Sobretensões
-
Nefelim
Re: Sobretensões
Atenção nos sistemas TN-S e TN-C apenas se usa interruptores diferenciais nos circuitos de tomadas devido ao uso incorrecto de extensões de vários metros o que faz com que os circuitos não fiquem devidamente protegidos.
Os Cortes Gerais dos quadros eléctricos não podem cortar o neutro e em cada quadro deverá ser ligado á terra, além da terra do neutro do P.T.
Os Cortes Gerais dos quadros eléctricos não podem cortar o neutro e em cada quadro deverá ser ligado á terra, além da terra do neutro do P.T.
Boas,
estou tambem preocupado com sobretensões ja estive a analisar uma soluçao que protege tuda a instalaçao e nao so o computador adaptando um rele de vigilancia de rede, no meu caso monofasico que ao passar 10% quer para cima quer para baixo (subtensao) faz disparar o geral, ja que esta assciado a uma bobine mx, pode evitar muitos problemas, evitando queimar muito equipamento em casa, como tv e por ai afora, o inconveniente é que vais ficar as escuras enquanto a rede nao estiver estavel.
espero ter dado um ajuada, ja agora o material fica por volta dos 100 euros.
estou tambem preocupado com sobretensões ja estive a analisar uma soluçao que protege tuda a instalaçao e nao so o computador adaptando um rele de vigilancia de rede, no meu caso monofasico que ao passar 10% quer para cima quer para baixo (subtensao) faz disparar o geral, ja que esta assciado a uma bobine mx, pode evitar muitos problemas, evitando queimar muito equipamento em casa, como tv e por ai afora, o inconveniente é que vais ficar as escuras enquanto a rede nao estiver estavel.
espero ter dado um ajuada, ja agora o material fica por volta dos 100 euros.
Bons dias.
A Hager por exemplo tem vários limitadores.
A minha dúvida é como o ligar, pode ser o SPN 715D.
Ligamos antes do diferencial ou depois?
Muito Obrigado
A Hager por exemplo tem vários limitadores.
A minha dúvida é como o ligar, pode ser o SPN 715D.
Ligamos antes do diferencial ou depois?
Muito Obrigado
- rebelocruz
- Quadro de Honra

- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Boas
Aqui fica alguma documentação que te deve ajudar.
Aqui fica alguma documentação que te deve ajudar.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
http://nardinieletrica.com.br/detalhesP ... rodId=1205admin Escreveu:De que forma nos podemos proteger contra sobretensões ?
-
scconduto20c
- Velha Guarda

- Registado: 30 jan 2011, 22:15
- Agradecimento recebido: 1 vez
- Contacto:
bom dia.
tive a consultar um catálogo da DEHN, onde indica o esquema de ligações e a colocação dos DST.
como é possível ver neste link:http://www.dehn.de/pdf/kataloge/UE_2010_E_complete.pdf
mas tenho uma dúvida, eles indicam para TN e IT apenas a protecção das fases.
entre o neutro e o PE não é preciso colocar nada?
pois consultando ai a página 49, desse catálogo é indicado no fim um acessório complementar ao DST instalado.
Cumprimentos, Sérgio Conduto
tive a consultar um catálogo da DEHN, onde indica o esquema de ligações e a colocação dos DST.
como é possível ver neste link:http://www.dehn.de/pdf/kataloge/UE_2010_E_complete.pdf
pois consultando ai a página 49, desse catálogo é indicado no fim um acessório complementar ao DST instalado.
Amigo, vi muitas asneiras nas repostas. Para protegeres de sobretensões usas:
- VDRs (mais barato);
- Descarregadores de Sobretensões Classe 3 (em principio).
Não existe qualquer outra forma.
Abraço
- VDRs (mais barato);
Abraço
R = U / I
- admin
- Admin

- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Enviou: 131 vezes
- Agradecimento recebido: 145 vezes
- Contacto:
tem algum esquema eléctrico que utilize o VDR precisava de proteger um computador
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
scconduto20c
- Velha Guarda

- Contacto:
Bom dia,scconduto20c Escreveu:bom dia.
A minha é saber o porque e para que serve o equipamento indicado no final da pág 49, do catalago que já indique (http://www.dehn.de/pdf/kataloge/UE_2010_E_complete.pdf) , eles indicam um equipamento acessório ao DST colocado na fase : DB M spark-gap-based protection module.
E a minha questão é saber se isso é alguma protecção entre neutro e proecção.
Obrigado pela atenção
cumprimentos, Sérgio Conduto
-
scconduto20c
- Velha Guarda

- Contacto:
nrafaelts Escreveu:Amigo, vi muitas asneiras nas repostas. Para protegeres de sobretensões usas:
- VDRs (mais barato);
Abraço
Já agora, o que significa a sigla VDRs?
E possui algum catálogo exemplificativo? bem como um esquema eléctrico que mostre a sua aplicação na instalação.
Obrigado
- admin
- Admin

- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Enviou: 131 vezes
- Agradecimento recebido: 145 vezes
- Contacto:
Significa Varistor
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Varistor
Código: Selecionar todos
Um varistor ou VDR ( do inglês Voltage Dependent Resistor) é um componente eletrônico cujo valor de resistência elétrica é uma função inversa da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.
Os VDRs são geralmente utilizados como elemento de proteção contra transientes de tensão em circuitos, tal como em filtros de linha. Montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, impedem que surtos de pequena duração os atinjam, por apresentarem uma característica de "limitador de tensão". No caso de picos de tensão de maior duração, a alta corrente que circula pelo componente faz com que o dispositivo de proteção, disjuntor ou fusível, desarme, desconectando o circuito da fonte de alimentação. O VDR proteje o equipamento a jusante desviando a sobretensão, ou sobrecorrente, para o terra, pois comporta-se como um curto-circuito submetido a altas tensõesContinue a participar activamente.
-
scconduto20c
- Velha Guarda

- Contacto:
Obrigado pela explicação.
Em todo o caso, irei utilizar no projecto DST.
Em todo o caso, irei utilizar no projecto DST.
-
scconduto20c
- Velha Guarda

- Contacto:
boa noite.
O Nível de referência das sobretensões transitórias , que é também designado pela categoria de sobretensões: Iv, III; II ou I conforme os kV que o isolamento do equipamento possua.
O Uc é calculado com base na tensão máxima em regime permanente, conforme o regime de neutro.
Up, sendo o catálogo da DEHN, é a tensão de protecção.
ou seja a tensão de escorvamento ?
atendendo as anteriores considerações, tenho um Uc=253 (230*1.1 , em TN-C) , e um equipamento com 2,5 kV (categoria II), como acho o Up?
O Nível de referência das sobretensões transitórias , que é também designado pela categoria de sobretensões: Iv, III; II ou I conforme os kV que o isolamento do equipamento possua.
O Uc é calculado com base na tensão máxima em regime permanente, conforme o regime de neutro.
Up, sendo o catálogo da DEHN, é a tensão de protecção.
ou seja a tensão de escorvamento ?
atendendo as anteriores considerações, tenho um Uc=253 (230*1.1 , em TN-C) , e um equipamento com 2,5 kV (categoria II), como acho o Up?
-
scconduto20c
- Velha Guarda

- Contacto:
Ainda relacionado com as descargas , é necessário/obrigatório a instalação de contadores de descargas?
qual a vantagem da sua instalação?
http://www.qenergia.pt/173/contadores-de-descargas.htm
- joaoosvaldo
- Team Apoio

- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Com diz no próprio link que indicou é uma recomendação. A vantagem é mesmo saber o número de descargas atmosféricas que atingiram o Pára-Raios.scconduto20c Escreveu:Ainda relacionado com as descargas , é necessário/obrigatório a instalação de contadores de descargas?