 edificios (cada um com o seu próprio grupo), onde poderei colocar um reservatório de 60 m3 (este alimentará cada um dos depósitos no chassi de cada grupo).
Creio que 50m3 é o máximo permitido. Mas deves de ter atenção ao tempo que o combustível vais estar, sem ser consumido. (perde características)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Não é para um sistema em stand-by, mas sim para um sistema em continuo.

Para já cheguei a um reservatório de 60 m3.

Porquê 50 m3 é o máximo permitido?
Mário Escreveu:Boas
parreirajoao Escreveu:Boas
Creio que 50m3 é o máximo permitido. Mas deves de ter atenção ao tempo que o combustível vais estar, sem ser consumido. (perde características)

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "parreirajoao"

Era 50m3, mas agora não sei se foi alterado.
Se é para continuo, mas como dizias "para alimentação de grupos de emergência?" (e se for cá, já pensaste em gás?)

Para quantos dias o combustivel? e quantos kg/h?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Olá Mário.

Obrigado.

Sim, é para continuo (Angola/Talatona), para alimentar 3 grupos de emergência. Ainda não efectuei o balanço de potências, mas andará à volta de S=1000 kVA/cada.

Ainda não pensei em gás, mas penso que para Luanda, é mais barato se for a diesel, não?

Estou a pensar na autonomia para 1 semana.

O caudal consumido, só vendo.

Assim que começar a desenvolver o projecto, falamos.

Mário Escreveu:Boas "parreirajoao"

Era 50m3, mas agora não sei se foi alterado.
Se é para continuo, mas como dizias "para alimentação de grupos de emergência?" (e se for cá, já pensaste em gás?)

Para quantos dias o combustivel? e quantos kg/h?

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "parreirajoao"

"Sim, é para continuo (Angola/Talatona), para alimentar 3 grupos de emergência. Ainda não efectuei o balanço de potências, mas andará à volta de S=1000 kVA/cada."
Deve de andar pelos 200l/h+ -

"Ainda não pensei em gás, mas penso que para Luanda, é mais barato se for a diesel, não?"
Angola diesel

"Estou a pensar na autonomia para 1 semana"
É capaz de não chegar para os 3 apleno

Cump.
Mário
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Se for reservatório à superficie, além de uma bacia de retenção, é necessário mais alguma coisa? Extintores, etc..

Por exemplo para o GPL, é necessária uma vedação. Neste também é necessário?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Já agora qual o período máximo de armazenamento de combustível para que ainda esteja próprio para utilização?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

A autonomia deve rondar os 3 dias.

joaoosvaldo Escreveu:Já agora qual o período máximo de armazenamento de combustível para que ainda esteja próprio para utilização?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

parreirajoao Escreveu:A autonomia deve rondar os 3 dias.

joaoosvaldo Escreveu:Já agora qual o período máximo de armazenamento de combustível para que ainda esteja próprio para utilização?
Referia-me ao tempo máximo de armazenamento de combustível. Por exemplo se no tanque estiver armazenado o combustível e não existir consumo (sei que não é o caso deste projecto porque é para contínuo) dado que este perde propriedades qual o tempo máximo que este pode estar armazenado sem ser consumido. Tempo de armazenamento máximo para que o combustível ainda seja adequado para ser utilizado.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Não faço a minima ideia.
joaoosvaldo Escreveu:
parreirajoao Escreveu:A autonomia deve rondar os 3 dias.

Referia-me ao tempo máximo de armazenamento de combustível. Por exemplo se no tanque estiver armazenado o combustível e não existir consumo (sei que não é o caso deste projecto porque é para contínuo) dado que este perde propriedades qual o tempo máximo que este pode estar armazenado sem ser consumido. Tempo de armazenamento máximo para que o combustível ainda seja adequado para ser utilizado.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”