Boa tarde!
Desde já, um grande obrigado a todos os contribuem neste fórum que me tem sido uma grande ajuda.
Tenho uma moradia geminada, anterior a 1951 com isenção de licença de utilização, inserida num bairro composto por várias ruas, cada rua com 16 moradias iguais e 4 postes elétricos que alimentam 4 moradias cada.
Esta moradia em específico, por falta de fornecimento de eletricidade há vários anos, não tem CPE e preciso de fazer um pedido de ligação à rede. Neste momento só tenho um contador quase centenário e fusíveis cerâmicos no interior, pelo que preciso de um novo contador e portinhola P100 exteriores, e um quadro interior. Serão cerca de 15 metros do poste ao contador. Vou refazer também a instalação elétrica por dentro, responsabilizando-me por abrir os roços, chumbar as caixas, passar tubos, etc..
Já entrei em contacto com um eletricista, que me sugeriu instalação monofásica 6.9kVA por poder certificá-la sozinho. Será mais que suficiente para as minhas necessidades atuais, mas pelo que percebi certificar a instalação até 10.35kVA apenas envolveria o custo adicional (~150€) de contratar uma fiscalização independente. Se assim fosse, preferia certificar já para 10.35kVA.
Orçamentou-me 1150€+IVA (excluindo custos da E-REDES) para este trabalho (6.9kVA). Entretanto entrei em contacto com outros eletricistas de modo a comparar orçamentos visto não ter qualquer noção se este preço é adequado, mas todos me informam ter de fazer um pedido de condições à E-REDES - já encontrei o formulário para isto, mas pede-me que submeta uma ficha eletrotécnica (preenchida e assinada por técnico responsável certificado na DGEG?). Achei estranho inicialmente porque o eletricista que veio ao local e orçamentou o trabalho facilitou esta parte.
Portanto:
- Para pedir orçamentos com base nestas condições da E-REDES, terei eu que pedir a cada um dos técnicos certificados que me preencha a ficha? Peço a um que me preencha a ficha, me envie os resultados, para pedir orçamento a outros? Posso enviar a ficha preenchida seguindo o guia, mas sem preencher a parte técnica?
- Alguma informação que me esteja a faltar?
- E já agora, parece um orçamento adequado?
Agradeço imenso pela atenção!
Pedido de Ligação à Rede
- AGIE
- Faça a sua apresentação

- Registado: 06 jan 2026, 22:46
- Profissão: Eletricista (TRE)
Re: Pedido de Ligação à Rede
Boa noite.
Suficiente é, pessoalmente aconselho sempre 10.35Kva pois o cliente fica com margem para que no futuro se assim entender possa fazer um pedido de aumento de potência sem transtornos.
Contudo, os assuntos que está a abordar são distintos, Certificação de Instalação e Pedido de Ligação a Rede.
O Sr. pede orc a um ou vários eletricista, como entender e se sentir mais confiante, adjudica o serviço, e ai sim o técnico como base na potência decidida faz o Pedido de Ligação a Rede, a EREDES emite uma carta com um taxa diretamente para o cliente que depois de paga da origem a visita técnica de um técnico. De seguida, partindo do principio de que exta tudo bem executado, a EREDES emite outra carta (ORC) com a viabilidade e custos associados se existirem, poderá ter uma ou duas opções de ORC dependendo da ligação. E agora sim com base nesta carta o técnico poderá lhe fazer um ORC real. Espero ter ajudado.
Suficiente é, pessoalmente aconselho sempre 10.35Kva pois o cliente fica com margem para que no futuro se assim entender possa fazer um pedido de aumento de potência sem transtornos.
Contudo, os assuntos que está a abordar são distintos, Certificação de Instalação e Pedido de Ligação a Rede.
O Sr. pede orc a um ou vários eletricista, como entender e se sentir mais confiante, adjudica o serviço, e ai sim o técnico como base na potência decidida faz o Pedido de Ligação a Rede, a EREDES emite uma carta com um taxa diretamente para o cliente que depois de paga da origem a visita técnica de um técnico. De seguida, partindo do principio de que exta tudo bem executado, a EREDES emite outra carta (ORC) com a viabilidade e custos associados se existirem, poderá ter uma ou duas opções de ORC dependendo da ligação. E agora sim com base nesta carta o técnico poderá lhe fazer um ORC real. Espero ter ajudado.
José Araújo