IED - Moradia
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: IED - Moradia
Segundo a tabela que tenho aqui para tubos VD, que utilizo, dá isto:
Cada tubo VD 25 serve para:
4 cabos UTP 4/ cat 5
ou
2 cabos tipo RG6
Por isso, como na ZAP ANTES só colocava 2 cabos RG6 e 1 UTP, os 2xVD25 chegavam bem... aliás, até só 1 chegava..
(não faço as contas aos diâmetros internos, guio-me por esta tabela prática fornecida quando frequentei o curso de projectista ITED)
4 cabos UTP 4/ cat 5
ou
2 cabos tipo RG6
Por isso, como na ZAP ANTES só colocava 2 cabos RG6 e 1 UTP, os 2xVD25 chegavam bem... aliás, até só 1 chegava..
(não faço as contas aos diâmetros internos, guio-me por esta tabela prática fornecida quando frequentei o curso de projectista ITED)
Learning is the goal!!
gemini Escreveu:Segundo a tabela que tenho aqui para tubos VD, que utilizo, dá isto:
4 cabos UTP 4/ cat 5
ou
2 cabos tipo RG6
Concordo plenamente contigo em relação a colocar num tubo VD25 2 cabos UTP cat6 (são mais grossos que os de cat 5) e como colocas 2RG6 + as 2 fibras num tubo de VD25??
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
fácil, 2x7mm=14mm < 16.9mm -> caber, cabe, ainda sobra. vamos ver se é valido para ITED:xyz33 Escreveu: Como é que colocam 2 cabos coaxiais de 7mm num tubo de 20?
diametro interno 17,82mm o VD 20 tem interno 16,9mm
pelo manual, 1.8 x sqrt (2x d2²)
televes T100 -6.6mm
UTP cat 6 - 6.1mm
diametro util minimo = 1.8 x sqrt (2x 6.6²)=16.8mm ->tubo 20 é suficiente pra 2 coaxiais T100
só se o diametro util for inferior a 16.8 é que nao dá para os 2 coaxiais, ou 2 utpcat6 ou pra fibra.
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Eu nunca disse que colocava 2RG6+2FO num tubo de 25...xyz33 Escreveu: Concordo plenamente contigo em relação a colocar num tubo VD25 2 cabos UTP cat6 (são mais grossos que os de cat 5) e como colocas 2RG6 + as 2 fibras num tubo de VD25??
..apesar do que escrevi dar a entender isso!
Quando referi que colocava 2 x VD25 não estava a contar com a FO...
Learning is the goal!!
gemini Escreveu:Eu nunca disse que colocava 2RG6+2FO num tubo de 25...xyz33 Escreveu: Concordo plenamente contigo em relação a colocar num tubo VD25 2 cabos UTP cat6 (são mais grossos que os de cat 5) e como colocas 2RG6 + as 2 fibras num tubo de VD25??
..apesar do que escrevi dar a entender isso!
Quando referi que colocava 2 x VD25 não estava a contar com a FO...
Mas a ZAP tem FO não pode ser esquecida.
Isto só se verifica se usares tubo VD. Se o electricista alterar o tubo para outro já não tem os 16,8mm.carlos_cfr7 Escreveu:fácil, 2x7mm=14mm < 16.9mm -> caber, cabe, ainda sobra. vamos ver se é valido para ITED:xyz33 Escreveu: Como é que colocam 2 cabos coaxiais de 7mm num tubo de 20?
diametro interno 17,82mm o VD 20 tem interno 16,9mm
pelo manual, 1.8 x sqrt (2x d2²)
televes T100 -6.6mm
UTP cat 6 - 6.1mm
diametro util minimo = 1.8 x sqrt (2x 6.6²)=16.8mm ->tubo 20 é suficiente pra 2 coaxiais T100
só se o diametro util for inferior a 16.8 é que nao dá para os 2 coaxiais, ou 2 utpcat6 ou pra fibra.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
isogris 20 tem que diametro interno?
oficialmente para diametros uteis maiores de 16 temos de usar o 25mm.
tens razao, para 2 coaxiais é melhor o tubo 25.
oficialmente para diametros uteis maiores de 16 temos de usar o 25mm.
tens razao, para 2 coaxiais é melhor o tubo 25.
pids Escreveu:gemini Escreveu:Por isso é que uso para a ZAP sempre 2xVD25xyz33 Escreveu:Já agora como é que conseguem, para a ZAP, por num tubo de 32, 2 cabos UTP, 2 cabos coaxiais e um cabo com 2 fibras?
1 UTP diametro 6,5mm
1 Coaxial 7mm
2 Fibra 9mm
a mim dá-me diametro interno 29,21, o tubo VD32 tem diametro interno 27,8.
E o que passa em cada tubo de 25?
Estou a ver que o ideal é ter pelo menos um tubo de 20 onde passa a FO, PC e CC. Que eu fiz as contas e do ATI até à ZAP pode ser usado um tubo de 25mm.
confirmem os diâmetro: FO - 5mm; PC - 5 mm e CC - 6.3mm
Pids
Boas colega.
1- a ligação do ATI à rua é feita com um e apenas um tubo de 40?
Do ATI à CEMU são 2 de 40.
2- a ligação à ZAP é efectuada com apenas um tubo de 25 ou 32 onde seguem os cabos todos certo?
Pode ser, mas a pensar na fibra penso que sera melhor usar 2 de 25.
3- todas as saídas saem do ATI independentemente do local para onde forem.
Exatamente, mas sem esquecer as distancias maximas para cada tubo (12 metros com o maximo de 2 curvas e cada curva a mais reduz 3 metros).
KWh
1- a ligação do ATI à rua é feita com um e apenas um tubo de 40?
Do ATI à CEMU são 2 de 40.
2- a ligação à ZAP é efectuada com apenas um tubo de 25 ou 32 onde seguem os cabos todos certo?
Pode ser, mas a pensar na fibra penso que sera melhor usar 2 de 25.
3- todas as saídas saem do ATI independentemente do local para onde forem.
Exatamente, mas sem esquecer as distancias maximas para cada tubo (12 metros com o maximo de 2 curvas e cada curva a mais reduz 3 metros).
KWh
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
estamos a falar de cabos UTP cat6 - 6.2mm e coaxial H, pelo menos T100 ou RG6 - 6.6mm
2 coax + 2 utp tem de ser num tubo 32 ou em 25+20 pelo menos. 32 é mt pco pratico pra ligar a uma I1...
isto sem contar com a fibra.. que para nao andar as voltas, se calhar um tubo de 20 so pra fibra nao é mau pensado.
2 coax + 2 utp tem de ser num tubo 32 ou em 25+20 pelo menos. 32 é mt pco pratico pra ligar a uma I1...
isto sem contar com a fibra.. que para nao andar as voltas, se calhar um tubo de 20 so pra fibra nao é mau pensado.
-
- Curioso
- Registado: 29 out 2009, 15:48
Ao ler isto tudo fiquei com uma duvida.
Do ATI em termos de rede de tubagem posso fazer sair um tubo com o diametro adequado para um quarto por exemplo para ligar 2RJ45 e 1 coaxial, sendo (1RJ45+1coaxial) numa tomada comum e 1RJ45 noutra tomada??
Do ATI em termos de rede de tubagem posso fazer sair um tubo com o diametro adequado para um quarto por exemplo para ligar 2RJ45 e 1 coaxial, sendo (1RJ45+1coaxial) numa tomada comum e 1RJ45 noutra tomada??
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
sim, podes usar um tubo 25(2 utp6+1 t100) para P+C e um tubo 20 desta para a outra tomada P.
carlos_cfr7 Escreveu:sim, podes usar um tubo 25(2 utp6+1 t100) para P+C e um tubo 20 desta para a outra tomada P.
Na minha opinião o ideal é usar só tubos VD 25.
Dá para as 3 tomadas exigidas para quartos, escritórios e cozinhas. Não "compensa" passar um tubo de VD 20 do primeiro grupo de tomadas para a terceira apesar de ficar diâmetro em excesso.
Para a ZAP 3 tubos VD 25 (1 tubo por FO, 1 tubo Coaxial e 1 tubo UTP).
Diâmetro em excesso, facilita passagem de cabos, posso aumentar distâncias (não cumprindo a regra dos 6 m, mas tb não abusando) e trabalha-se só com 2 tipos de Diâmetros. VD 40 e VD 25 numa vivenda.
Concordam ou nem por isso?!!!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas!
Concordo em absoluto! Penso ser muito prático (apesar de n ter experiência prática), colocar para a ZAP, 3 de 25mm. Será certamente melhor de trabalhar com as I1...
Já agora e como ainda estou "atrasado" com o novo manual, tenho as seguintes dúvidas:
- a caixa I1, que era falada no 1º manual, para ligações futuras, foi abolida nesta 2ª edição não foi?
- o diâmetro interno minimo, continua a ser de 20mm, qd este levar apenas 1 cabo? Pessoalmente, coloco sempre como minimo 25;
- não percebo a lógica de ser obrigado a colocar fibra óptica na ZAP, e depois na ligação CEMU-ATI, ficar ao critério do projectista colocar ou não..alguém percebe, ou esta-me mesmo a "falhar" alguma coisa?
- nas proteções e ligações de terra houve alterações significativas?
Abraço!
Concordo em absoluto! Penso ser muito prático (apesar de n ter experiência prática), colocar para a ZAP, 3 de 25mm. Será certamente melhor de trabalhar com as I1...
Já agora e como ainda estou "atrasado" com o novo manual, tenho as seguintes dúvidas:
- a caixa I1, que era falada no 1º manual, para ligações futuras, foi abolida nesta 2ª edição não foi?
- o diâmetro interno minimo, continua a ser de 20mm, qd este levar apenas 1 cabo? Pessoalmente, coloco sempre como minimo 25;
- não percebo a lógica de ser obrigado a colocar fibra óptica na ZAP, e depois na ligação CEMU-ATI, ficar ao critério do projectista colocar ou não..alguém percebe, ou esta-me mesmo a "falhar" alguma coisa?

- nas proteções e ligações de terra houve alterações significativas?
Abraço!
Ferreira Cruz