problema na execução da terra com varetas

Responder
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

problema na execução da terra com varetas

Mensagem por damon »

Boas,

Tenho uma duvida numa obra de ampliação de um edificio,
Tenho que fazer a terra de utilização de um edificio colectivo,
Mas costumo fazer as terras com varetas no exterior, mas neste caso, não há espaço no passeio, tenho 50cm de passeio,
quando a E- redes ligou o ramal, queria aproveitar para fazer as terras, mas o subsolo estava minado de tubagem e tubo agua gas, etc...
Não deu para fazer as terras...
A pergunto que faço é: posso espetar as varetas de terra a entrada do predio para fazer a minha terra?, no hall de entrada junto a centralização? enterrados a 80cm do chão!
Claro, não vai ficar acessível caso um dia é preciso melhorar o valor da resistencia da terra,
Há alguma norma sobre isto ? ou pode haver risco de segurança?
Já tiveram uma situação identica? como fizeram?
obg
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 52 vezes

Re: problema na execução da terra com varetas

Mensagem por Josecalado »

Boa tarde a todos,

O importante é ter eletrodo de terra com uma resistência de contato o mais baixo possível, e se tiver a sorte de encontrar a estrutura de ferro das fundações, arranje forma através de soldadura aluminotérmica de interligar essa estrutura com o seu eletrodo de terra, se isso acontecer vai ver que fica com uma resistência de contato próxima de zero.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

Boas,

Obrigado pela resposta Josecalado,
Nas minhas instalações elétricas tenho sempre esse cuidado de obter um valor de resistência mais baixo possível,
Mas sendo assim posso fazer no hall de entrada? desde que dista a distancia de 80cm do solo...certo?
Mas neste momento não vou conseguir ligar a estrutura porque as fundações já estão terminada e só vou entrar na obra agora,
Mas já agora, em vez de soldadura aluminotermica, (por nunca ter utilizado, nem saber como se faz) podemos utilizar ligadores bi metalicos?
Obrigado
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 81 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

atenção que o ferro do edifício não é para servir de elétrodo de terra, mas deve ser ligado à terra.

Ohmico
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

Boas,

Sim não utilizo o ferro como eléctrodo de terra,
Eu geralmente utilizo a estrutura para melhorar a terra caso não consiga valores abaixo dos 30 a 50 ohms.
Já cheguei a espetar 6 varetas de terras em triângulo ou pé de galo, ou varetas sobrepostas com uniões para atingir uma camada menos resistivo, e mesmo assim as vezes não consigo ter um valor próximo de 0 ohms.
Responder

Voltar para “Dúvidas”