Neutros Interligados - Dúvida

Responder
CSBSP261
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 nov 2025, 22:08
Profissão: Gestor de Produto

Neutros Interligados - Dúvida

Mensagem por CSBSP261 »

Boas pessoal!
Encontrei este fórum e espero que me consigam ajudar.

Comprei uma casa que teve a canalização elétrica toda remodelada.
Tenho dois circuitos independentes para a MLL e a MLR, estes circuitos vão dar a uma caixa de junção debaixo do lavatório da cozinha que depois tem ligação a cada uma das tomadas das máquinas, até aqui tudo claro para mim.

O primeiro problema foi que as fases estavam interligadas, o que fazia com que mesmo desligando o disjuntor de uma das máquinas, ela continuasse alimentada através do circuito da outra. Entretanto chamei cá o eletricista e ele separou as fases mas deixou os neutros interligados e insistiu que podem ficar assim. Eu já não sei se confio muito nele. Os neutros estão assim:

Conector 1: Neutro MLL+Neutro MLR+Ponte
Conector 2: Ponte+Neutro do Quadro 1+Neutro do Quadro 2

O que tenho no quadro são dois disjuntores de 20A para cada uma das máquinas e elas partilham o mesmo diferencial (este diferencial projete uns 5 circuitos).

Isto pode ficar como ele diz?

Obrigada a todos!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 82 vezes

Re: Neutros Interligados - Dúvida

Mensagem por ohmico »

Boas,
convinha começar por dizer se a instalação é monofásica ou trifásica.

Disse:
Conector 1: Neutro MLL+Neutro MLR+Ponte
Conector 2: Ponte+Neutro do Quadro 1+Neutro do Quadro 2
??

Tire uma foto.

Ohmico
CSBSP261
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por CSBSP261 »

Olá ohmico, desculpe, a instalação é monofasica.

A caixa de junção está bastante confusa e mesmo que tire foto vai ser dificil de perceber. Basicamente tenho isto:

Quadro com disjuntor unipolar de 20A para a máquina de loica e outro igual para a máquina da roupa. São ambas protegidas pelo mesmo diferencial.

Na caixa de junção chega do quadro: 2 terras + 2 neutros + 2 fases
Também entra na caixa de junção os conjuntos terra+neutro+fase de cada uma das tomadas das maquinas.

Inicialmente o que estava montado era o seguinte (todos os conectores de 3 entradas)

Conector 1: Fase MLL + Fase MLR + ponte ----> conector 2: ponte + fase 1 do quadro + fase 2 do quadro

Exatamente igual para os neutros.

As terras vao todas dar ao mesmo conector, como assumo que seja correto.

Isto tudo começou quando o circuito deixou de ter energia a meio de um ciclo da MLR. Chamei o eletricista e um dos conectores estava queimado. Ao que ele substituiu.
Aproveitou e remediou a situacao das fases dos dois circuitos estarem conectadas, o que fazia que mesmo que desligasse o disjuntor de uma das maquinas, ela continua ligada.

A minha dúvida é que ele insiste que os neutros podem ficar como estava e é essa parte que também nao tenho a certeza. Os cabos são todos de 2.5 mm2.

Obrigada e desculpe o texto tao extenso! Mas as fotos realmente nao dá para perceber.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Enviou: 425 vezes
Agradecimento recebido: 90 vezes

Mensagem por pedro caetano »

boas .não dá foto mas pode fazer um desenho? se diz que os circuitos passam dentro da caixa os 2, ou se estão dentro do mesmo tubo, não esta correto. cada circuito tem de ir diretamente ao quadro fase neutro e terra, portanto 2 tubos .cump
CSBSP261
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por CSBSP261 »

Acho que consegui adicionar. São 3 tubos ao todo, o que vem do quadro e um de cada máquina!
Anexos
17627090397618423675341879242402.jpg
20251106_203722.jpg
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. se diz que do quadro vem 1 tubo então tem 2 circuitos dentro do mesmo tubo. está errado continua a fazer-se asneiras nunca mais aprendem. cump
CSBSP261
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por CSBSP261 »

Visivelmente só tenho ali um tubo mesmo, não sei se dentro da canalização poderão vir 2, mas considerando os erros que já aqui vi.

Também deveria ter disjuntores de 16A para os cabos de 2.5mm2 certo? E não os de 20A?

Também tenho diferencial de 300mA e nao de 30mA para os circuitos dos wc.

Nem falando do tema das duas maquinas terem as fases conectadas, o que a nível de segurança enfim. Dar nota que isto foi tudo remodelado há 2 meses...
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. a mim parece que é isso, sim os dijuntores deviam ser de 16a, o wc devia ser de 30ma, as maquinas são a 300ma, assim como diz os diferenciais são de 300ma.cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 82 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

como diz, a instalação foi "remendada" há dois meses. Pela amostra deve estar muito bem.

Estes circuitos têm de estar em tubos e caixas separadas desde o quadro de distribuição.

Ohmico
CSBSP261
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por CSBSP261 »

E pior ainda iam todos ligados ao mesmo conector, basicamente tinha ali um fio ponte, que se tiver as duas máquinas ligadas ao mesmo tempo, tem de suportar a corrente toda...
Já chamei um eletricista independente, que já não confio em muito do que foi aqui feito.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”