Alguém sabe explicar o significado das inscrições nos condensadores?
Como é que se lê aquilo que lá vem inscrito?
Por exemplo, deve haver referência à temperatura de serviço;
Como saber o que significa cada sequência de caracteres?
Neste caso que aqui meto, o que significa o "40/110/56/B" ?
Inscrições nos condensadores
-
helioneves
- Pré Oficial

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Procura-se
- Enviou: 8 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
- Contacto:
-
helioneves
- Pré Oficial

- Contacto:
Re: Inscrições nos condensadores
[ já não deixou fazer "edit"... ]
a única coisa que consigo "ler" dali: é que um condensador de classe X2, isto é, usado para filtrar ruido; que suporta [ até ] 305Volts [ eficazes ] de tensão em regime de serviço permanente; e tem 100nanoFarads de capacidade com uma tolerância correspondente à letra "K" - que não sei de cor qual é... talvez 10%, isto de acordo com o que o google diz...
o resto, não faço ideia o que quer dizer, e era justamente isso que eu queria aprender a "ler"...
a única coisa que consigo "ler" dali: é que um condensador de classe X2, isto é, usado para filtrar ruido; que suporta [ até ] 305Volts [ eficazes ] de tensão em regime de serviço permanente; e tem 100nanoFarads de capacidade com uma tolerância correspondente à letra "K" - que não sei de cor qual é... talvez 10%, isto de acordo com o que o google diz...
o resto, não faço ideia o que quer dizer, e era justamente isso que eu queria aprender a "ler"...
-
Coldhx
- Curioso

- Registado: 04 mar 2026, 17:48
- Profissão: Eng. Informático
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
A inscrição 40/110/56 vem de uma norma, descreve as condições em que foi testado: temperatura mínima (-40º), temperatura máxima (110ºC) e número de dias a que foi submetido a humidade (56 dias).
https://forum.digikey.com/t/climatic-ca ... itors/2952
A letra "B" penso que vem de outra norma relacionada com inflamabilidade.
Mas o melhor é puxar da ficha tecnica do componente, a informação relevante está lá toda num formato mais fácil de digerir.
https://forum.digikey.com/t/climatic-ca ... itors/2952
A letra "B" penso que vem de outra norma relacionada com inflamabilidade.
Mas o melhor é puxar da ficha tecnica do componente, a informação relevante está lá toda num formato mais fácil de digerir.
-
helioneves
- Pré Oficial

- Contacto:
isso que acabou de dizer, aprendeu "sozinho", por "sua conta e risco", ou é coisa que ensinem nalgum lado, para lá ir aprender como é?
a pergunta não é inocente; o pouco que sei sobre condensadores, aprendi "às apalpadelas", em sites "mais ou menos" da especialidade, mas lá está, falta sempre qualquer coisa... por isso é que os fóruns ainda vão sendo os melhores sítios para aprender coisas destas...
-
Coldhx
- Curioso

- Registado: 04 mar 2026, 17:48
- Profissão: Eng. Informático
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Aprendi mais ou menos da mesma forma que descreve: a procurar pela internet, mas também gosto de validar se o que li é verdade ou não 
Neste caso deixei-lhe um link da digikey, que é um distribuidor de renome, mas se quiser confirmar diretamente na fonte pode consultar a norma IEC referida no post (IEC 60068-1).
As fichas tecnicas (datasheet) geralmente também referem as normas aplicáveis (IEC [internacional], EN [europa], UL [EUA]), também dá para ir descobrindo e aprendendo por aí.
Neste caso deixei-lhe um link da digikey, que é um distribuidor de renome, mas se quiser confirmar diretamente na fonte pode consultar a norma IEC referida no post (IEC 60068-1).
As fichas tecnicas (datasheet) geralmente também referem as normas aplicáveis (IEC [internacional], EN [europa], UL [EUA]), também dá para ir descobrindo e aprendendo por aí.
-
helioneves
- Pré Oficial

- Contacto:
Obrigado; só tenho a agradecer-lhe pela sua resposta.
{ eu queria "oficializar" o agradecimento, mas há qualquer coisa que me está a falhar e não estou a conseguir... }
{ eu queria "oficializar" o agradecimento, mas há qualquer coisa que me está a falhar e não estou a conseguir... }
-
helioneves
- Pré Oficial

- Contacto:
{ finalmente apareceu disponível o "like" que eu procurava... }Coldhx Escreveu:![]()