calculo consumo de uma florescente
calculo consumo de uma florescente
boa noite amigos do forum , precisava de calcular o consumo em termos de potencia de uma florescente de 58w mas não sei o calcular o consumo do balasto obrigado pela vossa atenção
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: calculo consumo de uma florescente
Costuma ser dado pelos fabricantes de balastros. Nos ferromagnéticos antigos, numa lâmpada de 58W, era usado um balastro que consumida cerca de 12W
obrigado nelmindo pela sua resposta sendo assim terei de somar os 12w aos 58w da lampada . 

- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Mas atenção que depende do fabricante tal como foi referido! Não quer dizer que sejam sempre 12W o consumo dos balastros para lâmpadas de 58W.vilão Escreveu:obrigado nelmindo pela sua resposta sendo assim terei de somar os 12w aos 58w da lampada .
Se fossem balastros electrónicos o consumo é quase "insignificante" <3 ou 4W na maioria dos casos.
Última edição por joaoosvaldo em 10 nov 2010, 09:35, editado 3 vezes no total.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
O consumo médio de uma lâmpada fluorescente de 58W com balastro ferromagnético, e pouca diferença tem de fabricante para fabricante o seu consumo oscila entre 90 e os 110W dependendo também do valor da tensão da rede.
Cpm.
O consumo médio de uma lâmpada fluorescente de 58W com balastro ferromagnético, e pouca diferença tem de fabricante para fabricante o seu consumo oscila entre 90 e os 110W dependendo também do valor da tensão da rede.
Cpm.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Josecalado Escreveu:Boas!
Cpm.

O consumo de uma fluorescente de 58W com balastro ferromagnético fica à volta dos 70W (12W de consumo no balastro - dados da OSRAM para balastros ferromagnéticos da classe D)!!!!! De notar que o consumo varia com a própria classe do balastro se for um balastro da classe C da OSRAM por exemplo o consumo total passa para 67W!!!!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Caro João Osvaldo,
Acredito que seja como diz, possivelmente baseia-se em dados da Osram, o que é facto é que são raras as luminárias equipadas com balastros ferromagnéticos da Osram, e nas várias medições de consumo que tenho efectuado nunca medi consumos com esses valores.
Cpm.
Acredito que seja como diz, possivelmente baseia-se em dados da Osram, o que é facto é que são raras as luminárias equipadas com balastros ferromagnéticos da Osram, e nas várias medições de consumo que tenho efectuado nunca medi consumos com esses valores.
Cpm.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Os dados da Philips são idênticos!!! Se o consumo total de uma lâmpada de 58W fosse de 110W quase que o balastro consome mais do que a propria lâmpada!!!Josecalado Escreveu:Caro João Osvaldo,
Cpm.
- nelmindo
- Team Apoio
É provável que consuma "110W", quando são medidos...
Se fizer Intensidade x Tensão, é bem provável que chegue a esse valor. Só que neste caso não são W, mas sim VA. Como o factor de potência anda na casa dos 0,6 os valores apresentados de 67W para 110VA são compatíveis.
Se fizer Intensidade x Tensão, é bem provável que chegue a esse valor. Só que neste caso não são W, mas sim VA. Como o factor de potência anda na casa dos 0,6 os valores apresentados de 67W para 110VA são compatíveis.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Correcto (110VA será a potência aparente do conjunto total lâmpada+balastro).nelmindo Escreveu:É provável que consuma "110W", quando são medidos...
Mas os consumos vão depender sempre da classe energética do balastro:
- B1: magnéticos com muito baixas perdas;
- B2: magnéticos de perdas reduzidas;
- C: magnéticos standard;
- D: magnéticos com altas perdas.
- nelmindo
- Team Apoio
Aqui vai uma tabela encontrada num PDF:
http://paginas.fe.up.pt/~arminio/lumiind/BalElect.pdf
amigos obrigado pelas vossas respostas mas tenho uma garagem com 21 florescentes de 58w da osram com balasto ferromagnetico e com a pinça amperimetrica meço 13 amperes pelo que o valor do conjunto lampada balastro não é de 110 watt porque daria uma corrente de 10,5 amper.
- nelmindo
- Team Apoio
O que está a medir, é armaduras não compensadas, logo o valor que apresenta de corrente é alto.
Eu quando coloquei 110W em aspas, pensei que soubesse de que eu estava a referir!
Esses 110W, não são 110W mas sim 110VA (Potência aparente "S")
A potência activa P em W, é como lhe digo, usando balastros dos antigos não vai além dos 70W por consumo do conjunto balastro+lâmpada.
S = P / Cos phi
Se (suposições para efeitos didácticos) P=70 e cos phi = 0.49, S será 142VA
Se S = U x I e se 142 x 21 lâmpadas dá 2980VA, então I = S / U; 2980/230 dará o que mede com a pinça
Eu quando coloquei 110W em aspas, pensei que soubesse de que eu estava a referir!
Esses 110W, não são 110W mas sim 110VA (Potência aparente "S")
A potência activa P em W, é como lhe digo, usando balastros dos antigos não vai além dos 70W por consumo do conjunto balastro+lâmpada.
S = P / Cos phi
Se (suposições para efeitos didácticos) P=70 e cos phi = 0.49, S será 142VA
Se S = U x I e se 142 x 21 lâmpadas dá 2980VA, então I = S / U; 2980/230 dará o que mede com a pinça
obrigado nelmindo pela sua explicação , tambem aos outros membros pela colaboração.
Eu pessoalmente conto sempre por ex. 1x36W = 50W, 1x58w=75W..!! Julgo ser suficiente!vilão Escreveu:amigos obrigado pelas vossas respostas mas tenho uma garagem com 21 florescentes de 58w da osram com balasto ferromagnetico e com a pinça amperimetrica meço 13 amperes pelo que o valor do conjunto lampada balastro não é de 110 watt porque daria uma corrente de 10,5 amper.