Tomada casa banho com tampa

Responder
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Tomada casa banho com tampa

Mensagem por MIG666 »

Tomadas na casa de banho tem obrigatoriamente tampa?
É que instalei uma tomada de apoio ao lavatório, agrupada com comando de estores (no volume 3 - a mais de 80 cm da base chuveiro! ID 30 mA). Disseram-me que é mesmo obrigatório tampa nas tomadas de WC. A "Mosaic-Legrand" não tem tampas para espelhos duplos. As paredes já teem azulejos... Algum amigo me pode confirmar a obrigatoriedade das tampas? [Urgente s.f.f.]
mig666
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 206 vezes

Re: Tomada casa banho com tampa

Mensagem por nelmindo »

Que eu saiba não. Quando te fizerem chegar afirmações dessas, que enunciem o ponto das regras técnicas, onde se basearam para as fazer.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Agradecimento recebido: 82 vezes

Mensagem por asalopes »

Olá,

Para as tomadas domésticas de corrente estipulada até 16A só é obrigatório que tenham obturadores.

Tomadas domésticas de corrente estipulada acima dos 16A devem ser dotadas de tampa.

Nos WC, Volume 3 como referido, deve proteger-se por diferencial de 30mA e devem ter um IPX1 como mínimo.

Nota: consultar secção 801.5.6.4 das RTIEBT.

Cumprimentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 206 vezes

Mensagem por nelmindo »

Desculpem-me, eu estva a referir-me à tampa nas tomadas. Os outros pontos que "asalopes" disse é verdade
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Agradecimento recebido: 82 vezes

Mensagem por asalopes »

Olá "nelmindo",

Quando se está de boa fé não é necessário pedir desculpa.

A minha resposta foi precisamente em sintonia e complemento ao que respondeste e sugeriste ao colega.

Aprecio essa atitude pedagógia.

Cumprimentos.
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Mensagem por apb »

Boas, a tampa só diz respeito ao IPX1, que até hà meia duzia de meses não havia no mercado tomadas com a certificação para IPX1 (tomadas shuko), apenas IP20. Após a entrada das RTIEBT os fabricantes, baseando-se na omissão da norma, criaram um certificado em que informam as séries que contemplam o IPX1, deixando desta forma de ser necessário a tampa nas tomadas dentro das casas de banho.

Cumprimentos
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por eng_jersilva »

hum..... quando é q saiu essa norma!?? nas ultimas vistorias q tive eles "implicavam" sempre com a tomada não ter tampa!?? como posso comprovar isso numa vistoria(onde arranjo essa norma)!???

abraço joão Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

apb Escreveu:Boas, a tampa só diz respeito ao IPX1, que até hà meia duzia de meses não havia no mercado tomadas com a certificação para IPX1 (tomadas shuko), apenas IP20. Após a entrada das RTIEBT os fabricantes, baseando-se na omissão da norma, criaram um certificado em que informam as séries que contemplam o IPX1, deixando desta forma de ser necessário a tampa nas tomadas dentro das casas de banho.

Cumprimentos
Pois tb ainformação que tenho smp passado aos electricista é q as tomadas devem ter tampa devido ao IPX1, e é o que têm exigido! Quais são essas séries que contemplam o IPX1?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por ecastro »

Viva

Um exemplo é a marca Niessen (Grupo ABB) em que todas as tomadas schuko com alveolos protegidos das várias series são IP21.
Pelo menos é o que diz o catalogo do fabricante
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Mensagem por apb »

Boas, se pedirem aos fabricantes o certificado estes enviam. No entanto a Efapel (7000, Logus90..) tem IP21, assim como a Legrand.

Cumprimentos
MIG666
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2008, 21:24

Mensagem por MIG666 »

eng_jersilva Escreveu:hum..... quando é q saiu essa norma!?? nas ultimas vistorias q tive eles "implicavam" sempre com a tomada não ter tampa!?? como posso comprovar isso numa vistoria(onde arranjo essa norma)!???

abraço joão Silva
Confirma-se que estou ligado a um grupo de entre-ajuda fixe. "Electricistas"!
Obrigado amigos.
O meu problema começou (e talvez continue) mesmo aqui. Nas vistorias 'querem' tampas na tomadas de WC e eu teria aplica-las em espelho duplo vertical, "Legrand/Mosaic", que parece não terem, com qualquer IPxx. Se é que outro que não o IPx1 lhes faz esquecer a tampa! [Pessoalmente, há anos tento sempre 'impingir' a tampa. Condensações acumuladas sobre a protecção dos alvéolos... a seguir as fichas 'empurram' humidade para dentro das tomadas...].
Como disse o 'jersilva', onde estão as normas?
Boa noite a todos.
mig666
Responder

Voltar para “Dúvidas”