Afinal o tubo anelado (sem paredes lisas) é ou não permitido nas instalações elétricas quando instalados no pavimento?
mesmo que seja com Resistência à compressão: 750 N?
Tubo anelado no pavimento
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Tubo anelado no pavimento
Boastrivial Escreveu: 28 mar 2018, 14:35 Afinal o tubo anelado (sem paredes lisas) é ou não permitido nas instalações elétricas quando instalados no pavimento?
mesmo que seja com Resistência à compressão: 750 N?
Nunca em nenhuma Inspeção levantaram problemas sobre o uso do tubo anelado no pavimento.
Agora todos sabemos que existe tubo anelado que até com os dedos se vinca, logo esse tubo não deve ser aplicado no pavimento, depois existe tubo anelado tão resistente quanto algum Isogris/Erfe.
Eu utilizo tubo anelado de qualidade no pavimento sempre de secção nunca inferior a 20mm, tanto para iluminação como para tomadas, claro tenho o cuidado de nunca sair da obra sem que a tubagem instalada fique tapada com argamassa, e tenho atenção ao raio de curvatura dos tubos, e portanto depois os enfiamentos de condutores fazem-se com relativa facilidade.
No pavimento ou em vala no exterior uso apenas Isogris/Erfe.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Amigo ENERGY e porque não já cablado? existe anelado que mesmo eu com 95 Kilos de peso, nem 1 mm abaixa!
Evita mão de obra e o trabalho da colocação tubo é o mesmo com ou sem cablado! apenas o preço do mesmo com ou sem fios!
O trabalho de colocar sem fios é para sistemas de trabalho á despesa! depois o enfiamento a duas pessoas é mais caro!
1º a colocar o tubo, depois é duas pessoas a enfiar cablagem?
Bem ou orçamento ou Despesa!
Evita mão de obra e o trabalho da colocação tubo é o mesmo com ou sem cablado! apenas o preço do mesmo com ou sem fios!
O trabalho de colocar sem fios é para sistemas de trabalho á despesa! depois o enfiamento a duas pessoas é mais caro!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não se pode dotar as canalizações de condutores, sem que as mesmas sejam cobertas com argamassa.CAOR Escreveu: 11 abr 2018, 21:49 Amigo ENERGY e porque não já cablado? existe anelado que mesmo eu com 95 Kilos de peso, nem 1 mm abaixa!
Ponto 522.8.1.1, da Portaria n.º 949 de 2006, diz o seguinte " — Os condutores e os cabos só devem ser enfiados nas condutas embebidas em roços nos elementos da construção após a colocação destas.".
-
- Aprendiz
- Registado: 31 jan 2016, 18:01
- Has thanked: 8 times
- Been thanked: 6 times
Bem, eu perante isto, pergunto quem é o Inspetor, que vai depois saber se os condutores foram enfiados antes ou depois da tubagem ser instalada.nelmindo Escreveu: 11 abr 2018, 22:04Não se pode dotar as canalizações de condutores, sem que as mesmas sejam cobertas com argamassa.CAOR Escreveu: 11 abr 2018, 21:49 Amigo ENERGY e porque não já cablado? existe anelado que mesmo eu com 95 Kilos de peso, nem 1 mm abaixa!
Ponto 522.8.1.1, da Portaria n.º 949 de 2006, diz o seguinte " — Os condutores e os cabos só devem ser enfiados nas condutas embebidas em roços nos elementos da construção após a colocação destas.".
O que pode acontecer no limite, é o Inspetor querer verificar se os condutores se podem retirar/enfiar de novo, sem o auxilio de uma retroescavadora, hehehe, o bom senso e as regras da boa arte tÊm de imperar na instalação deste tipo de tubagem, tal como de outro tipo qualquer de tubagem embebida.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Qual é o inspector que vai testar todas as tomadas e pontos luz, para verificar que falta o condutor de terra? Já deu a resposta: Bom senso...Raminhos Escreveu: 13 abr 2018, 22:37Bem, eu perante isto, pergunto quem é o Inspetor, que vai depois saber se os condutores foram enfiados antes ou depois da tubagem ser instalada.nelmindo Escreveu: 11 abr 2018, 22:04Não se pode dotar as canalizações de condutores, sem que as mesmas sejam cobertas com argamassa.CAOR Escreveu: 11 abr 2018, 21:49 Amigo ENERGY e porque não já cablado? existe anelado que mesmo eu com 95 Kilos de peso, nem 1 mm abaixa!
O que pode acontecer no limite, é o Inspetor querer verificar se os condutores se podem retirar/enfiar de novo, sem o auxilio de uma retroescavadora, hehehe, o bom senso e as regras da boa arte tÊm de imperar na instalação deste tipo de tubagem, tal como de outro tipo qualquer de tubagem embebida.