corrente trifasica??????

Responder
tigres
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 out 2009, 20:36

corrente trifasica??????

Mensagem por tigres »

oi amigos eu vivia na america USA donde a corrente que e usada e 120 monofasica 240 trifasica (cada fase 240 voltios) como o nome diz trifasica 3 fases
mas esse nao e o problema e emigrei para belgica donde a electricidade monofasica e 240, trifasica 320-350,, comecei a trabalhar numa indusdria madeira , mandarom me ligar um motor duma serra que tinha sido rrebobinado que tem 3 fases
, tudo bem mas cuando comeco a ver a tomada eletrica tem 4 fases e 1 terra e o motor tinha as tres fases ligadas as quatro fases electricas uma das fases tinha 2 fios ligados (2 fases electricas) , o encarregado diz me que esse motor ja tinha sido rebobinado antrior mente mas o otro electicista ligo mal as fases e volto a queimar,
a minha pregunta e porque chamam aqui trifasica e tem 4 fases
- cual as fases do motor que tenho que ligar os 2 fios(2 fases ecletrica)
(o mortor nao ten datos de ligacao) nem placa de indntificacao

ja passei por burro por nao saber ligar o motor
se pudesem a judar agradecia
obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 221 vezes

Re: corrente trifasica??????

Mensagem por Mário »

Boas

1º Actualiza o perfil (profile)
Mas que confusão tens tu.
Cá na Europa as 3 fases têm 400 Voltes 50 Hz.
Nos Eua as 3 fases têm 440 Voltes 60 Hz.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 206 vezes

Mensagem por nelmindo »

Sim, há aqui qualquer coisa que não deve estar a bater bem. Afinal o motor é monofásico, para só poder ser ligado a 2 "fases" ou tem 3 fios para ser ligado em trifasico?
tigres
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tigres »

...............disculpa sr mario porter aberto otro topico.....................

si na a america a trifasico de 440 por fase , mas tambem a trifasico de 220/240 por fase
aqui na eu nao sei muito bem , esto a qui a poco tempo e a voltagem nao sei bem , e tampoco medi as fases ,sim pode ser 400 v co voce diz, sim o motor que eu tinha que ligar e trifasico e o fio que liga a corrente ao conetor ficha trifasica a quela vermelha , donde saim 5 fios 1 e terra a 2 que estabam ligados juntos a uma fase do motor e mais 2 que ligavam a 1 fase cada 1 .
fiquei asustado quando o encarregado dizme que o otro electricista ligo mal o motor e ele queimo (se eu nao sabia ligarlo nao o ligase), na america podemos trocar os fios nas fases que o que acontece e que ele roda ao contrario ( mas nao queima)
a minha pregunta , e
--como o motor pode ter queimado( a algum problema em trocar os fios)?????
--porque o motor e trifasico (3 fases) 400 e a tomada electrica saem 5 fios 1 terra 2 fios que ligam a uma fase juntos, e mais 2 fios que ligan a uma fase cada um(porque a 2 fios que saem sa tomada electrica que ligam a uma fase us 2 juntos)??????????
por nao ter ligado esse motor e ter duvidas de como ligarlo custome o emprego , o pratrao dizee qu eu nao era electriista nenhum(real mente eu nunca vi elestricidade com 4 fases e 1 neutro..)e ( que eu sei en trifasico sao 3 fases o unico problema que a de ligar mal as fases e o motor andar ao contrario
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 221 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Se na ficha (do tipo Ce,) tens 5 pinos, eles serão Terra, Neutro e 3 fases.

Se o motor é trifásico, tens que ligar cada fase da ficha, na placa de bornes do motor. Tens que saber se é ligado em triângulo, ou em estrela. Não esquecer de ligar o TERRA.

Se tiveres os fios (da fase) trocados, o que acontece é que roda em sentido contrário.

Deves de medir o motor antes de ligá-lo e depois de ter tensão deves de medir novamente para teres a certeza que está tudo Ok.

Nos Eua a tensão para habitação é 110 Voltes com 60Hz e para a industria é de 440V com 60 Hz. Eles usam transformadores para as utilizações de habitação, enquanto nós utilizamos a tensão composta para ter a simples. Ainda podes ter ai perto na Alemanha a tensão de 690 Voltes em algumas fábricas.

Se não estás familiarizado com as tensões e métodos na "CE" creio que seria bom fazeres uma pequena formação de actualização.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tigres
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tigres »

muito obrigado por esclarecerme isso dos 5 fios e as correntes eletricas na ce , isso de trocar fases eu sabia que anda oa contrario , o que nao percebo e porque uma das fases do motor tinha 2 fios ligados juntos , as otras 2 fases 1 fio cada um ,si a terra estaba ligada tambem .
e nos EUA Eua a tensão para habitação é 110 Voltes e 220v monofasico (e usado muito para ligar air condicionado maquinas secar ropa) com 60Hz e para a industria é de 440V com 60 Hz para ligar grandes motores electricos( pero para motores mais pequenos aparenhos de soldar industrial maquinas lavar apresao ,plasma otros aparatos electricos de serralheria o carpinteria e usado tambem 220 trifasico ) os 110 e feito com uma fase viva e terra ----220 e feito com mais de uma fase medese de umaa ponta da fase a otra fase (110+110=220)

e muito obrigado pela resposta e pena nao estar a trabalhar naquela companhia para ver bem isso dos 2 fios ligados ao a uma fase
Responder

Voltar para “Dúvidas”