Até voltava a ligar a lâmpada de halogéneo com o transformador, mas já deitei o transformador fora. Julgava eu já não precisar mais daquilo.joao.pt Escreveu:Numa da lâmpadas, desliga-a e liga nesse mesmo ponto uma lâmpada de halogéneo (com o respectivo transformador), depois verifica se isso ainda acontece.
O adeus às lâmpadas de halogéneo
Re: O adeus às lâmpadas de halogéneo
Experimentei com uma "economizadora" E27, e o problema continua, liga, mas depois não consigo desligar no interruptor.joao.pt Escreveu:Numa da lâmpadas, desliga-a e liga nesse mesmo ponto uma lâmpada de halogéneo (com o respectivo transformador), depois verifica se isso ainda acontece.
Acho que a única solução é ver a ligação toda desde a lâmpada até ao interruptor...
-
Jammitracks
- Faça a sua apresentação

- Registado: 26 ago 2024, 19:31
- Profissão: Professor
Caro ARuivo,
Tenho um problema semelhante num teto falso com um interruptor/detetor de movimento.
De origem tinha seis casquilhos GU10 com lâmpadas de Halogéneo. Mas quando comecei a utilizar leds, tive sempre que deixar uma lâmpada de halogéneo ligada para as outras 5 leds funcionarem.
Entretanto, fundiu-se recentemente a lâmpada de halogéneo e pretendia ter tudo led. Pelo que procurei no teto falso, julgo que não há transformadores e até pensei que fosse da potência mínima total das lâmpadas led que não fosse suficiente para funcionarem todas corretamente.
O interruptor/detetor de movimento refere como potência mínima 40W e por isso, arranjei 6 lâmpadas led gu10 de 9w, que ultrapassam essa potência.
Mas quando se desliga o interruptor/detetor de movimento, ficam todas acesas com menos luz. Se tirar uma delas e colocar uma mais fraca de led (6w), essa é que acende fraca e as de 9w desligam-se.
Dado que tinha um problema semelhante, sempre conseguiu encontrar uma solução ?
Cumprimentos.
Tenho um problema semelhante num teto falso com um interruptor/detetor de movimento.
De origem tinha seis casquilhos GU10 com lâmpadas de Halogéneo. Mas quando comecei a utilizar leds, tive sempre que deixar uma lâmpada de halogéneo ligada para as outras 5 leds funcionarem.
Entretanto, fundiu-se recentemente a lâmpada de halogéneo e pretendia ter tudo led. Pelo que procurei no teto falso, julgo que não há transformadores e até pensei que fosse da potência mínima total das lâmpadas led que não fosse suficiente para funcionarem todas corretamente.
O interruptor/detetor de movimento refere como potência mínima 40W e por isso, arranjei 6 lâmpadas led gu10 de 9w, que ultrapassam essa potência.
Mas quando se desliga o interruptor/detetor de movimento, ficam todas acesas com menos luz. Se tirar uma delas e colocar uma mais fraca de led (6w), essa é que acende fraca e as de 9w desligam-se.
Cumprimentos.
-
helioneves
- Electricista de 3ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Desempregado
- Agradecimento recebido: 2 vezes
A união europeia têm-nos empurrado para os LEDs, com o pretexto que temos de poupar energia... acho uma hipocrisia galopante só apontarem para a iluminação sem olhar para as outras áreas em que também se gasta muita energia... quando se fala em eficiencia energetica, deve-se apontar em todas as direções, não apenas numa ou duas... a titulo de exemplo, para que serve um ferro de engomar de mais de 2000W, se vai ligar apenas uns segundos? A potencia exorbitante só vai obrigar a sobredimensionar o quadro ( e a potencia contratada ) estupidamente... ou então temos de andar a ligar/desligar outros aparelhos para poder servir... ainda me lembro de ferros de engomar de 500W!!! E duravam, duravam, duravam... enfim, os fabricantes é que ditam o mercado... pois se não houver mais "alternativa", remédio tem o cliente senão "gramar" com a pastilha... 
-
helioneves
- Electricista de 3ª

- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Profissão: Desempregado
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Só esse apontamento, dá a entender que há algo ligado em série... esse comportamento de " apenas a de mais fraca potencia ficar ligada - ainda que mais "frouxa" - e as de maior potencia apagadas " denuncia isso mesmo... ou então é um problema com o aparelho de controlo... só testando.Jammitracks Escreveu: 26 ago 2024, 19:42 Caro ARuivo,
Cumprimentos.