Valor Terra elevado
-
CCoelho
- Faça a sua apresentação

- Registado: 02 jan 2026, 17:59
- Profissão: Técnico eletrotécnia
Valor Terra elevado
Boa tarde
Foi instalado 1km terra em anel com piques em terreno rochoso, o teste com Fluke 1670 apresenta valor de 400homs. A dúvida é estar perto de um PT influência por ter o terra do neutro perto,ou está com passagem do neutro/ terra já no QE principal .
Foi instalado 1km terra em anel com piques em terreno rochoso, o teste com Fluke 1670 apresenta valor de 400homs. A dúvida é estar perto de um PT influência por ter o terra do neutro perto,ou está com passagem do neutro/ terra já no QE principal .
-
CCoelho

Re: Valor Terra elevado
Os terras estão no mesmo terreno , o anel em terra está a 30m do PT o ponto mais distante está a 600m
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
Finex
- Curioso

- Registado: 02 abr 2020, 23:43
- Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Boa tarde,
Qual é o sistema de terras/neutro? TT?
E qual o problema causado pela resistência de terras elevada?
Qual é o sistema de terras/neutro? TT?
E qual o problema causado pela resistência de terras elevada?
-
CCoelho

O sistema e TT, não á nenhum problema nem avarias na instalação, somente não consigo ter um valor terra mais baixo. Detectei um descarregador queimado que estava a fazer passagem neutro para o terra, só tive diferença de 20homs.
Testei o terra no QGBT isolado e obtenho o mesmo valor.
Testei o terra no QGBT isolado e obtenho o mesmo valor.
-
Finex
- Curioso

- Registado: 02 abr 2020, 23:43
- Profissão: Engenheiro Eletrotécnico
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Por vezes as características dos solos podem dificultar que se consigam valores de terra reduzidos. Não sou a pessoa mais experiente neste assunto, mas penso que desde que sejam utilizados diferenciais adequados, a instalação estará conforme as RTIEBT. Para diminuir a resistência só aumentando a superfície de contacto e colocando mais eletrodos numa área maior ou utilizando produtos para aumentar a condutividade do solo junto dos elétrodos. Mas como disse, não sou a pessoa mais experiente neste assunto.
Mas pegando no seu exemplo, com 400ohm e assumindo que se deseja manter uma tensão de contacto inferior a 25V (assumindo o corpo molhado), fica com uma corrente diferencial de 62,5mA. Utilizando um diferencial de 30mA limita a tensão de contacto abaixo dos 25V e protege contra contactos indiretos. Já com um diferencial de 300mA poderá ter tensões de contacto de 120V, que já poderão ser perigosas.
Mas pegando no seu exemplo, com 400ohm e assumindo que se deseja manter uma tensão de contacto inferior a 25V (assumindo o corpo molhado), fica com uma corrente diferencial de 62,5mA. Utilizando um diferencial de 30mA limita a tensão de contacto abaixo dos 25V e protege contra contactos indiretos. Já com um diferencial de 300mA poderá ter tensões de contacto de 120V, que já poderão ser perigosas.
-
CCoelho

Obrigado, isso eu sei , só que já instalei 30 piques e 1km de cobre nu em anel já a desconfiar que não iria ser fácil ter bom terra, o terreno tem muitas lajes de pedra , mas mesmo assim não deveria estar o valor tão alto.
-
rainbow
- Velha Guarda

- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 40 vezes
Boa tarde.
Experimentou materiais de melhoramento de terras ou outras soluções de eléctrodos, como chapas de cobre ou fio em serpentina?
https://www.infocontrol.pt/sistemas-de- ... de-terras/
Experimentou materiais de melhoramento de terras ou outras soluções de eléctrodos, como chapas de cobre ou fio em serpentina?
-
CCoelho

Ainda não apliquei, pois estou a duvidar estar muito perto do aterramento do PT. Antes de melhorar a terra nos piques, queria tirar a dúvida da resistência entre o terra que instalei e a do PT, não sei se val a pena o trabalho ou passo logo na melhoria do terra.rainbow Escreveu: 04 jan 2026, 13:27 Boa tarde.
- Varejo
- Team Apoio

- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Agradecimento recebido: 20 vezes
Como é que está a fazer os ensaios com o multifunções?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
ohmico
- Técnico Dedicado

- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 19 vezes
- Agradecimento recebido: 83 vezes
Boas,CCoelho Escreveu: 04 jan 2026, 14:18Ainda não apliquei, pois estou a duvidar estar muito perto do aterramento do PT. Antes de melhorar a terra nos piques, queria tirar a dúvida da resistência entre o terra que instalei e a do PT, não sei se val a pena o trabalho ou passo logo na melhoria do terra.rainbow Escreveu: 04 jan 2026, 13:27 Boa tarde.
a instalação é única e pertence ao referido PT?
As terras estão separadas?
A medição que fez à terra do PT foi com as terras isoladas uma da outra e deu o mesmo valor?
A terra do neutro também tem valor idêntico?
Ohmico
-
CCoelho

A instalação pertence ao PT, os terras estão separados,o terra do PT com valores 0,8 homs.ohmico Escreveu: 05 jan 2026, 12:46Boas,CCoelho Escreveu: 04 jan 2026, 14:18Ainda não apliquei, pois estou a duvidar estar muito perto do aterramento do PT. Antes de melhorar a terra nos piques, queria tirar a dúvida da resistência entre o terra que instalei e a do PT, não sei se val a pena o trabalho ou passo logo na melhoria do terra.rainbow Escreveu: 04 jan 2026, 13:27 Boa tarde.
A medição que fez à terra do PT foi com as terras isoladas uma da outra e deu o mesmo valor?
Ohmico
-
ohmico
- Técnico Dedicado

- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 19 vezes
- Agradecimento recebido: 83 vezes
CCoelho Escreveu: 05 jan 2026, 13:02A instalação pertence ao PT, os terras estão separados,o terra do PT com valores 0,8 homs.ohmico Escreveu: 05 jan 2026, 12:46Boas,CCoelho Escreveu: 04 jan 2026, 14:18Ainda não apliquei, pois estou a duvidar estar muito perto do aterramento do PT. Antes de melhorar a terra nos piques, queria tirar a dúvida da resistência entre o terra que instalei e a do PT, não sei se val a pena o trabalho ou passo logo na melhoria do terra.rainbow Escreveu: 04 jan 2026, 13:27 Boa tarde.
Ohmico
Boas,
Não se esqueça do que são associações de resistências, mais piquet menos piquet não vai resolver nada..
Na minha opinião, deve parar de derreter dinheiro e procurar ajuda de alguém mais habilitado.
Ohmico