E vão os "iluminados" defender a extração de areia das barras dos portos para a largar nos locais onde havia praias e que o mar "comeu", dizendo que a filosofia de construir esporões de pedra que reinava há décadas atrás foi abandonada por não ter resolvido o problema... o que eles não dizem é fácil de depreender: o turismo, bandeira dos governos das últimas décadas, não é "ajudado" ao construir os tais esporões nas praias que se tentam salvar, porque aquelas fotografias que os turistas adoram tirar das praias com areais a perder de vista, ficam mal com essas "muralhas de pedra" pelo meio...
segundo, para arranjar areia para repor nos sítios onde o mar a comeu, as "dragas" fazem o serviço sozinhas; tiram areia aqui, e levam-na para a costa mais abaixo... além de não resolver verdadeiramente o problema, não retiram os sedimentos do local onde eles realmente ficaram ( nas albufeiras das barragens ) e que seria o racional a ser feito... mas, claro, nem vou falar do trabalhão em termos de logística que seria necessário para fazer isso...
o que eu quero com isto dizer, é que não ouço ninguém suficientemente balizado a abordar o assunto ( chamem-lhe desinformação... )
P.S.: não me interpretem mal; eu sou totalmente a favor das barragens, até defendo que deviam construir mais ( e não, o meu ramo não é o da energia... ). Eu defendo apenas é que não se resolvem problemas tão profundos com medidas tipo "penso-rápido"...