Comutador de escada duplo em 3 pontos

Responder
flaviopinheiro
Curioso
Curioso
Registado: 02 ago 2017, 14:23
Agradecimento recebido: 1 vez

Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por flaviopinheiro »

Boa tarde, caros amigos ando aqui as voltas e nao estou a dar com isto... Preciso de um esquema para ligar 2 pontos de luz em 3 pontos usando 3 comutadores de escada duplo é possível? Cumprimentos
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Comutador de escada duplo em 3 pontos

Mensagem por joao-pt »

Basta pesquisares no fórum que encontras vários tópicos sobre isso.

Acho que este foi o último onde se debateu isso.
viewtopic.php?f=7&t=22072
flaviopinheiro
Curioso
Curioso

Este é de um esquema de um comutador de escada simples, a minha dúvida é escada duplo
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Enviou: 447 vezes
Agradecimento recebido: 91 vezes

Mensagem por pedro caetano »

boas , esse esquema ja foi publicado no forum de qualquer maneira aqui vai outra vez cump
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite.

Por forma a poder ter mais que dois comutadores de escada necessita sempre de um inversor de grupo por forma a ser possível realizar a comutação em 3 pontos.

Facilmente encontra os comutadores de escada duplos e o inversor de grupo. Já o inversor de grupo duplo já não é tão fácil encontrar. Sei que em tempos precisei e se a memória não me falha só a biticino tinha....

Inversor de grupo - Modelo 21051 da Efapel:

Imagem

Comutador de escada duplo - Modelo 21101 da Efapel:

Imagem

Se não conseguir encontrar talvez tenha que fazer a comutação com 2 inversores de grupo em 2 caixas de aparelhagem separadas, podendo realizar na mesma a comutação aos comutadores de escada duplos.
flaviopinheiro
Curioso
Curioso

Muito obrigado por toda a informação amigo, pois não é muito usual este tipo de ligações e acho que infelizmente a efapel não tem inversores de grupo duplos, um grande abraço a todos os que ajudaram
Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 24 vezes
Agradecimento recebido: 217 vezes

Mensagem por nelmindo »

flaviopinheiro Escreveu: 20 jun 2018, 22:03 Muito obrigado por toda a informação amigo, pois não é muito usual este tipo de ligações e acho que infelizmente a efapel não tem inversores de grupo duplos, um grande abraço a todos os que ajudaram
Cumprimentos
E usar telerruptores? É que mais depressa arranja botões de pressão duplos, do que inversores de grupo duplos.
Danieltpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 fev 2019, 22:18

Mensagem por Danieltpinto »

Boa noite eu tenho a seguinte questão,eu tenho um interruptor de escadas duplo que uma tecla que me faz a comutação da cozinha e a outra do corredor,mas agora quero acrescentar outro interruptor quem vai para o sótão para ligar a lâmpada da cozinha mas preciso de meter um inversor no que me faz a comutação da cozinha e do corredor a minha questão é saber se os inversor duplo da efapel que de um lado fica a funcionar como inversor e do outro lado como comutação de escadas na mesma em lado do corredor,porque não Sei Se uma tecla consegue fazer inversor e o outro comutação,será que alguém me pode ajudar,porque até fazer comutação de escadas percebo agora com inversores nunca trabalhei
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por Duende »

Danieltpinto Escreveu: 26 fev 2019, 23:18 Boa noite eu tenho a seguinte questão,eu tenho um interruptor de escadas duplo que uma tecla que me faz a comutação da cozinha e a outra do corredor,mas agora quero acrescentar outro interruptor quem vai para o sótão para ligar a lâmpada da cozinha mas preciso de meter um inversor no que me faz a comutação da cozinha e do corredor a minha questão é saber se os inversor duplo da efapel que de um lado fica a funcionar como inversor e do outro lado como comutação de escadas na mesma em lado do corredor,porque não Sei Se uma tecla consegue fazer inversor e o outro comutação,será que alguém me pode ajudar,porque até fazer comutação de escadas percebo agora com inversores nunca trabalhei
O interruptor inversor é na mesma um interruptor que, colocado entre os comutadores, permite o utilizador desligar/ligar em qualquer um dos pontos deste circuito. O conceito de aplicação, é precisamente quando necessário por exemplo, num determinado corredor extenso precisarmos desligar ou ligar no meio deste, utilizamos o terceiro interruptor (inversor), permitindo na mesma que, nas extremidades possamos ligar/desligar.
Danieltpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Então quer dizer que numa tecla consigo fazer a inversão e na outra continuar a trabalhar como comutação de escadas correto?
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por Duende »

Danieltpinto Escreveu: 27 fev 2019, 00:11 Então quer dizer que numa tecla consigo fazer a inversão e na outra continuar a trabalhar como comutação de escadas correto?
Errado. O inversor apenas serve para isso mesmo, inverte as ligações internamente permitindo que se ligue/desligue em qualquer um dos pontos. Um interruptor simples apenas precisa 1 entrada e 1 saida. O inversor utiliza 2 entradas e 2 saida (4 fios).
Mecânicamente não é possível um interruptor simples fazer de inversor.
O interruptor inversor é concebido específicamente só para esse tipo de utilização.
Danieltpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Porque eu só tenho uma caixa e tinha um comutador de escadas duplo neste caso não Posso alterar nada porque ou tenho o inversor a funcionar ou então comutador de escadas,não sei como fazer,mas obrigado na mesma
MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Mensagem por MPChambel »

Na China existem comutadores com 3 botões :D
Numa caixa só se pode fazer 2 comutações
Numa caixa só se pode fazer 1 inversão
Nenhum comutador de escada simples ou duplo pode fazer de inversor
Desconheço que exista numa só peça um inversos e comutador.
Se fosse eu fazia de duas formas,dependendo do local e da habilidade.
Ou fazia um furo apta o interior da caixa e colocava junto a esse comutador um outro exterior o que esteticamente é feio ou abria um buraco à conta de uma caixa que colocaria encostada a essa com passagem entre elas,com bucha quimica,poliuretano ou outro produto idêntico certificava-me que a caixa estava firme,depois se fosse necessário dava-lhe um acabamento com gesso,comprava um espelho duplo e colocava lá o que fosse necessário.
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Mensagem por rui14 »

já fiz um inversor com um comutador duplo da FORIX
só tive de colar as duas teclas e fazer um "chante"
MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Mensagem por MPChambel »

Mas precisa sempre de uma caixa só para ele.
Penso que também não será um trabalho esteticamente bonito.Se tiver duas caixas lado a lado tem que mudar a outra aparelhagem e colocar um espelho duplo,acaba por ficar feio na minha opinião.
Eu não faria isso.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”