Motor trifasico 0.250kw em rede monofasica

jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Motor trifasico 0.250kw em rede monofasica

Mensagem por jaimereis »

PauloAGRibeiro Escreveu:jaime reis é um trifasico que quero meter a funcionar em monofasico
mas é isso que eu ainda não percebi, as caracteristicas de que fala é de um motor monofasico

pois um motor trifasico de 250W nem um ampere consome por fase, deve rondar os 800mA, pouco mais, talvez....

daí eu estar com duvidas em relação á sua questão...
Jaime Reis
Luis.Miguel
Curioso
Curioso
Registado: 07 mai 2013, 11:23

Mensagem por Luis.Miguel »

Boas,

para fazer essa transformação em primeiro lugar tem de verificar se tem as 6 pontas da bobinagem disponiveis de modo a poder colocar o motor em triangulo, em caso afirmativo, utilize um condensador de +/-16 micro, depois disto, teste o arranque se for muito fraquinho, coloque um condensador de arranque de entre 50 a 70 micros, mas tem de utilizar um relé de intensidade ou um temporizador para fazer o corte do condensador de arranque.

vá dando noticias que eu depois dou-lhe umas dicas de como melhorar o sistema.
Fredericosintrao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 abr 2012, 22:24

Mensagem por Fredericosintrao »

boas,

eu já experimentei fazer uma experiência dessas com um motor de uma amassadeira de pão para 10kg de farinha. procurei um variador de velocidade, mas era mt caro. então optei pela seguinte solução.

como os enrolamentos tinham tensão nominal de 230V liguei o motor em triângulo. depois num dos 3 pontos liguei o neutro, noutro a fase e depois liguei o condensador da fase para o enrolamento que ainda não se encontrava ligado. para inverter o sentido de rotação é apenas necessário trocar o borne do condensador que se encontra ligado á fase e liga-lo ao neutro. pela minha pesquisa verifiquei que o condensador era dimensionado na proporção de 10uF por cada CV. depois de o ter a funcionar aumentei um pouco o condensador para o motor rodar mais depressa e aumentar a ventilação.

esta experiência já se encontra a funcionar + ou - à 2 anos. cerca de 4 a 5 horas mensais.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”