correção fator de potencia

Responder
ricardo malhao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 jul 2017, 20:32

correção fator de potencia

Mensagem por ricardo malhao »

Boa tarde
Tenho um quadro de correção fator de potencia no pt da marca ICAR que esta com indicação de erro A03 com a seguinte mensagem. the currente flowing in the currente inputs in lower than minimum measurinhg range
this condition can occour normally if the plant has no load
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: correção fator de potencia

Mensagem por dsrsantos »

ricardo malhao Escreveu: 21 jun 2018, 12:26 Boa tarde
Tenho um quadro de correção fator de potencia no pt da marca ICAR que esta com indicação de erro A03 com a seguinte mensagem. the currente flowing in the currente inputs in lower than minimum measurinhg range
this condition can occour normally if the plant has no load
Quer dizer isso mesmo, que não há consumo na instalação, ou que este é demasiado baixo para ser medido pelo TI instalado. Ou o consumo é mesmo muito baixo ou, o TI está sobredimensionado e a corrente que gera no secundário é demasiado baixa.
ricardo malhao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 jul 2017, 20:32

Mensagem por ricardo malhao »

Muito obrigado
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro ricardo malhão!

Creio que o drsantos já lhe forneceu toda a informação corretcta, acerca da questão por si colocada. Todavia para saber se o TI está bem dimensionado para a correção do factor potência, deve verificar no contador de energia activa da EDP qual a ponta máxima tomada. Ou então verificar nas facturas de energia qual será a ponta informada. A partir daí tem a informação detalhada para saber se o TI está numa das seguintes situações: se está sobre ou subdimensionado.

Em qualquer dos casos atrás referidos deverá promover a sua substituição de acordo com o consumo efectuado. Já agora mais informo que para um PT do tipo AS de 50 KVA o respectivo TI para contagem será de 100 A. Se o dito TP for de 100 KVA, o respectivo TI deverá ser de 200 A. Caso do TP for de 250 KVA, já o TI deve ser de 400 ampere.

CP JAG
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Desempregado
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 9 vezes

Mensagem por helioneves »

[ Peço desculpa por estar a "desenterrar" este tópico, mas não fazia muito sentido estar a criar um novo havendo já algum com esse assunto... ]
Na correção do factor de potência, por exemplo de um motor sem ser de grande potência, pode-se simplesmente "pendurar" o condensador pretendido na alimentação do motor, ou há algum valor "critico" a partir do qual já não se deve fazer isso? O que dizem as normas?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 213 vezes

Mensagem por nelmindo »

helioneves Escreveu: 12 fev 2026, 15:07 [ Peço desculpa por estar a "desenterrar" este tópico, mas não fazia muito sentido estar a criar um novo havendo já algum com esse assunto... ]
Na correção do factor de potência, por exemplo de um motor sem ser de grande potência, pode-se simplesmente "pendurar" o condensador pretendido na alimentação do motor, ou há algum valor "critico" a partir do qual já não se deve fazer isso? O que dizem as normas?
O fator de potência varia conforme a carga. Se a carga for relativamente constante (ventilador por exemplo), sim faz sentido. Mas o fabricante nunca poderá aplicar o condensador para isso, porque desconhece que regime terá.
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

... obrigado pela resposta, mas não era bem isso que eu pretendia saber...
suponhamos que, feitinhas as contas, teria de colocar um condensador de 50uF num motor monofásico para que, considerando o regime habitual da carga mecânica ao motor aplicada, o factor de potência ficasse o mais próximo de "1"... qual o tipo de ligação a ser feita concretamente? limitava-me a ligar o condensador em paralelo com o motor, sem mais nada? ou teria de usar um aparelho especifico para isso? os contactores já vêm preparados para essa eventualidade, ou nem por isso? era desta parte é que eu queria saber... uma coisa é falar no plano teórico, outra é conhecer o que o mercado tem disponível para ser usado no terreno...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 213 vezes

Mensagem por nelmindo »

helioneves Escreveu: 15 fev 2026, 22:39 ... obrigado pela resposta, mas não era bem isso que eu pretendia saber...
suponhamos que, feitinhas as contas, teria de colocar um condensador de 50uF num motor monofásico para que, considerando o regime habitual da carga mecânica ao motor aplicada, o factor de potência ficasse o mais próximo de "1"... qual o tipo de ligação a ser feita concretamente? limitava-me a ligar o condensador em paralelo com o motor, sem mais nada? ou teria de usar um aparelho especifico para isso? os contactores já vêm preparados para essa eventualidade, ou nem por isso? era desta parte é que eu queria saber... uma coisa é falar no plano teórico, outra é conhecer o que o mercado tem disponível para ser usado no terreno...
O condensador para corrigir o fator de potência, é colocado em paralelo às cargas que se quer compensar.
https://www.newtoncbraga.com.br/index.p ... cle&id=819
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

Obrigado [ acho eu ] pelo link; a única coisa que eu [ ainda ] não sabia era o facto ( hipotético ) de alguns harmónicos poderem fazer ressonância com o condensador usado para corrigir o factor de potência...
só que, continuo na mesma sem saber a partir de que valor de capacidade de um condensador não deve ser ligado directamente à rede... espero que estejam a entender a que eu me refiro... { um condensador ao ser ligado directamente à rede eléctrica destrói tanto mais os contactos ( elétricos ) quanto maior for a sua capacidade e a tensão de serviço... daí a preocupação em saber até que valor se pode ligar directamente, ou seja, sem ser por meio de qualquer sistema "soft starter" ...}
Quando ligamos um motor à energia, a corrente inicial é [ um bom bocado ] maior que a do regime permanente; se a isso somarmos a corrente "extra" do condensador ( a que os ingleses chamam de "inrush" ), os contactos do aparelho vão durar bastante menos que o esperado... assim, há que sobredimensionar ( um bom bocado ) os aparelhos de comando para compensar os "estragos extra" que o condensador vai acrescentar por ser ligado em paralelo com o motor... façam o teste: peguem num condensador por exemplo de dez microFarads e experimentem liga-lo directamente a uma tomada a ver o que acontece...
helioneves
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

[ já não deixou editar...]
ainda voltando à [ tecla da ] proteção de contactos; não só a tal "inrush current" pode atingir valores enormes, como, se houver aquilo que os ingleses chamam de "contact bouncing", ou seja, ressalto dos contactos, o dano é maximizado ainda mais... nesta altura, estarão vós a pensar " se em vez de usar contactos mecânicos para fechar/abrir o circuito, for usada eletrónica de estado sólido ( em que não há contactos físicos ), não haverá faíscas para destruir contactos..." pois mas a eletrónica de estado sólido precisa de "controlo" adicional para funcionar, e não dispensa necessidade de evitar picos de tensão aquando da interrupção da corrente e também tem limitações a nível da "inrush current"...
idealmente, o estabelecimento de um circuito deveria ser no exacto instante que a tensão da fonte está a passar por zero, para que desse modo, desse lugar a um crescimento ao mesmo ritmo da corrente ( sem que ela tivesse que dar um "salto" ), mas é bem conhecida a dificuldade em detectar a passagem por zero ao invés dos extremos máximos e mínimos...
trata-se no fundo de "negociar" entre a quantidade de componentes a usar e a fiabilidade desses aparelhos...
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”