Posso dizer de experiência própria que já fiz um projecto para um edifício de habitação de custos controlados (habitação social) em Lisboa sem utilizar caixas de derivação, utilizando caixas de aparelhagem fundas. N tive qq problema com a Certiel.
Sinceramente, em termos técnicos não há qualquer problema e resulta numa instalação + económica, daí a sua utilização neste caso específico. Agora podem perguntar-me se gosto da solução, e aí tenho q responder q não. No meu entender isto conduz a uma instalação mais desorganizada e com demasiados cruzamentos de tubagem no chão. Mas por outro lado, para quem n gosta de ver casas com caixas de derivação pode ser uma hipótese a ter em conta.
Passagem da tubagem: Iluminação Vs Interruptores
Re: Passagem da tubagem: Iluminação Vs Interruptores
desculpem meter-me na conversa mas sou do porto e o que se costuma fazer é usar as respectivas caixas fundas para derivação.
pelo que eu entendo da duvida do nosso amigo é usar o quadro para fazer as respectivas derivações eu não sei como fazem ai para baixo mas nunca pudemos usar o quadro para fazer derivações , o quadro existe sim para proteger as respectivas saidas de circuitos e não é permitido usá-lo para fazer derivações.
pelo que eu entendo da duvida do nosso amigo é usar o quadro para fazer as respectivas derivações eu não sei como fazem ai para baixo mas nunca pudemos usar o quadro para fazer derivações , o quadro existe sim para proteger as respectivas saidas de circuitos e não é permitido usá-lo para fazer derivações.
Ola morango:
É que este tipo de instalação incrementa o custo de material e mão de obra de uma forma absurda!
Imagine uma instalação simples com 8 pontos de luz e 9 comandos (7 interruptores, 2 comutadores de escada).
Ora supondo uma caixa de derivacao por cada ponto de luz (ou caixa funda se essa for a opção) isto comportará geralmente:
-um tubo/circuito ao quadro para o circuito de iluminação
-pequenos troços de tubo entre caixas de derivaçao apenas para o transporte da alimentação
-em cada caixa, um tubo á lampada e outro ao interruptor, ou aos comutadores. Portanto, troços de tubo curtos.
Mas se por outro lado se fizer a instalação como sugeriu, serão:
-9 tubos entre o quadro e os comandos (interruptores e comutadores)
-8 tubos entre o quadro e os pontos de luz (lampadas)
ou seja 17 tubos canalizações longas (incluindo tubos e fios).
Poder-se-ia argumentar que se pouparia em caixas de derivação, mas o preço das caixas de derivação é desprezivel em relação ao custo das longas canalizações (incluindo tubos e fios) neste segundo modelo.
Por outro lado se se optar por caixas fundas nem sequer serviria esse argumento.
Acrescento ainda que quanto maiores forem as distancias, ou o nº de pontos de luz, ou ainda o nº de comandos, maior será o incrivel aumento de despeza em material e mão de obra.
Um abraço
Pode dizer porque quer fazer isto?morango Escreveu:O que pretendo é que os interruptores cheguem ao quadro eléctrico através de tubagem individual e o mesmo aconteça desde a iluminação, i.e. não efectuar a ligação directa desde o interruptor até as lampadas.
É que este tipo de instalação incrementa o custo de material e mão de obra de uma forma absurda!
Imagine uma instalação simples com 8 pontos de luz e 9 comandos (7 interruptores, 2 comutadores de escada).
Ora supondo uma caixa de derivacao por cada ponto de luz (ou caixa funda se essa for a opção) isto comportará geralmente:
-um tubo/circuito ao quadro para o circuito de iluminação
-pequenos troços de tubo entre caixas de derivaçao apenas para o transporte da alimentação
-em cada caixa, um tubo á lampada e outro ao interruptor, ou aos comutadores. Portanto, troços de tubo curtos.
Mas se por outro lado se fizer a instalação como sugeriu, serão:
-9 tubos entre o quadro e os comandos (interruptores e comutadores)
-8 tubos entre o quadro e os pontos de luz (lampadas)
ou seja 17 tubos canalizações longas (incluindo tubos e fios).
Poder-se-ia argumentar que se pouparia em caixas de derivação, mas o preço das caixas de derivação é desprezivel em relação ao custo das longas canalizações (incluindo tubos e fios) neste segundo modelo.
Por outro lado se se optar por caixas fundas nem sequer serviria esse argumento.
Acrescento ainda que quanto maiores forem as distancias, ou o nº de pontos de luz, ou ainda o nº de comandos, maior será o incrivel aumento de despeza em material e mão de obra.
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Os meus cumprimentos a todos técnicos deste forum! realmente venho dar a mão a palmatória e pedir desculpa pelo que informei em relação a não se poder fazer derivações a partir de caixas fundas nos interrepetores sem caixas derivação!
como me desloquei á Certiel pedi orientações sobre se podia ou não executar por esta via e informaram, que não nada que diga que não se possa fazer as mesma a partir de caixas fundas nos interrupetores mas em termos técnicos e vesíveis aconselha-se que se meta caixas derivação.
Desculpem a ignorancia de um cota!
como me desloquei á Certiel pedi orientações sobre se podia ou não executar por esta via e informaram, que não nada que diga que não se possa fazer as mesma a partir de caixas fundas nos interrupetores mas em termos técnicos e vesíveis aconselha-se que se meta caixas derivação.
Desculpem a ignorancia de um cota!
Ola Caor,
é muito digno da sua parte esta assunção.
É também por exemplos como esse que malta nova precisa dos cotas.
Os meus respeitos pela sua atitude.
Um abraço
é muito digno da sua parte esta assunção.
É também por exemplos como esse que malta nova precisa dos cotas.
Os meus respeitos pela sua atitude.
Um abraço