Pedido de apoio para remodelação do quadro elétrico – Apartamento

Responder
tejotabe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 jan 2026, 22:24
Profissão: Engenheiro

Pedido de apoio para remodelação do quadro elétrico – Apartamento

Mensagem por tejotabe »

Tenho uma potência contratada de 3,45Kw (15 A) no apartamento e, devido aos aquecedores no inverno, o quadro elétrico desarma constantemente, obrigando-me a escolher entre ligar os aquecedores dos quartos ou da sala, ou até utilizar o micro-ondas.
Tenho instalado um POWCT da SONOFF (anel medidor) para acompanhar os consumos.

No futuro pretendo instalar uma placa de indução, que irei limitar a 3 kW, porque presumo que os cabos que vão do quadro até à tomada da cozinha são apenas de 2,5 mm².

Contactei a E-REDES para pedir um aumento de potência e informaram-me que poderia subir até 6,9 kW. Após o agendamento e a visita do técnico, foi verificado que não era possível aumentar a potência, porque:

- Não existem cabos de 6 mm² entre a coluna do prédio e o disjuntor diferencial (500mA);

- O disjuntor diferencial existente não é adequado — teria de ser mais sensível e colocado depois do contador.

O técnico recomendou que contactasse um eletricista para realizar estas alterações e, só depois, poderia avançar com o aumento de potência.

Fiquei intrigado com a questão do disjuntor diferencial tendo em conta a segurança, concluí que deveria instalar um diferencial de 30 mA para maior proteção. Como me desenrasco minimamente com eletricidade, fiz eu próprio essa instalação, colocando os dos fios que saem do contador a passar pelo disjuntor e depois a saída em baixo alimenta os disjuntores já previamente instalados:

Imagem

Agora, gostaria da vossa ajuda:

Há mais alguma coisa que deva verificar ou ter em atenção no quadro elétrico, para além da substituição necessária dos cabos para 6 mm² a ser realizada por técnico devidamente qualificado ainda sem data prevista/orçamento?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Pedido de apoio para remodelação do quadro elétrico – Apartamento

Mensagem por Varejo »

Fotos do quadro sem tampa.
Provavelmente nem terra tem na instalação.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
tejotabe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tejotabe »

Na coluna do prédio não tem terra e não entra em casa. O fio de terra de "entrada" está solto no quadro, atrás do disjuntor.

Em várias tomadas fiz o seguinte teste:
Diferença de potencial entre fase e neutro: 230 V
Diferença de potencial entre fase e terra: 230 V
Diferença de potencial entre neutro e terra: 230 V

À primeira vista, tudo parece estar a funcionar. Presumo que o antigo proprietário, quando fez obras na casa e instalou o forno elétrico, tenha realizado uma ligação de terra algures. Todas as tomadas têm fio de terra e, nas que testei, os resultados foram sempre iguais.

Segue a fotografia do quadro sem tampa. A extensão com cabo de 6 mm² para o disjuntor diferencial já foi realizada por mim, porque o cabo entrava por baixo e não permitia a ligação no topo do disjuntor. A saída posteriormente alimenta o circuito.
Imagem
tejotabe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tejotabe »

Diferença de potencial entre neutro e terra: 230 V --> Diferença de potencial entre neutro e terra: 0 V
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Mensagem por Varejo »

O valor entre terra e neutro deveria ser 1 a 2 volts, dar zero é estranho, a terra deve estar feita em algum pilar ou tubo de água.
O sonoff não deve estar ligado à saída do diferencial, no mínimo na saída do disjuntor de 6A.

Quando for aí o técnico, que dê uma revitalização no quadro.

Espero que o técnico tenha um certificador de instalações elétricas, para fazer os ensaios e verificar essa terra "vintage".
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
tejotabe
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tejotabe »

Varejo Escreveu: 21 jan 2026, 00:09 O valor entre terra e neutro deveria ser 1 a 2 volts, dar zero é estranho, a terra deve estar feita em algum pilar ou tubo de água.
O sonoff não deve estar ligado à saída do diferencial, no mínimo na saída do disjuntor de 6A.

Quando for aí o técnico, que dê uma revitalização no quadro.

Espero que o técnico tenha um certificador de instalações elétricas, para fazer os ensaios e verificar essa terra "vintage".
Pronto será o passado seguinte encontrar um técnico que faça isso e o contacto com a eredes para alterar a potencia.

Obrigado pela análise!
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”