necessidade de instalar portinhola

Responder
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

necessidade de instalar portinhola

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Alguém me sabe dizer onde encontrar, ou até mesmo disponibilizar um documento onde esteja especificado em que situações se deve instalar uma portinhola numa instalação eléctrica?
Penso que deve ser sempre instalada, excepto se a EDP dispensar, mas não consigo encontrar nada nas RTIEBT, nem noutro documento.
Desde já, agradeço a vossa atenção.
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Re: necessidade de instalar portinhola

Mensagem por Miguel P. »

Talvez ajude:

DIT-C14-100/N -- LIGAÇÃO DE CLIENTES DE BAIXA TENSÃO

5 FRONTEIRA ENTRE A REDE BT E A INSTALAÇÃO DO CLIENTE

Considera-se como fronteira entre a rede BT e a instalação do cliente os ligadores de saída dos fusíveis existentes na portinhola. Nos casos em que, excepcionalmente e por indicação da EDP Distribuição, se puder dispensar a instalação da portinhola, o limite da rede de distribuição termina nos ligadores de entrada do contador ou nos ligadores de entrada do quadro de colunas do edifício.
É da responsabilidade do cliente, por se tratar de uma instalação que lhe pertence, toda a instalação situada a jusante dos ligadores de saída da portinhola, incluindo o tubo de protecção e os condutores de ligação entre a portinhola e a caixa de contagem, os ligadores dos condutores, a caixa de contagem e a ligação entre a caixa de contagem e o quadro de entrada da sua instalação.
São igualmente do cliente, não fazendo, consequentemente, parte da rede de distribuição, as instalações colectivas do edifício e respectivas entradas situadas a jusante dos ligadores de saída da portinhola, dos ligadores de entrada do contador ou dos ligadores de entrada do quadro de colunas do edifício, conforme o caso.
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Já tinha encontrado esse também, mas não diz especificamente que deve ser desta ou daquela maneira.
De qualquer modo, obrigado pela ajuda.
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Miguel P. »

Na minha opinião tem que existir sempre portinhola, a não ser que a EDP Distribuição a dispense.

As RTIEBT falam da origem da instalação (141), a portinhola pode ou não estar presente.

Cumprimentos,

MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
trivial
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 jan 2008, 19:56
Been thanked: 1 time

Mensagem por trivial »

por exemplo:
em locais onde o plano de pormenor o proíba, devido a Arquitectura, centro históricos, etc
mack
Curioso
Curioso
Registado: 03 mai 2009, 19:39

Mensagem por mack »

boas
se o ramal tiver uma proteçção exclusiva ( armario de distribuição ou num posto de transformação) pode-se dispensar a instalação da portinhola, em edificios de instalação colectiva.
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Miguel P. »

mack Escreveu:boas
se o ramal tiver uma proteçção exclusiva ( armario de distribuição ou num posto de transformação) pode-se dispensar a instalação da portinhola, em edificios de instalação colectiva.
Olá mack.

Isso está na secção 803 das RTIEBT não é?

Obrigado,

MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
mack
Curioso
Curioso

Mensagem por mack »

boas
exactamente

ja me aconteceu em varias colunas em lisboa, ter de pôr portinhola, porque o ramal era alimentado por um cabo comum a varios edificios.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Boas, para completar o que foi dito e muito bem, é dito que é do cliente da saida dos ligadores da portinhola, dos ligadores dos fusiveis e porque é que quando fundem os fusiveis a edp diz que é o proprietário que tem que pagar. Aqui na minha zona é assim não sei se é por todo o lado.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
labita
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 mai 2010, 08:22

Mensagem por labita »

Vou precisar de meter uma portinhola pt100 na casa dos pais da minha namorada porque vamos tirar o contador eletrico de dentro casa para meter no muro. O quadro para o contador ja la esta, agora falta a portinhola.

Sabem me dizer quanto fica uma portinhola pt100? Sou eletricista mas não estou a par dos preços dos materiais, so agora com a necessidade de fazer obras na minha futura casa é que estou mais a par dos preços das coisas.

Esta muito mau para os biscates...pagar as coisas e depois não se recebe :D ... Por isso nunca me dediquei muito a biscatada.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Uma portinhola P100, anda à volta dos 35€ (um bocadinho para mais ou para menos, dependendo do fornecedor e descontos).
mack
Curioso
Curioso

Mensagem por mack »

boas
caixa quiterios isomax ref. +324 P100 q. int. equipada com 3 seccionadores unipolares 22x58 e base de neutro - 69,70€ preço tabela
bmxcruiser
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2009, 17:27

Mensagem por bmxcruiser »

acho que devem utilizar a protinhola sempre que peçam um baixada nova á EDP.
pedro Ferreira
gfs
Curioso
Curioso
Registado: 12 jan 2009, 12:09

Mensagem por gfs »

bmxcruiser Escreveu:acho que devem utilizar a protinhola sempre que peçam um baixada nova á EDP.
pedro Ferreira
Devem utilizar não ! é obrigatorio
mack
Curioso
Curioso

Mensagem por mack »

boas
sacção 803 das RTIETB

(b) - Se o ramal tiver uma protecção exclusiva (por exemplo, num armário de distribuição ou num posto de transformação),
a portinhola e o troço comum podem não existir.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”