Quadro comando / transferência

Responder
Gui1968
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 15 dez 2025, 13:25
Profissão: Gerente
Localização: Ourique

Quadro comando / transferência

Mensagem por Gui1968 »

Bom dia
Em primeiro lugar não sou profissional da área.

Tenho uma pequena empresa de prestação de serviços, mas que devido à atividade exercida tem obrigatoriamente de ter um Gerador de emergência.
No passado foi implementado um quadro de comando / transferência, que se encontrava interligado com um Gerador. Mas como tudo na vida o tempo foi passando e os efeitos do mesmo vieram a refletir-se no motor / Gerador, sendo necessário proceder à sua substituição.
Surgiu uma oportunidade e procedemos à aquisição de um Gerador com 10 KVA, que é suficiente para alimentar a empresa.
Neste momento o mesmo está implementado, mas com funcionamento manual. Quando falha a energia, tenho de o colocar a funcionar, através do acionamento da chave de arranque, efetuar o corte no quadro Geral (de forma a garantir que a corrente gerada não sai para o exterior), conectar o mesmo à instalação interna e nessa altura passamos a ter energia na empresa produzida pelo Gerador.
Quando a energia publica retorna (temos de andar a perguntar aos vizinhos se a mesma já veio) efetuamos o percursos inverso, desligo a ligação do Gerador à empresa, desligo o Gerador, e vou inverter o corte que fiz no quadro Geral e a partir desse momento passamos a ser alimentados pela energia publica.

Pretendia assim, passar a ter as possibilidades que tinha anteriormente. O quadro de comando / transferência, detetava que a energia publica falhava, esperava alguns segundos, se continuasse em falta, mandava arrancar o Gerador. Ao fim de algum tempo do Gerador estar a trabalhar, efetuava o corte da ligação publica e injetava a energia na empresa. Quando a energia publica regressava, era detetada, e o Gerador continuava a produzir energia e a alimentar a empresa durante mais algum tempo. Se o regresso da energia publica fosse estável, então invertia a conexão para a energia publica e mandava desligar o Gerador.
Para além do descrito acima, o quadro de comando, também tinha a função, mesmo sem falha de fornecimento de energia, mandava periodicamente (programável, por nós) arrancar o gerador, para movimentar óleos e penso que carregar a bateria, bem como garantir a sua operacionalidade em caso de falha de fornecimento de energia publica. O quadro permite dar um alarme, no caso de baixa rotação do motor, sobreaquecimento, entre outras situações, embora eu ache que algumas poderiam não estar a funcionar, pois nunca foram testadas.

Assim, procuro profissional que esteja disponível para analise da situação, de forma a poder ser implementada a interligação do referido quadro de comando / transferência, com o Gerador atual de forma a podermos obter o automatismo desejado, garantindo assim que em caso de falha de energia a qualquer hora o Gerador é acionado (e não só quando estamos na empresa) e quando a energia regressa é encerrado.

Votos de um ótimo e Santo Natal.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”