Adaptar fonte para parafusadeira sem fio

Responder
Eduardojf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 jan 2015, 10:37

Adaptar fonte para parafusadeira sem fio

Mensagem por Eduardojf »

Olá amigos,

Tenho uma parafusadeira sem fio cuja bateria "morreu" e não encontro em lugar algum para comprar. Então ocorreu-me a ideia: E se eu comprar uma fonte de alimentação e soldar os fios diretamente aos contatos da parafusadeira? :roll:
Imagem

Por isso pergunto-lhes: Sabendo que a parafusadeira utiliza uma bateria de 18V/1000mAh, se eu comprar uma fonte como essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kairos-_JM, 18V/1a e fizer a ligação na parafusadeira dá certo ou corro o risco de atear fogo à casa? :D

Muito obrigado!

Eduardo
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Adaptar fonte para parafusadeira sem fio

Mensagem por joao-pt »

Qual é o consumo do equipamento no máximo? Consegues mostrar as caracteristicas correctas do equipamento?
Eduardojf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Eduardojf »

Olá João,

Infelizmente não encontrei essa informação em lugar algum. Realmente a única informação que tenho é que o equipamento é 18V e a bateria é de 1000mAh. :(

Qual seria o risco de tentar com uma fonte 18V/1a?

De qualquer maneira, muito obrigado pela atenção!

Grande abraço,
Eduardo
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,
Infelizmente não encontrei essa informação em lugar algum. Realmente a única informação que tenho é que o equipamento é 18V e a bateria é de 1000mAh. :(
E tem informação quanto à autonomia (veja no manual do utilizador) em serviço continuo?
Se não qual a marca e o modelo?
Qual seria o risco de tentar com uma fonte 18V/1a?
Provavelmente, queimava a fonte assim que começasse a trabalhar com aparafusadora. Tem uma potencia muito baixa!

Um abraço
Eduardojf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Eduardojf »

Obrigado pela ajuda!

O manual sumiu! :( Já procurei por toda a parte e não o encontro de maneira alguma.

A marca é Master Home, modelo MLS013. Já procurei no Google alguma informação, mas tambem não obtive sucesso.

Tentarei novamente localizar o manual para conseguir as informações necessárias.

Um abraço,
Eduardo
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Eduardo, já tentou abrir a tampa da bateria e ver que tipo de pilhas estão lá dentro?
Às vezes dá para substituir... Pode ser esse o seu caso.
Sem as caracteristicas do equipamento, o seu plano vai acabar por ser resolvido por tentativas e erros.
Não se esqueça que às vezes a aparafusadora bloqueia ao furar o que aumenta drásticamente o seu consumo,
o que vai acabar por sobreaquecer a fonte. Se esta não estiver correctamente dimensionada vai acabar por queimar.
De qualquer das formas desejo-lhe boa sorte
Cps
A.Castro

Eduardojf Escreveu:Olá amigos,

Tenho uma parafusadeira sem fio cuja bateria "morreu" e não encontro em lugar algum para comprar. Então ocorreu-me a ideia: E se eu comprar uma fonte de alimentação e soldar os fios diretamente aos contatos da parafusadeira? :roll:
Imagem

Por isso pergunto-lhes: Sabendo que a parafusadeira utiliza uma bateria de 18V/1000mAh, se eu comprar uma fonte como essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kairos-_JM, 18V/1a e fizer a ligação na parafusadeira dá certo ou corro o risco de atear fogo à casa? :D

Muito obrigado!

Eduardo
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Da experiência que tenho sobre esses equipamentos, é que são bastante gulosos em termos de corrente instantânea.
O potencial transformador não deverá ter menos do que 5A, para ter resultados satisfatórios. Com a agravante de ter que usar díodos a sério para aguentar com as correntes habituais (conte com correntes que podem chegar aos 10A instantâneos).

1A é uma unidade de corrente e 1Ah é uma unidade indireta da capacidade energética das baterias (devia ser em joule, mas enfim...). Não são relacionadas. Quando fez a dedução "a minha bateria é de 1000mAh, logo a minha máquina gasta 1A" está errado concluir dessa forma.
De uma forma simplista e considerando a graficamente a duração de uma bateria, um retângulo perfeito, 1Ah significa que a bateria irá fornecer energia durante 1h, se estivermos a sugar energia à razão de 1A. Logo se a corrente passar para o dobro, a bateria dura metade e assim sucessivamente.
Duvido que em condições normais essa máquina, a bateria dure mais do que 10min em constante funcionamento e a 50% de esforço/carga no berbequim... logo a corrente é de certeza elevada e nunca nos valores de 1A.
Eduardojf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Eduardojf »

Ótima explicação Nelmindo! Muito obrigado!

Infelizmente não encontrei o manual. As únicas informações que tenho são realmente essas.

Pelo jeito, como não tenho conhecimento suficiente para tal, não vou conseguir trazer o equipamento à vida novamente... :?

Muito obrigado a todos que se prontificaram em ajudar.
Responder

Voltar para “Dúvidas”