Duas derivações a partir do contador
-
burner
- Faça a sua apresentação

- Registado: 25 fev 2026, 19:51
- Profissão: Eletricista
Duas derivações a partir do contador
Boas,
Pretendo mudar o contador de sítio. O atual está à moda antiga e embutido na casa...
Quero mudar para junto da entrada do terreno. A casa fica a 30 metros da entrada. A garagem fica a 10 metros da entrada....
Em vez de vir com a ligação à casa e depois voltar para a garagem, posso derivar, logo na saída do contador, para a garagem em paralelo com a ligação para a casa?
Na garagem, claro que vou ter de instalar um 2° quadro, mas é preferível.
Agradecido...
Pretendo mudar o contador de sítio. O atual está à moda antiga e embutido na casa...
Quero mudar para junto da entrada do terreno. A casa fica a 30 metros da entrada. A garagem fica a 10 metros da entrada....
Em vez de vir com a ligação à casa e depois voltar para a garagem, posso derivar, logo na saída do contador, para a garagem em paralelo com a ligação para a casa?
Na garagem, claro que vou ter de instalar um 2° quadro, mas é preferível.
Agradecido...
-
helioneves
- Electricista de 2ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Desempregado
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 9 vezes
Re: Duas derivações a partir do contador
Uma pergunta: O contador que tem instalado neste momento, já é dos digitais/inteligentes? A garagem, já tem corrente? Se sim, serve-lhe? Se é sim a estas 3 perguntas, será que vale a pena andar a ter trabalho? ...
-
burner

Olá,
Sim o contador já é dos inteligentes.
A garagem já tem corrente.... Mas está ligada com um fio de 2.5mm (30 metros)... Ainda não vi se aquece ou qual a queda de tensão no fio.... Neste momento carrego o carro na garagem com uma tomada normal (disjuntor de 16A)... Mas no futuro, se quiser aumentar a potência de carga, já não vai dar.
A questão do trabalho, acho que vale a pena... A mudança do contador para a entrada é uma coisa que quero mesmo fazer.... Se tiver de ir com uma só ligação ao quadro principal e depois retornar para a garagem com um fio diferente.... Isso dá muito mais trabalho
Sim o contador já é dos inteligentes.
A garagem já tem corrente.... Mas está ligada com um fio de 2.5mm (30 metros)... Ainda não vi se aquece ou qual a queda de tensão no fio.... Neste momento carrego o carro na garagem com uma tomada normal (disjuntor de 16A)... Mas no futuro, se quiser aumentar a potência de carga, já não vai dar.
A questão do trabalho, acho que vale a pena... A mudança do contador para a entrada é uma coisa que quero mesmo fazer.... Se tiver de ir com uma só ligação ao quadro principal e depois retornar para a garagem com um fio diferente.... Isso dá muito mais trabalho
-
helioneves
- Electricista de 2ª

depois de ler aquilo que escreveu, acho que a pergunta que tem de ser feita é, que potencia máxima espera vir a consumir na garagem? É que neste momento, fio de 2.5 mm2 "chega" para um disjuntor de 16Amperes; quanto à queda de tensão, como é obvio vai depender da carga ( corrente ) que estiver a ser consumida no momento; outra coisa, assumo que neste momento, sejam tudo fios de 2.5 mm2 tanto na ligação entre a casa e a garagem, certo? mas, e na entrada até à casa? que tipo de entrada tem neste momento, aérea ou enterrada? não sei se está a ver onde pretendo chegar... não vale a pena ter um troço de cabo mais grosso se a entrada for mais fina... voltando à queda de tensão, a queda de tensão é tanto maior quanto for a corrente debitada, quanto a distancia do cabo ( falando grosso modo... )
quantos metros tem o cabo entre a garagem e a casa? fio de cobre 2.5mm2 ==»» "N" metros vezes 2 ( "ida e volta" ) vezes 0,0172 ( "resistividade" ) vezes 16 ( "amperes" ) a dividir por 2.5 <<>> 0,22016 Volts por cada metro de distancia ««== dá a queda máxima de tensão que pode cair nesse troço entre a casa e a garagem para fios de cobre de 2.5mm2 de secção com "N" metros de comprimento até um máximo de 16 Amperes de corrente a ser consumida na garagem...
{ perdoem-me os puristas, mas quando digo que é "queda máxima" é mesmo máxima, porque como vós sabeis, vai depender não só do valor ( absoluto ) da corrente mas também do factor de potencia da(s) carga(s), e também, um disjuntor de 16A deixa passar mais de 16A até efectivamente disparar... , e ainda o aumento da temperatura do cabo que faz aumentar a resistência, logo a queda de tensão... etc etc }
quantos metros tem o cabo entre a garagem e a casa? fio de cobre 2.5mm2 ==»» "N" metros vezes 2 ( "ida e volta" ) vezes 0,0172 ( "resistividade" ) vezes 16 ( "amperes" ) a dividir por 2.5 <<>> 0,22016 Volts por cada metro de distancia ««== dá a queda máxima de tensão que pode cair nesse troço entre a casa e a garagem para fios de cobre de 2.5mm2 de secção com "N" metros de comprimento até um máximo de 16 Amperes de corrente a ser consumida na garagem...
{ perdoem-me os puristas, mas quando digo que é "queda máxima" é mesmo máxima, porque como vós sabeis, vai depender não só do valor ( absoluto ) da corrente mas também do factor de potencia da(s) carga(s), e também, um disjuntor de 16A deixa passar mais de 16A até efectivamente disparar... , e ainda o aumento da temperatura do cabo que faz aumentar a resistência, logo a queda de tensão... etc etc }
-
helioneves
- Electricista de 2ª

Se em vez de cabo de 2.5 mm2 usar cobre de 4mm2, já dará um valor de queda de tensão de 0,1376 Volts por cada metro de distancia ( considerando os tais 16 Amperes de corrente a circular no cabo )... fácil de entender.
O trabalho que vai ter terá de ser justificado pela potencia/corrente que espera vir a ter a ser consumida lá... hoje em dia, a maior parte dos receptores têm mais tolerância a tensões um pouco mais baixas ( à tal queda de tensão ) do que aqueles que têm vantagem a tirar de tensões mais altas ( talvez à excepção de aparelhos de soldar convencionais de transformador... ) antigamente era 10% queda de tensão para grande consumidores, tais como força motriz e aquecimento... apelo aos ilustres colegas que digam também alguma coisa em sua justiça
Esqueci-me de perguntar, é uma instalação monofásica, certo?
O trabalho que vai ter terá de ser justificado pela potencia/corrente que espera vir a ter a ser consumida lá... hoje em dia, a maior parte dos receptores têm mais tolerância a tensões um pouco mais baixas ( à tal queda de tensão ) do que aqueles que têm vantagem a tirar de tensões mais altas ( talvez à excepção de aparelhos de soldar convencionais de transformador... ) antigamente era 10% queda de tensão para grande consumidores, tais como força motriz e aquecimento... apelo aos ilustres colegas que digam também alguma coisa em sua justiça
Esqueci-me de perguntar, é uma instalação monofásica, certo?
-
burner

Ok entendo... de qualquer das maneiras concordas que quanto menor for a queda/aquecimento melhor.... e no futuro gostava de poder carregar o carro mais rápido. Em anexo envio um rascunho daquilo que quero fazer.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
helioneves
- Electricista de 2ª

É pá... eu sei que há aqui no fórum gente que lida com este tipo de situações todos os dias... agora, a percepção com que eu fiquei depois de ler montes de threads de assuntos similares ao seu, é que, basicamente, depois do contador de energia, a instalação deixa de ser propriedade da E_REDES, ou seja, passa a ser particular... assim sendo, eles, EREDES, não têm nada a dizer com o que lá houver... isto é o que eu penso, volto a dizer, depois de ler muitos posts sobre este tipo de assunto... assim sendo, nestes moldes, sim, você poderia ter duas "saídas" em vez da tradicional saída única após o contador de energia ou diferencial de entrada... agora, uma vez mais, volto a referir que os ilustres colegas estão muito calados...
-
helioneves
- Electricista de 2ª

agora que vi o seu "croquete" - e obrigado por se ter dado ao trabalho de fazer um esquema - fazendo as contas, dará 0.22016 x 30 metros => 6.6 volts , nem é muito grave ( comparando com os tais 10% que eu tinha falado que dá: 230V => 23 volts ) está dentro do tolerado... agora você é que sabe...
não sei que secção de cabo é que vai colocar ( ou já tem instalado ) para alimentar a garagem, mas assumindo os 4 mm2, daria 0.1376 x 30 metros => 4,128 volts... nem chega a ganhar 3 volts em relação ao cabo de 2.5mm2... não chega bem a compensar por um cabo mais grosso que 4 mm2 pois as perdas vão caindo cada vez menos pouco por cada incremento linear da espessura do cabo ( se você for realmente electricista como diz que é no seu perfil, já deveria saber isto... ) agora se quer ter trabalho e gastar $$$, siga, a vida é sua...
não sei que secção de cabo é que vai colocar ( ou já tem instalado ) para alimentar a garagem, mas assumindo os 4 mm2, daria 0.1376 x 30 metros => 4,128 volts... nem chega a ganhar 3 volts em relação ao cabo de 2.5mm2... não chega bem a compensar por um cabo mais grosso que 4 mm2 pois as perdas vão caindo cada vez menos pouco por cada incremento linear da espessura do cabo ( se você for realmente electricista como diz que é no seu perfil, já deveria saber isto... ) agora se quer ter trabalho e gastar $$$, siga, a vida é sua...
-
helioneves
- Electricista de 2ª

aqui está...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
burner

Eu é que agradeço.
Sou eletricista na minha casa
.... sou da área da eletrónica e acho que percebo de eletricidade 
Sou eletricista na minha casa
-
helioneves
- Electricista de 2ª

como pode alguém ser da área da eletrónica e não saber de eletricidade... :baralhado: se fosse ao contrário, ainda se entendia... a menos que esteja a falar das normas de eletricidade... isso já são outros 500...
já agora, que percebe de eletrónica, dê uma olhadela à thread "Limitação corrente arranque motor" na secção "Discussão eletricidade" e diga o que pensa daquilo... é que eu não estou lá muito à vontade com triacs...
já agora, que percebe de eletrónica, dê uma olhadela à thread "Limitação corrente arranque motor" na secção "Discussão eletricidade" e diga o que pensa daquilo... é que eu não estou lá muito à vontade com triacs...
-
amoreira
- Quadro de Honra

- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Agradecimento recebido: 103 vezes
Boas,burner Escreveu: 26 fev 2026, 14:05 Ok entendo... de qualquer das maneiras concordas que quanto menor for a queda/aquecimento melhor.... e no futuro gostava de poder carregar o carro mais rápido. Em anexo envio um rascunho daquilo que quero fazer. LigarGaragem.png
Não, não pode derivar no contador de energia.
Cada instalação tem de ter o seu "Quadro de Entrada" e daí alimentar os quadros parciais.
Na garagem ter especial atenção e adequar a instalação elétrica em conformidade com os requisitos para carregamento de veículos elétricos (se são muitos).
Eu costumo dizer em jeito de brincadeira que o carro elétrico não é um eletrodoméstico onde apenas é necessário uma tomada comum, não é por acaso que existe legislação especifica para o efeito.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
burner

Não deixaria de ter um quadro elétrico para a 2a derivação... Em termos de segurança ficaria bem á mesma... Em que se baseia para dizer que não se pode? Por experiência própria ou está mesmo nas regras?amoreira Escreveu: 27 fev 2026, 11:26Boas,burner Escreveu: 26 fev 2026, 14:05 Ok entendo... de qualquer das maneiras concordas que quanto menor for a queda/aquecimento melhor.... e no futuro gostava de poder carregar o carro mais rápido. Em anexo envio um rascunho daquilo que quero fazer. LigarGaragem.png
Cada instalação tem de ter o seu "Quadro de Entrada" e daí alimentar os quadros parciais.
Na garagem ter especial atenção e adequar a instalação elétrica em conformidade com os requisitos para carregamento de veículos elétricos (se são muitos).
Eu costumo dizer em jeito de brincadeira que o carro elétrico não é um eletrodoméstico onde apenas é necessário uma tomada comum, não é por acaso que existe legislação especifica para o efeito.
- luisguerreiro
- Curioso

- Registado: 17 jun 2007, 17:15
o mais lógico nesta situação seria colocar o contador na nova localização, colocar o quadro principal na garagem e desse quadro alimentar a casa, com o cabo adequado claro
-
Finex
- Curioso

- Registado: 02 abr 2020, 23:43
- Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Boa noite,burner Escreveu: 27 fev 2026, 20:21Não deixaria de ter um quadro elétrico para a 2a derivação... Em termos de segurança ficaria bem á mesma... Em que se baseia para dizer que não se pode? Por experiência própria ou está mesmo nas regras?amoreira Escreveu: 27 fev 2026, 11:26Boas,burner Escreveu: 26 fev 2026, 14:05 Ok entendo... de qualquer das maneiras concordas que quanto menor for a queda/aquecimento melhor.... e no futuro gostava de poder carregar o carro mais rápido. Em anexo envio um rascunho daquilo que quero fazer. LigarGaragem.png
Posso estar enganado (e, se for o caso, corrijam-me) mas penso que nas RTIEBT fica claro que todas as instalações têm de ter um quadro de entrada.
801.1.1.4.1 Cada instalação eléctrica deve ser dotada de um quadro de entrada.
Neste caso, diria que tem sempre de ter um quadro de entrada, seja na habitação ou na garagem, e um quadro parcial.
Ter também em atenção a Localização do Quadro de Entrada
801.1.1.5 Localização do quadro de entrada
O quadro de entrada deve ser estabelecido dentro do recinto servido pela instalação eléctrica e, tanto quanto possível, junto ao acesso normal do recinto e do local de entrada da energia.
A única regra que me causa alguma dúvida nesta questão é a seguinte:
801.1.1.4.2 No caso de uma mesma instalação eléctrica servir edifícios distintos, cada edifício deve ser dotado, em regra, de um quadro, que desempenhe, para esse edifício, a função de quadro de entrada.