Boas fui aluno da ESAD tive carteira profissional mas depois perdi pois optei por outra profissão que não involve electricidade.
Vou pedir aumento de potência para 5.75kva se der ou a inferior visto ter fios no contador de entrada 4mm ou seja 25A felizmente tenho terra pois a coluna foi refeita nos anos 80.
Ando um pouco perdido com os tipos de diferenciais pois quero fazer uma linha para carregador de EV com pinça Shelly e ficha 32A azul com fios de 4mm.
Estava a pensar colocar para a casa em si pois tenho luz e tomadas juntas, pois a casa tem mais de 100 anos, apenas fui trocando os cabos antigos de isolamentos chumbo e pano pelos mais actuais mas sem mexer neste quadro.
Agora estava a pensar diferencial tipo C 30mA 25A e aí ligar dois disjuntores de 16A que seriam os dois actuais no quadro um deles é apenas para a máquina de lavar roupa o outro para o resto se optar por 30mA aquilo depois não dispara mais vezes que o de 300mA?
Corrijam me se estou errado se a potência contratada passa ligeiramente os 25A não vejo necessidade de instalar de 32A pois julgo que não dispara ou estou errado é que nunca aprendi esta parte na escola.
Estou um pouco limitado na caixa a comprar devido a madeira existente.
Agora para o EV 11metros de cabo unificar dentro de calha e estava a pensar em colocar também 25A 30mA e depois um disjuntor termomagnetico 25A agora que curva escolho no final destes vai estar a tomada azul?
O corte geral ficará no que a e-redes instalar pois tenho ainda os pretos que apenas permitem 15A.
O fio será de 4mm pois o carregamento não irá passar dos 20A máximos pois vou programar a wallbox que veio com um Toscano, nessa wallbox vou instalar tomada azul, pois irei andar com a wallbox quando for para a terra da minha mãe e aí irei a ligar aos 3.45kva do furo onde terei de comprar também mais um diferencial e disjuntor aqui também pergunto o que comprar
A minha dúvida é o que comprar tipos de curva para ambos os locais.
O que me deixou mais intrigado foi que encontrei a mesma wallbox na mauser e tem este texto com DPS que nem encontro sem ser em sites espanhóis e Amazon talvez devido a ter trazido um toscano na wallbox.
Cumprimentos
remodelação quadro eléctrico casa antiga
-
NeptunikPT
- Faça a sua apresentação

- Registado: 23 fev 2026, 19:36
- Profissão: TMA
remodelação quadro eléctrico casa antiga
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
agazevedo
- Curioso

- Registado: 03 mar 2023, 14:28
- Profissão: Gestor
- Agradecimento recebido: 1 vez
Re: remodelação quadro eléctrico casa antiga
Boa tarde
Receio que não tenha entendido corretamente a perguntai; mas aqui vão algumas informações.
Um interruptor diferencial tem como finalidade a proteção de pessoas para correntes muito baixas, chamadas residuais ou de defeito. Estas correntes não são detetadas por disjuntor cuja função é a proteção da instalação para correntes excessivas e de curto circuito. mas provocam lesões nas pessoas . No caso de uma instalação doméstica o valor correto de 30mA é , atualmente, o valor recomendado.. O "calibre" do diferencial deve ser superior ao do disjuntor geral pois o diferencial deve suportar a corrente que vai desarmar disjuntor. Os interruptores diferenciais dividem-se em tipos Para o quadro geral poderá ser AC, mas para o carregador de VE terá que ser de tipoA, 30mA. (Algumas wallbox já vêm equipadas com a proteção diferencial dispensando o diferencial externo). Sugeria-lhe que fosse muito cauteloso com a potência de carregamento do seu carro. Pelo que descreve, carregar a 20A (4,6kW) está no limite da instalação mesmo após ao aumento de potência: talvez 16A(3,6kW) fosse mais aconselhável, Faça as contas de quanto precisa de carregar e de quanto tempo tem disponível. Opte sempre pela potência de carregamento mais lenta pois protege a instalação e a bateria do carro
Receio que não tenha entendido corretamente a perguntai; mas aqui vão algumas informações.
Um interruptor diferencial tem como finalidade a proteção de pessoas para correntes muito baixas, chamadas residuais ou de defeito. Estas correntes não são detetadas por disjuntor cuja função é a proteção da instalação para correntes excessivas e de curto circuito. mas provocam lesões nas pessoas . No caso de uma instalação doméstica o valor correto de 30mA é , atualmente, o valor recomendado.. O "calibre" do diferencial deve ser superior ao do disjuntor geral pois o diferencial deve suportar a corrente que vai desarmar disjuntor. Os interruptores diferenciais dividem-se em tipos Para o quadro geral poderá ser AC, mas para o carregador de VE terá que ser de tipoA, 30mA. (Algumas wallbox já vêm equipadas com a proteção diferencial dispensando o diferencial externo). Sugeria-lhe que fosse muito cauteloso com a potência de carregamento do seu carro. Pelo que descreve, carregar a 20A (4,6kW) está no limite da instalação mesmo após ao aumento de potência: talvez 16A(3,6kW) fosse mais aconselhável, Faça as contas de quanto precisa de carregar e de quanto tempo tem disponível. Opte sempre pela potência de carregamento mais lenta pois protege a instalação e a bateria do carro
AGA