estores electricos esquema tubagem
-
- Curioso
- Registado: 21 set 2008, 23:50
estores electricos esquema tubagem
boas caros colegas preciso da vossa ajuda , tenho uma moradia para fazer com estores eléctricos, como nunca fiz alguma. agradecia que dessem uma ideia como fazer a implantação rede tubagem e esquema de ligações o que pertendo é tipo abrir ou fechar localmente o estore ou em alternativa no hall entrada um comando para abir ou fechar todos os estores . desde já agradeço a vossa ajuda obrigado
-
- Aprendiz
- Registado: 11 nov 2008, 11:26
- Contacto:
Re: estores electricos esquema tubagem
O estore deverá ter alimentação (óbvio).
Dependendo do sistema que colocares, pode ter interruptores (que supostamente ficam ao lado da janela/portada) ou então poderá funcionar por um tele-comando.
Eu colocaria um circuito apenas para os estores.
Poderás ter caixas de derivação.
A aplicar: VD16-H07V-U3G2.5
Dependendo do sistema que colocares, pode ter interruptores (que supostamente ficam ao lado da janela/portada) ou então poderá funcionar por um tele-comando.
Eu colocaria um circuito apenas para os estores.
Poderás ter caixas de derivação.
A aplicar: VD16-H07V-U3G2.5
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Se procurar no fórum, já há circuitos sobre estores. Já foi debatido inclusive, a ligação de comando geral, como o que pretende colocar no hall.
Em modo geral,, tem de instalar um circuito que percorra todas as caixas de estore, e daí passar um tudo para a zona do motor(caixa do enrolador)
Abraço
Se procurar no fórum, já há circuitos sobre estores. Já foi debatido inclusive, a ligação de comando geral, como o que pretende colocar no hall.
Em modo geral,, tem de instalar um circuito que percorra todas as caixas de estore, e daí passar um tudo para a zona do motor(caixa do enrolador)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Boas.
Só para completar, basta passar fio de secção 1,5 mm2 para estores.
Só para completar, basta passar fio de secção 1,5 mm2 para estores.
-
- Curioso
- Registado: 28 jan 2010, 09:29
Boas caros colegas,
Acho , como colega atras disse k o circuito em 1,5mm é o suficiente.
Atenção a instalaçao, porke se for trifasica, tem k ficar todos os estores a trabalhar na mesma fase, porke o siatema da legranda trabalha por radiofrequencia, foi o unico k colokei ate altura e com comando central , num corredor para abrir e fechar todos os estores de casa.
continuação de boas faíscas

Atenção a instalaçao, porke se for trifasica, tem k ficar todos os estores a trabalhar na mesma fase, porke o siatema da legranda trabalha por radiofrequencia, foi o unico k colokei ate altura e com comando central , num corredor para abrir e fechar todos os estores de casa.
continuação de boas faíscas

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Deve haver aqui confusão de rádio-frequencia com frequência portadora.carlos fernandes Escreveu:Boas caros colegas,
continuação de boas faíscas![]()
Claro que como diz o 'nelmindo' deverá ser portadora (caso não seja mesmo sistema via rádio).carlos fernandes Escreveu:Boas caros colegas,
Atenção a instalaçao, porke se for trifasica, tem k ficar todos os estores a trabalhar na mesma fase, porke o siatema da legranda trabalha por radiofrequência, foi o único k colokei ate altura e com comando central , num corredor para abrir e fechar todos os estores de casa.
continuação de boas faíscas![]()
Junto um anexo de comandos da "Legrand" para controlo local e central (onde fica o chamado 'master'). É económico.
A centralização dos comandos implica que por cada estore tenhas que aplicar um 'módulo de comando', aonde ligas o comando local (normal/mecânico) e a linha do comando central.
Assim, se se repicar a alimentação entre estores, tem-se passar 5 fios (de 1,5 mm). São os 4 do esquema mais a indispensável 'terra'.
Legalmente podem alimentar-se estores a 1,5mm/10A. Contudo, se forem vários terás que fazer contas, dependendo do tipo de estores. Actualmente os compactos, para janelas, consomem bem menos de 1A.
Uma curiosidade desagradável: não se devem comandar dois estores paralelos (há casos em que nos pedem: salas, etc.) com um único comando. Eléctricamente pareceria possível: cada um tem os seus fins de curso. O primeiro que chegar, pára!
Mas nestas condições, dizem os montadores, há instabilidade. Já são vários fornecedores de estores a avisar. Ao fim de algum tempo um deles fica não totalmente aberto ou fechado! (No final, começam a "saltitar", dizem).
(Será devido a uma força contra-electromotriz, por estarem interligados numa caixa logo ali ao lado? Mas os fins de curso? Devem ser ligados de forma que desconheço).
O certo é que existem no mercado módulos especiais para estes casos (têm saídas para M1 e M2 num único módulo). A "Legrand" não tem. O mecanismo difere de alguns milissegundos o funcionamento de ambos, explicaram-me.
Se forem 3 estores simultâneos, aplicam um módulo duplo + 1 simples. Curioso.
No trabalho que estou a executar resolvi a situação, convencendo o cliente a aplicarem-se comandos independentes para cada estore, mesmo nos que estão lado a lado.
- Anexos
-
- Legrand_Comando-Estores.pdf
- (1.61 MiB) Transferido 625 vezes
mig666
Muito obrigado pela informação que aqui partilharam, é que desconhecia como se faria as ligações de um comando central para os estores.
Cumprimentos!!!!
Cumprimentos!!!!
O principal já foi dito. Mas, já agora, junto um esquema base, com relés e o normal teclado para estores, como "comando geral". Talvez interesse, até porque serve de base para idealizar adaptações em casos especiais.Luis_Said Escreveu:Muito obrigado pela informação que aqui partilharam, é que desconhecia como se faria as ligações de um comando central para os estores.
Cumprimentos!!!!
- Anexos
-
- Comando_Geral_e_Local_Estores_(Reles).jpg (336.16 KiB) Visto 5095 vezes
mig666
Boas!!!
Esses esquemas sao muito complicados quando tiverem tempo passem pelo site da efapel e vejam os novos comandos de estores esses sim vale a pena instalar

Esses esquemas sao muito complicados quando tiverem tempo passem pelo site da efapel e vejam os novos comandos de estores esses sim vale a pena instalar

-
- Velha Guarda
- Registado: 25 out 2009, 17:03
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 18 times
Sim esses novos da efapel ja trazem tudo dentro do mecanismo mas entanto percisamos sempre dos 5 fios e não são caros mas para trabalhar so com trez fios temos por exemp. os legrand mais caros claro mas ainda a outros
Ao apresentar o esquema (saiu em grande formato; desculpem o lapso), na prática só quis 'revelar' o esquema interno dos blocos "Legrand". Para mim, conhecer como funciona o sistema, ajuda a fazer adaptações a casos particulares ou eventualmente entender e resolver avarias. Julguei que perceberiam a indirecta.neutro Escreveu:Boas!!!
![]()
Obs.: Ao revelar o esquema, julgo não ter violado a propriedade intelectual, por se tratar de um simples circuito a relés!
Quanto aos da "Efapel", fiz uma busca rápida e não encontrei. Se algum amigo me poder indicar a referência agradeço. Que tenha a possibilidade de comando local e comando geral, centralizado. (Sistema a fio. Não rádio ou IV!)
mig666
-
- Curioso
boa noite obrigado caros colegas pelos tópicos
que me enviaram sem duvida uma grande ajuda

Última edição por trovaoazul em 19 set 2010, 16:16, editado 1 vez no total.
-
- Curioso
obrigado caros colegas agradeço a vossa ajuda pois foi muito útil para resolver a questão