Forno dispara geral

Responder
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 jul 2022, 16:23
Enviou: 4 vezes

Forno dispara geral

Mensagem por Paio »

Boas amigos alguém me pode ajudar, tenho alguma sabedoria em eletricidade mas não chega para resolver o meu problema como tb é muito estranho o que se está a passar, ligo o forno elétrico e passados aí 10min. O geral que já tem alguns anos dispara, agora a minha pergunta é: não era o disjuntor que havia de disparar visto que o mesmo é de 10A? sei que tenho de o mudar para um 15/20A
Curto-circuito não deve ser senão disparava logo ao ligar o forno, mas com já referi só passados 10/15min..é que dispara
Á uma ajudinha
betasergio
Curioso
Curioso
Registado: 19 dez 2011, 10:42
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Forno dispara geral

Mensagem por betasergio »

Amigo verifique a resistência do forno, pode ser a de cima ou mesmo a de baixo
cps
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Paio »

Será o terra que tem fuga
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Enviou: 446 vezes
Agradecimento recebido: 90 vezes

Mensagem por pedro caetano »

boas. o geral é quê? diferencial ? de quantos amperes, e qual a sensibilidade? cump
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Paio »

Boas Pedro veja a foto a ver se sabe o que é, não tem nenhuma informação, talvez o autocolante descolou
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. penso que pode haver uma fuga no forno, a partir de um certo aquecimento entra em fuga, pois é um diferencial e pode ser de 30ma. cump
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Paio »

Caro Pedro imaginamos que o interruptor diferencial é de apenas 10A e não aguenta com o forno, posso substituir por um destes ou idêntico (ver foto)?
Mas em princípio deve ser fuga no forno
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. não acredito que seja 10ma, ou é 30ma ou 300ma, isso é avaria no forno, em qualquer dos casos convem reparar. cump
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Paio »

caro pedro antes de mais muito obrigado pela ajuda, mas não é avaria no forno, pois liguei noutra tomada, noutra habitação e funcionou horas e horas ligado sem disparar qualquer disjuntor, penso que seja o interruptor dif. que não suporte a carga
só para terminar pedro, na tomada onde liga o forno medi com o multimetro coloquei as pontas de prova entre a fase e terra e não deu qualquer valor
fiquei admirado, coloquei entre o neutro e terra e aí já deu um valor de 234v, penso eu que não tenha nada a ver o motivo de fazer disparar o interr. dif. como tb não entendo o motivo de o neutro dar corrente com o terra
obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 221 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
Paio Escreveu: 02 jul 2022, 22:33 Caro Pedro imaginamos que o interruptor diferencial é de apenas 10A e não aguenta com o forno, posso substituir por um destes ou idêntico (ver foto)?
Mas em princípio deve ser fuga no forno
Atenção, que o interruptor não desliga em automático, se ultrapassar a intensidade estipulada no aparelho.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas pode ter algum problema na instalação, chama mas é um tecnico. como disse o colega os int difenciais não desligam quando ultrapassa os valores. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 85 vezes

Mensagem por ohmico »

Paio Escreveu: 06 jul 2022, 19:03 caro pedro antes de mais muito obrigado pela ajuda, mas não é avaria no forno, pois liguei noutra tomada, noutra habitação e funcionou horas e horas ligado sem disparar qualquer disjuntor, penso que seja o interruptor dif. que não suporte a carga
só para terminar pedro, na tomada onde liga o forno medi com o multimetro coloquei as pontas de prova entre a fase e terra e não deu qualquer valor
fiquei admirado, coloquei entre o neutro e terra e aí já deu um valor de 234v,
penso eu que não tenha nada a ver o motivo de fazer disparar o interr. dif. como tb não entendo o motivo de o neutro dar corrente com o terra
obrigado
Boas,

Isto (sublinhado) é verdade?

Se é, deve cortar o geral imediatamente e chamar um técnico credenciado para correcção do que está mal.

Ohmico
Paio
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Paio »

ohmico Escreveu: 07 jul 2022, 11:42
Paio Escreveu: 06 jul 2022, 19:03 caro pedro antes de mais muito obrigado pela ajuda, mas não é avaria no forno, pois liguei noutra tomada, noutra habitação e funcionou horas e horas ligado sem disparar qualquer disjuntor, penso que seja o interruptor dif. que não suporte a carga
fiquei admirado, coloquei entre o neutro e terra e aí já deu um valor de 234v,
penso eu que não tenha nada a ver o motivo de fazer disparar o interr. dif. como tb não entendo o motivo de o neutro dar corrente com o terra
obrigado
Boas,

Isto (sublinhado) é verdade?

Se é, deve cortar o geral imediatamente e chamar um técnico credenciado para correcção do que está mal.

Ohmico
Sim é verdade neste caso o neutro está a fazer de fase, a não ser que o eletricista quando instalou o circuito, colocou o neutro (Azul) no terminal da fase no quadro, e mesmo no quadro entre o disjuntor do forno e o terra no quadro não dá qualquer valor de corrente
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 37 vezes

Mensagem por mromeiro »

Paio Escreveu: 01 jul 2022, 16:24 Boas amigos alguém me pode ajudar, tenho alguma sabedoria em eletricidade mas não chega para resolver o meu problema como tb é muito estranho o que se está a passar, ligo o forno elétrico e passados aí 10min. O geral que já tem alguns anos dispara, agora a minha pergunta é: não era o disjuntor que havia de disparar visto que o mesmo é de 10A? sei que tenho de o mudar para um 15/20A
Curto-circuito não deve ser senão disparava logo ao ligar o forno, mas com já referi só passados 10/15min..é que dispara
Á uma ajudinha
Os disjuntores têm 2 módulos de proteção:
- um magnético, que funciona com uma bobine, e que serve para proteger em caso de curto-circuito quando a corrente é muito mais elevada que a do disjuntor;
- outro térmico, que é composto por 2 metais de dilatação diferente. Assim quando a corrente é pouco superior ao máximo, esse módulo vai aquecendo até que faz disparar o disjuntor;

Na situação que descreve, parece ser esse o caso. Se o disjuntor for de 10A mas precisar de 20A, vai precisar de uns minutos até aquecer e disparar o disjuntor.

Em relação a disparar um disjuntor e não o outro, pode ter a ver com o tipo de disjuntor, pois nem todos têm as curvas de disparo iguais, ou poderá também ser avaria do disjuntor.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”