disjuntor diferencial edp supostamente avariado.
disjuntor diferencial edp supostamente avariado.
Boas...
Preciso da vossa opinião...
No ano 2006 liguei para a EDP para me reduzirem a potencia contratada (que era trifásica) para monofásica 6.9kva. durante estes anos todos eu sempre achei que a potencia era pouca (ligo o forno 2650w, mais um secador de cabelo de 1000w) e pum, vai abaixo mas assim foi andando ... até esta semana que resolvi instalar um pequeno disjuntor de 15 amperes na saída do disjuntor diferencial da EDP para começar a ter certezas....
Ora o disjuntor da EDP k supostamente ta com 30A dispara sempre primeiro que o de 15A.
Sei que em principio devo de reclamar a EDP, mas o k gostaria que me dissessem se há maneira de saber se foi erro na ligação efectuada pelo técnico da EDP, porque se foi e houver maneira de comprovar, penso que conseguiria receber a diferença da potencia contratada com a que realidade tenho, visto que desde 2006 ainda deve de ser uns euritos…
Preciso da vossa opinião...
No ano 2006 liguei para a EDP para me reduzirem a potencia contratada (que era trifásica) para monofásica 6.9kva. durante estes anos todos eu sempre achei que a potencia era pouca (ligo o forno 2650w, mais um secador de cabelo de 1000w) e pum, vai abaixo mas assim foi andando ... até esta semana que resolvi instalar um pequeno disjuntor de 15 amperes na saída do disjuntor diferencial da EDP para começar a ter certezas....
Ora o disjuntor da EDP k supostamente ta com 30A dispara sempre primeiro que o de 15A.
Sei que em principio devo de reclamar a EDP, mas o k gostaria que me dissessem se há maneira de saber se foi erro na ligação efectuada pelo técnico da EDP, porque se foi e houver maneira de comprovar, penso que conseguiria receber a diferença da potencia contratada com a que realidade tenho, visto que desde 2006 ainda deve de ser uns euritos…
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Re: disjuntor diferencial edp supostamente avariado.
Bem amigo para melhor ter uma certeza o melhor será mesmo com uma pinça amperimetrica e medir os amperes no condutor de fase principal, e ai sim verifica-se logo, porque se proventura chamar la um técnico da edp ou ao serviço da mesma é o que ele lhe vai fazer. Porque a curva de desparo pode e deve ser diferente de um para o outro, mas 15 amperes de diferença e muito mesmo.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
-
- Curioso
- Registado: 25 jun 2009, 22:20
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 6 times
olá, por acaso o dcp da edp não será diferencial? o problema pode estar no circuito de tomadas que alimenta esses aparelhos que diz ligar e faz desarmar o dcp da edp...
cumps...
cumps...
-
- Curioso
- Registado: 12 mar 2007, 21:04
Boas
Já aqui foi dito e pode e deve ser medido o consumo da habitação mas tudo leva a crer que seja um problema na instalação.
Má ligação do dcp está fora de questão. Depois de verificar que não precisa dos 6.9 pode descer 1 potência ou duas. Já se poupa umas croas
Cumpz
Já aqui foi dito e pode e deve ser medido o consumo da habitação mas tudo leva a crer que seja um problema na instalação.
Má ligação do dcp está fora de questão. Depois de verificar que não precisa dos 6.9 pode descer 1 potência ou duas. Já se poupa umas croas

Cumpz
Boas,
Concordo plenamente com as sujestões apresentadas, mas acabo por não saber se existe diferencial, se não existe, deve imediatamente proceder à sua aplicação.
cump.
J.Vieira
Concordo plenamente com as sujestões apresentadas, mas acabo por não saber se existe diferencial, se não existe, deve imediatamente proceder à sua aplicação.
cump.
J.Vieira
boas...
Desde já obrigado pelas sugestões que tem dado.
Tirei umas fotos ao quadro para verem o que realmente tenho relativamente a disjuntores e disjuntores diferenciais.
Pinça amperimétrica não tinha mas já comprei uma (estou a espera da encomenda) ….
Julgo que não há problema na instalação porque a potencia que aguenta hoje, é a mesma desde o dia em que a EDP veio reduzir de 10,35kva para 6,9kva(monofásico).
Não percebo muito de disjuntores, mas lendo o que diz no disjuntor da EDP e no geral do quadro, penso que o geral do quadro ainda seja mais sensível….
Sei que com a pinça amperimétrica vou tirar todas a duvidas… mas o que me deixa intrigado, é que com cerca de 3600 watt o disjuntor da edp dispara, e o adicionado que é de 15A nao (já fix vários testes, com diferentes equipamentos, para descartar possíveis problemas nos equipamentos).
Desde já obrigado pelas sugestões que tem dado.
Tirei umas fotos ao quadro para verem o que realmente tenho relativamente a disjuntores e disjuntores diferenciais.
Pinça amperimétrica não tinha mas já comprei uma (estou a espera da encomenda) ….
Julgo que não há problema na instalação porque a potencia que aguenta hoje, é a mesma desde o dia em que a EDP veio reduzir de 10,35kva para 6,9kva(monofásico).
Não percebo muito de disjuntores, mas lendo o que diz no disjuntor da EDP e no geral do quadro, penso que o geral do quadro ainda seja mais sensível….
Sei que com a pinça amperimétrica vou tirar todas a duvidas… mas o que me deixa intrigado, é que com cerca de 3600 watt o disjuntor da edp dispara, e o adicionado que é de 15A nao (já fix vários testes, com diferentes equipamentos, para descartar possíveis problemas nos equipamentos).
-
- Curioso
Não se podem comparar esses disjuntores pois cada um tem as suas funções. O que consta no quadro é um interruptor diferencial que nos protege contra contactos directos ou indirectos e correntes de fuga. Já o DCP da EDP faz a mesma função mas possui ainda protecção contra sobrecargas e curto circuitos. O outro é um simples disjuntor contra curto circuitos.
Cumpz
Cumpz
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
1º O da EDP é disjuntor diferencial de 500mA e regulado a 30 Amp por fase, e É trifásico.
2º O Lemag é tetrapolar (trifásico com neutro) para 40Amp mas é interruptor diferencial de 300 mA.
3º O Abb e disjuntor unipolar de 15 Amp.
O 1º pode desligar por intensidade e por passagem diferencial.
O 2º Só desliga por diferencial. Não desliga por intensidade.
O 3º Só desliga por intensidade 15 Amp nessa linha. Deve de ser substituído pois encontra-se partido.
O que desliga é o de 15 Amp? qual o circuito? Não esquecer que o da EDP é de 30 Amp.
Cump.
Mário
1º O da EDP é disjuntor diferencial de 500mA e regulado a 30 Amp por fase, e É trifásico.
2º O Lemag é tetrapolar (trifásico com neutro) para 40Amp mas é interruptor diferencial de 300 mA.
3º O Abb e disjuntor unipolar de 15 Amp.
O 1º pode desligar por intensidade e por passagem diferencial.
O 2º Só desliga por diferencial. Não desliga por intensidade.
O 3º Só desliga por intensidade 15 Amp nessa linha. Deve de ser substituído pois encontra-se partido.
O que desliga é o de 15 Amp? qual o circuito? Não esquecer que o da EDP é de 30 Amp.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Amigo pode ter uma fase mais subcarregada que outra, mas o melhor a fazer é mesmo medir com a pinça amperimetrica, ai tiram-se as duvidas todas.
Pedro Mendes
Boas, por acaso quando esse limitador da EDP dispara também não aparelhos de ar condicionado ligado? isso porque equipamentos de ar condicionado provocam muita potencia reactiva, e as potencias activas e reactivas somam-se, por isso to estas a consumir por exemplo 25A mas estas a enviar 10A para a rede, dai o limitador disparar.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
aqui temos um bom exêmplo das asneiras que a EDP patrocina!!
Estamos em presença de uma instalação trifasada que nunca poderia ser alimentada em monofásico.
A instalaçao daquele disjuntor ABB, para testar o disparo, não está correcta, pois ligado daquele modo ele não é percorrido pela corrente total da
instalação mas sim pela corrente que circula naquela "fase", uma vez que as três fases estão shuntadas no disjuntor da EDP.
ohmico
aqui temos um bom exêmplo das asneiras que a EDP patrocina!!
Estamos em presença de uma instalação trifasada que nunca poderia ser alimentada em monofásico.
A instalaçao daquele disjuntor ABB, para testar o disparo, não está correcta, pois ligado daquele modo ele não é percorrido pela corrente total da
instalação mas sim pela corrente que circula naquela "fase", uma vez que as três fases estão shuntadas no disjuntor da EDP.
ohmico
-
- Curioso
- Registado: 25 jun 2009, 22:20
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 6 times
Boas, concordo com o que disse o user ohmico, a EDP á 2 ou 3 anos para cá que quando o cliente pede uma redução de potência e que isso implique uma alteração de trifásico para nofásico não substitui o dcp nem o contador para pagar uma tarefa menor ao empreiteiro, eu se fosse alvo de uma situação dessas obrigava a edp a colocar aparelhos nonofásicos de acordo com aquilo que estava a contratar, nem o dcp está a desempenhar a sua função correctamente nem o contador, que está a ser percorrido só por uma fase, não tenho conhecimentos para dizer que está a contar mal a energia, mas um contador trifasico para estar a funcionar correctamente tem que estar com a sequência de fases correcta e até os novos contadores estáticos quando não estão com a sequência de fases correcta, aparece um erro no display...
-
- Curioso
Concordo com a opinião do ffjoao.
Cumpz
Cumpz
Última edição por Blackangel em 15 nov 2013, 14:25, editado 1 vez no total.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
já há mal entendido!!
Eu não questionei nem o contador nem o disjuntor da EDP, não é isso que está em causa! pois quer um quer outro funcionam na perfeição.
O que está em causa é a instalação, que teria de ser corrigida para monofásico, se repararem, até tem um circuito protegido por disjuntor trifásico,
prova de que não houve qualquer preocupação com a adaptação a monofásico.
ohmico
já há mal entendido!!
Eu não questionei nem o contador nem o disjuntor da EDP, não é isso que está em causa! pois quer um quer outro funcionam na perfeição.
O que está em causa é a instalação, que teria de ser corrigida para monofásico, se repararem, até tem um circuito protegido por disjuntor trifásico,
prova de que não houve qualquer preocupação com a adaptação a monofásico.
ohmico