Diferenciais A vs AC

Responder
rnbc
Curioso
Curioso
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Has thanked: 5 times
Been thanked: 1 time

Diferenciais A vs AC

Mensagem por rnbc »

Boa tarde,

Estou com dúvidas se devo colocar diferenciais do tipo AC ou A na minha casa. Ambos protegem contra fugas para a terra de correntes alternas e ambos cumprem os requisitos legais, mas os A supostamente também protegem contra fugas de correntes contínuas, que podem ocorrer por exemplo em equipamento informático e não são detectadas pelos AC.

Têm alguma opinião formada acerca do assunto?

Para além do preço há alguma desvantagem em colocar A em vez de AC? Talvez excesso de sensibilidade a descargas eletroestáticas?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Diferenciais A vs AC

Mensagem por nelmindo »

O dif do tipo A, são para ser utilizados em equipamentos:

Single phase with electronic components
Single phase inverters, class 1 IT & multimedia equipment, power supplies for class 2 equipment, appliances such as washing machines, lighting controls, induction hobs & EV charging

Oferecem uma proteção acrescida, que os AC não permitem.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não estou a ver a que equipamentos informáticos se esteja a referir, mas muito provavelmente os equipamentos que vai utilizar funcionam isolados da terra.

Ohmico
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Imagem

Uma forma simples de entender a diferenciação dos vários interruptores diferenciais.
rnbc
Curioso
Curioso

Mensagem por rnbc »

Eu sei a teoria, a minha questão é mais: os diferenciais de classe A em vez de AC vão ser excessivamente sensíveis e disparar sem razão?

Nos datacenters (sou informático...) o normal é usarem-se diferenciais de 300mA classe A, mas no máximo um diferencial alimenta 2-3 bastidores de 19" para aquilo não disparar só porque lhe apetece. Muito equipamento informático "industrial" tem correntes de fuga altas. Até tem um "WARNING: HIGH LEAKAGE CURRENT. Earth connection essential before connecting supply" escrito na caixa... um diferencial de 300mA para uma sala cheia de equipamento ia passar a vida a disparar, por isso tem de se dividir o mal pelas aldeias.

Em casas acho que nunca vi classe A, são todos AC, mas não costumo reparar muito nisso. Ocorreu-me que hoje em dia as casas já têm muito equipamento computorizado, que tem correntes contínuas lá dentro. Claro que é equipamento caseiro, supostamente sem problemas destes. Faz sentido colocar classe A numa casa?

Como há aqui pessoas com muuuuuuiiiiittoooooo mais experiência do que eu em montagem de quadros elétricos resolvi perguntar.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Existe uma recomendação para o uso de diferenciais tipo A para Fogão, Placa, maquina de lavar e secar, para os restantes circuitos do Tipo AC.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Eu ia para HI, cada vez mais há variação de velocidade, maquinas de lavar, frigorificos, ar condicionado, etc...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rnbc
Curioso
Curioso

Mensagem por rnbc »

Obrigado pelas respostas.

Classe A com imunização a descargas estáticas (High Immunity) é de facto o mais abrangente, mas tende a ser caro e não existe em versões disjuntor+diferencial, que dão imenso jeito para poupar espaço e fios. Há uns conjuntos mas são grandes e caros.

Entretanto já decidi que vou usar AC em quase todo o lado e A em alguns circuitos que vão ter eletrónica com tendência para ter fugas DC para a terra. Basicamente quadro de rede, que tem equipamento informático de rede ligado a fios compridos.

Já agora conto um caso curioso: a semana passada, andava eu a pensar nisto, e nem de propósito presenciei uma avaria num chiller de um datacenter (aparelho de ar condicionado exterior, de grande porte, que gera água fria). Ora a avaria consistia exatamente numa fuga para a terra num dos ventiladores. O ventilador tem um motor trifásico que é comandado por um variador de frequência trifásico. Supostamente a fuga no caso em apreço só deveria ser detectada por um diferencial do tipo B, mas o facto é que o diferencial AC de 300mA que lá está detectava a fuga e disparava imediatamente assim que o variador tentava arrancar o motor. Os diferenciais portam-se melhor na prática do que na teoria :)
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
rnbc Escreveu: 05 jan 2020, 23:57 Já agora conto um caso curioso: a semana passada, andava eu a pensar nisto, e nem de propósito presenciei uma avaria num chiller de um datacenter (aparelho de ar condicionado exterior, de grande porte, que gera água fria). Ora a avaria consistia exatamente numa fuga para a terra num dos ventiladores. O ventilador tem um motor trifásico que é comandado por um variador de frequência trifásico. Supostamente a fuga no caso em apreço só deveria ser detectada por um diferencial do tipo B, mas o facto é que o diferencial AC de 300mA que lá está detectava a fuga e disparava imediatamente assim que o variador tentava arrancar o motor. Os diferenciais portam-se melhor na prática do que na teoria :)
Se a fuga foi pelo motor o variador nem arranca o motor, se a fuga foi no variador depende do que avariou, retificador de entrada, muitos outros componentes podem fazer disparar o diferencial.

"tive um variador de 50kW que deu um estoiro, foi só o sistema de retificação, placa de comando da retificaçõa, resistencia de carga ao Bus, quatro IGBT, a placa de disparos, condensadores e o corte geral de facas na máquina, e a 60 metros o disjuntor NS160H com termico,e vigi, no quadro parcial da sala de maquinas."

E quando tens diferenciais "monofásicos" que desligam aleatóriamente a iluminação sem saberes porquê, e aparece alguem que diz "o problema é dos variadores que provocam harmonicas na rede".

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”