Apresentação

Responder
Mestre Verde
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2026, 20:08
Profissão: Estudante Universitário
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Apresentação

Mensagem por Mestre Verde »

- se eu deixar o terminal "gate" sem ligação, como se comporta um FET?
Dependendo do FET ele pode ser:
Depleção (Depletion-mode FET) – normalmente ligado:
Sem tenção na gate, o canal conduz → resistência baixa.
Deplection mode.png
Enriquecimento (Enhancement-mode FET) – normalmente desligado:
Sem tensão na gate, o canal praticamente não conduz → resistência alta.
Enhancement.png
- tal como com um BJT, quais são as "equações" de funcionamento a considerar? na análise em DC e em AC?
pois... quanto a esta parte, para lhe explicar tenho de me relembrar como se faz as equações de kirchhoff e ver com outros olhos certas formulas para lhe explicar... de certa formula mando o ficheiro word em anexo Sem vírus... uso GNU+Linux, isso não há aqui :roll:, informáticos não me cancelem kkkkk.
- se dizem que um FET pode suportar tensões mais elevadas que um BJT, porque é então mais "sensível" no que toca a descargas electroestáticas?
A tecnologia CMOS é sem dúvida mais “frágil” que a TTL (Não sei se isto responde diretamente a sua duvida mas cá vai). Bem, pode ser sensível porque, em baixas tensões, uma tensão parasita pode alterar o estado de um circuito — o mesmo acontece com correntes parasitas na base dos transístores. Por exemplo, em circuitos digitais, um simples bit errado (uma tensão induzida) pode mudar todo o estado do circuito.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Técnico Superior de Mecatrónica ; Aspirante a Engenheiro de Mecatrónica
Mestre Verde
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2026, 20:08
Profissão: Estudante Universitário
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Apresentação

Mensagem por Mestre Verde »

No FET temos o tipo JFET, que é o “FET” mencionado acima. Este só possui depletion mode, ou seja, está sempre ligado, e ao aplicar tensão negativa ele vai aumentando a resistência no canal.

O outro tipo é o MOSFET, que possui dois modos: o depletion mode, que é mais raro, e o enhancement mode, que é o mais comum. Ou seja, no MOSFET é necessário aplicar tensão no gate para que ele comece a conduzir.

Peço desculpa pela gralha, Sr. Hélio.
Técnico Superior de Mecatrónica ; Aspirante a Engenheiro de Mecatrónica
Responder

Voltar para “Apresentações Membros”