Apresentação

Responder
Mestre Verde
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2026, 20:08
Profissão: Estudante Universitário
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Apresentação

Mensagem por Mestre Verde »

Olá a todos! Chamo-me Carlos e estudo Mecatrónica desde 2020. Desde esse ano que me apaixonei pela área da eletricidade, tenho um grande conhecimento teórico o que me permite ter facilidade em compreender o seu funcionamento, mas reconheço que a minha experiência prática ainda é limitada quando comparada com quem trabalha diariamente no terreno(por quem eu tenho muito respeito).

A área em que pretendo construir o meu futuro profissional é nas instalações elétricas,como um projetista de circuitos eléctricos e instalador. Apesar de também gostar de eletrónica.
Tenho uma certa facilidade em resolver problemas, razão pela qual optei por estudar engenharia e não ficar pela formação secundária.
Desde 2020 tenho ajudado colegas com matérias práticas e teóricas de eletricidade e eletrónica, tirando dúvidas e tentando tornar a matéria mais clara e acessível. Além disso, às vezes ajudo com problemas simples do dia a dia, como:
  • A televisão que não liga (falta de pilhas ou o comando não está a apontar para o receptor :lol: );
  • Tomadas que deixam de funcionar por mau contacto do fio
  • Telemóveis que só carregam se o fio estiver numa certa posição
Já conhecia esta comunidade há algum tempo, mas só agora tive oportunidade de me inscrever. Espero aqui encontrar pessoas que gostam de eletricidade tanto quanto eu, e com quem possa aprender e trocar experiências. Obrigado por me receberem!”
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Enviou: 131 vezes
Agradecimento recebido: 145 vezes
Contacto:

Re: Apresentação

Mensagem por admin »

Muito bem vindo a esta comunidade ;)
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Mestre Verde
Curioso
Curioso

Obrigado :D ! Sempre que possível, e dentro dos meus conhecimentos, terei todo o gosto em ajudar com qualquer dúvida e estarei sempre aberto a aprender coisas novas.
Técnico Superior de Mecatrónica ; Aspirante a Engenheiro de Mecatrónica
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Desempregado
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 9 vezes

Mensagem por helioneves »

[ peço desculpa pelo atrevimento, mas...]
a escolha do "login" "Mestre Verde" tem a ver com alguma simpatia clubística, ou é apenas uma referencia à constatação de um facto...?
btw
Welcome to this humble forum, sir... :bow:
Mestre Verde
Curioso
Curioso

Hahaha, desculpe se o vou desapontar, mas não, não é uma referência a nenhum clube :mrgreen:
O nome pode ter vários significados e interpretações possíveis:
  • Cor favorita;
  • Energia;
  • Natureza
  • Inexperiência em algo;
Na verdade, foi um nome inventado num momento em que nem sequer estava interessado em futebol.

Mas confesso que a associação foi criativa! :lol:
helioneves Escreveu: 12 fev 2026, 12:17 [ peço desculpa pelo atrevimento, mas...]
a escolha do "login" "Mestre Verde" tem a ver com alguma simpatia clubística(apesar de já ter sido do sporting :mrgreen: , não em julguem), ou é apenas uma referencia à constatação de um facto...?
btw
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

Mestre Verde Escreveu: 12 fev 2026, 12:53
helioneves Escreveu: 12 fev 2026, 12:17 [ peço desculpa pelo atrevimento, mas...]
a escolha do "login" "Mestre Verde" tem a ver com alguma simpatia clubística(apesar de já ter sido do sporting :mrgreen: , não em julguem), ou é apenas uma referencia à constatação de um facto...?
btw
"apesar de já ter sido do sporting"... já não é?... "quem espera, desespera" terá sido isso que aconteceu...? :mrgreen:
Mestre Verde
Curioso
Curioso

Então foi ali que deixei o texto, eu procurei e não encontrava hahahhaah .
Não foi por causa de ter desistido de esperar ele ganhar... foi mesmo porque perdi o interesse em acompanhar desporto. :mrgreen:
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

como eu o entendo, caro amigo... :roll: já eu deixei de "ver a bola" quando descobri o voleibol feminino... :suspiro: é extremamente interessante ver as moças jogar :mrgreen: vamos lá a ver quanto tempo vão os responsáveis demorar até implementar a mesma lógica nas outras competições desportivas... já o ténis feminino cedo atraiu muitos espectadores com aqueles gemidos em esforço nos jogos entre fêmeas; e desconfio que aqueles calções curtinhos e justinhos não foram por acaso... :roll:
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Profissão: Engenheiro
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Mensagem por luisilva78 »

Com um curso de Eng.ª Mecatrónica consegue inscrever-se como TRIESP? Só deve dar para BT e penso que nem se pode inscrever em exploração.
Mestre Verde
Curioso
Curioso

Eu tentei ir para o ISEP no proto para Eng. Eletrotécnica mas disseram(os do ISEP) que o meu CTESP no IPVC não dava para me inscrever diretamente na licenciatura. Por isso avancei para esta, e a ver se consigo pelo menos o mestrado lá em eng. Eletrotecnica e se tambem der a pós graduação em projetos de instalações eletricas.
Não lhe sei dizer se esta licenciatura dá acesso a isso, Honestamente sei muito pouco sobre o mundo profissional em eletricidade, sei mais sobre mecatrónica(ordem dos engenheiros), apesar de gostar muito mais de Eletrecidade, sem duvida.
Mestre Verde
Curioso
Curioso

helioneves Escreveu: 15 fev 2026, 22:47 como eu o entendo, caro amigo... :roll: já eu deixei de "ver a bola" quando descobri o voleibol feminino... :suspiro: é extremamente interessante ver as moças jogar :mrgreen: vamos lá a ver quanto tempo vão os responsáveis demorar até implementar a mesma lógica nas outras competições desportivas... já o ténis feminino cedo atraiu muitos espectadores com aqueles gemidos em esforço nos jogos entre fêmeas; e desconfio que aqueles calções curtinhos e justinhos não foram por acaso... :roll:
Sem duvidas que você deve ter muitas histórias para contar :lol:
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Profissão: Engenheiro
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 79 vezes

Mensagem por luisilva78 »

Mestre Verde Escreveu: 16 fev 2026, 19:07 Eu tentei ir para o ISEP no proto para Eng. Eletrotécnica mas disseram(os do ISEP) que o meu CTESP no IPVC não dava para me inscrever diretamente na licenciatura. Por isso avancei para esta, e a ver se consigo pelo menos o mestrado lá em eng. Eletrotecnica e se tambem der a pós graduação em projetos de instalações eletricas.
Não lhe sei dizer se esta licenciatura dá acesso a isso, Honestamente sei muito pouco sobre o mundo profissional em eletricidade, sei mais sobre mecatrónica(ordem dos engenheiros), apesar de gostar muito mais de Eletrecidade, sem duvida.
O que eu disse é TRIESP (Técnico Responsável por Instalações Eléctricas de Serviço Particular) e pode ter 3 áreas de atuação:
- Execução;
- Exploração;
- Projeto.
Atualmente, os eletricistas com curso podem inscrever-se em execução BT (se tiverem formação inferior ao nível IV) ou em execução e em exploração (até 30kV e 250kVA) se a formação for nível IV.
No caso dos engenheiros e engenheiros técnicos quem dá indicação das competências que possui e quais são as condições em que se pode inscrever como TRIESP são as respetivas ordens profissionais. Se pretende trabalhar nesta área e não sabe quais são as competências que a ordem lhe vai atribuir tente informar-se (na própria ordem ou com colegas de curso mais velhos que já se tenham inscrito ou que tenham tentado inscrever-se como TRIESP).
Se só conseguir inscrever-se em execução e projeto BT, quase que não vale a pensa ser TRIESP, porque o interessante está na exploração e projeto MT, principalmente acima de 250kVA, onde a concorrência é menor, porque os eletricistas não podem exercer por imposição legal.
Mestre Verde
Curioso
Curioso

Ok, vou tentar informar-me com alguns docentes da universidade onde estou ( que tenho a certeza que alguns são da ordem) a ver como é que isto tudo funciona. Obrigado por teres mencionado esse tópico, agora posso explorar um pouco mais sobre isso.
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

lá ver se você tem mais sorte que eu tive... quando no terceiro ano comecei a "tocar na xixa" ( lidar com esquemas de eletrónica ) e fui ter com um professor catedrático ( na altura achava eu que era o mais indicado para tirar dúvidas... :roll: ) e lhe coloquei uma questão sobre um circuito básico, elementar até ( um duplicador de tensão de onda completa ), ele enrolou, enrolou, enrolou e quando percebeu que eu não estava satisfeito com a falta de explicação dele, ele sai-se com esta frase: "você não devia estar aqui, devia era estar no ISEC..." [ como me arrependo de não lhe ter dado ouvidos nessa hora... :roll: ]
Mestre Verde
Curioso
Curioso

helioneves Escreveu: 11 mar 2026, 16:18 lá ver se você tem mais sorte que eu tive... quando no terceiro ano comecei a "tocar na xixa" ( lidar com esquemas de eletrónica ) e fui ter com um professor catedrático ( na altura achava eu que era o mais indicado para tirar dúvidas... :roll: ) e lhe coloquei uma questão sobre um circuito básico, elementar até ( um duplicador de tensão de onda completa ), ele enrolou, enrolou, enrolou e quando percebeu que eu não estava satisfeito com a falta de explicação dele, ele sai-se com esta frase: "você não devia estar aqui, devia era estar no ISEC..." [ como me arrependo de não lhe ter dado ouvidos nessa hora... :roll: ]
Às vezes também acontece uma coisa curiosa: a linguagem que um professor usa simplesmente não é compatível com a forma como nós estamos habituados a aprender.

Dou um exemplo meu. No 11.º ano comecei a ter um professor novo que vinha da universidade e usava uma linguagem muito técnica que eu ainda não dominava. Eu estava habituado ao professor anterior, que explicava de forma mais simples. De repente começámos a dar amplificadores com transístores e com OPAMPs e eu não percebia praticamente nada.
Depois vieram os motores e transformadores e acabou por ser a minha primeira negativa com ele. Também não ajudava o facto de ele praticamente não partilhar recursos.
Curiosamente, mais tarde na universidade tive outro professor que explicou esses mesmos temas e aí já consegui compreender. No CTESP também descobri vários livros técnicos que ajudaram bastante.

Por isso acho que às vezes não é só uma questão de dificuldade do tema — muitas vezes é mesmo encontrar uma linguagem de explicação que seja compatível com quem está a aprender.

A universidade onde estou (um politécnico) não me dá tanta prática como eu gostaria, e isso às vezes deixa-me um pouco desanimado. Neste momento gostava mais de estar a ajudar outras pessoas a resolver problemas, porque sinto que tenho jeito para isso.
Dou um exemplo recente. Na semana passada, a caminho da universidade, encontrei um sistema de som bastante bom (um Logitech Z333) que parecia ainda estar em bom estado. Fiquei bastante contente com o achado, levei-o para casa e comecei a fazer alguns testes. Acabei por descobrir alguns problemas sendo o principal o conector jack partido. Resolvi isso e agora tenho um sistema de som a funcionar perfeitamente.
Pode parecer uma coisa simples, mas foi um momento que me deu bastante satisfação como outros que tive. Honestamente, são estes momentos que me fazem gostar da engenharia: pegar em algo que não funciona, perceber o problema e conseguir repará-lo.
E, sendo sincero, sinto que se dependesse apenas da universidade dificilmente teria aprendido a reparar um sistema de som ou outras coisas simples do dia a dia. Digo isto porque vejo que muitos colegas acabam por ter muito conhecimento teórico, mas pouca experiência prática com este tipo de coisas.
Responder

Voltar para “Apresentações Membros”